Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O arqueólogo cordial : a Junta Nacional de Educação e o enquadramento institucional da arqueologia portuguesa durante o Estado Novo (1936-1974)

Publicações

O arqueólogo cordial : a Junta Nacional de Educação e o enquadramento institucional da arqueologia portuguesa durante o Estado Novo (1936-1974)

Título
O arqueólogo cordial : a Junta Nacional de Educação e o enquadramento institucional da arqueologia portuguesa durante o Estado Novo (1936-1974)
Tipo
Livro
Ano
2018
Autores
Coelho,Rui Gomes
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): O Estado Novo, uma ditadura de cariz fascista, foi marcado pelo corporativismo. De acordo com os seus princípios, a nação correspondia a uma sociedade organicamente hierarquizada que o Estado deveria espelhar e regular através das suas instituições. A Junta Nacional da Educação veiculou a atitude corporativa e foi instituída de forma a representar cada grupo de agentes culturais no país, incluindo organizações que promoviam investigação arqueológica. Paralelamente à criação da Junta, o Estado tomou uma série de iniciativas legislativas em torno do património cultural, através das quais procurou envolver todos os que nele estivessem interessados. Assim, o Estado patrocinou uma comunidade arqueológica inspirada pelo mito corporativo e articulada por uma economia de afetos que teve consequências de longa duração. Tudo isso correspondeu à emergência do «arqueológo cordial», o arqueólogo cujo coração governou tanto a sua vida pessoal como os seus projetos. De modo a explicá-lo, analisamos legislação e documentação associadas às atividades da Junta, assim como debates, conversas e histórias produzidas entre arqueólogos no decurso de cerca de quarenta anos.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 153
ISBN: 978-972-671-486-6
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Contidas
Capítulo ou Parte de Livro
Loff, Manuel (Autor) (FLUP)
Publicações Relacionadas

Da mesma editora

Tempos e transições de vida: Portugal ao espelho da Europa (2010)
Livro
José Machado Pais; Vítor Sérgio Ferreira
Religião e bioética (2001)
Livro
Pais, José Machado; Cabral, Manuel Villaverde ; Vala, Jorge
Projectos editoriais e propaganda: imagens e contra-imagens no Estado Novo (2020)
Livro
Serra, Filomena ; André, Paula ; Rodrigues, Sofia Leal

Ver todas (10)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-08-23 às 00:08:17 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias