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Porque escurecem os artefactos em prata? Considerações sobre o fenómeno para seu melhor entendimento e potencial prevenção.

Título
Porque escurecem os artefactos em prata? Considerações sobre o fenómeno para seu melhor entendimento e potencial prevenção.
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2018
Autores
Homem, Paula Menino
(Autor)
FLUP
Revista
Indexação
Latindex
DOAJ
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades
Outras Informações
Resumo (PT): prata, pela sua coloração branca e brilho intenso, é um metal universalmente considerado belo. Essa particularidade de caráter estético advém-lhe de propriedades físicas, químicas e mecânicas tais que lhe têm, milenarmente, conferido um grande valor e ecletismo em termos de aplicação. É desejada por múltiplos setores da sociedade, cada vez mais pelo da eletrónica. Todos eles sabendo que, quando exposta ao ar, tende a alterar-se, escurecendo e conduzindo a múltiplos problemas de diversa índole. Quando acolhida no setor cultural, em ambientes museológicos de interior com obrigações de preservação, espera-se que a sua alteração não ocorra. No entanto, embora tendencialmente mais lento, mas nem sempre, e menor em escala, mesmo aí o processo de escurecimento continua a ocorrer, enquadrando-se no universo, complexo e abrangente, da corrosão atmosférica. No sentido de partilhar informação que permita um melhor entendimento quanto ao modo como o processo ocorre, conduzindo ao escurecimento de artefatos quer em contexto de reserva quer de exposição, apresenta-se e discute-se o problema, retro perspetivando-o, apresentando formas de manifestação e discutindo a categorização do tipo de corrosão. Introduzem-se noções da química da corrosão atmosférica, relacionando-a com a presença e propriedades da água. Apresentam-se, de forma muito sumária e selecionada, resultados de extensa revisão bibliográfica relativa aos contributos de especialistas de vários quadrantes disciplinares para o esclarecimento do fenómeno, abrangendo aspetos, tanto do ponto de vista fundamental como aplicado, relacionados com diferentes agentes, suas interações com a prata e respetivas consequências, de modo a proporcionar aos profissionais do setor informação útil e agilizadora da tarefa de gerir, de forma integrada, o risco de dano e de conservar preventivamente.
Abstract (EN): Silver, because of its white coloration and intense brightness, is a metal universally considered beautiful. This particularity of aesthetic character is due to physical, chemical and mechanical properties that have, millennially, conferred it a great value and eclecticism in terms of application. It is desired by multiple sectors of society, increasingly by electronics. All of them knowing that, when exposed to the air, it tends to alter, tarnishing and leading to multiple problems of various kinds. When within the cultural sector, in museological indoor environments with preservation obligations, it is expected that its alteration will not occur. However, although it tends to be slower and smaller in scale, but not always, the tarnishing process continues to occur even there, fitting into the complex and comprehensive universe of atmospheric corrosion. In the sense of sharing information that may allow a better understanding on how the process occurs, leading to the tarnishing of artefacts both in storage and exhibition context, the problem is presented and discussed, retro prospecting it, presenting forms of manifestation and discussing the categorization of the type of corrosion. Notions of the chemistry of atmospheric corrosion are introduced, relating them to the presence and properties of water. The results of an extensive bibliographical review of the contributions of specialists from various disciplinary areas are presented in a very summarised and selected way to clarify the phenomenon, covering both the fundamental and applied points of view related to different agents, their interactions with silver and its consequences, so as to provide heritage/museum professionals useful and expeditious information on the task of managing, in an integrated way, the risk of damage and preventive conservation.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/720
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
PMH_Mus.&Patrim._2018_V.11_N.2_pp115-147 710.77 KB
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