Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Jovens Empreendedores: uma abordagem sociológica a partir do programa Erasmus

Publicações

Jovens Empreendedores: uma abordagem sociológica a partir do programa Erasmus

Título
Jovens Empreendedores: uma abordagem sociológica a partir do programa Erasmus
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2018
Autores
Teixeira, Cristina
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Parente, Cristina
(Autor)
FLUP
Ata de Conferência Nacional
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais
Outras Informações
Resumo (PT): A reflexão que propomos resulta de um estudo sobre os jovens empreendedores portugueses que participaram no programa Erasmus para Jovens Empreendedores (EJE), lançado em 2008 pela Comissão Europeia EJE, que visa promover o espírito empresarial na Europa e apoiar novas empresas em fases cruciais do seu nascimento e crescimento. Destina-se a empreendedores de micro, pequenas e médias empresas, as quais são tidas como fatores-chave na prossecução dos objetivos da estratégia Europa 2020, dado o seu dinamismo na criação de emprego, porém afetado, entre outros aspetos, por uma exploração limitada de oportunidades internacionais. O estudo visou perceber através de uma metodologia quantitativa, muito apoiada em análise documental de fontes secundárias e em entrevistas semiestruturadas, as motivações e as expectativas dos novos empreendedores portugueses que participaram neste programa, bem como os benefícios identificados e a satisfação com o mesmo. Os resultados apurados mostram que apesar das taxas de execução em Portugal manifestarem limitações, numa perspetiva comparada com os outros países participantes, genericamente os novos empreendedores sentem que o programa correspondeu às suas expectativas, recomendando a sua frequência a potenciais candidatos. Os novos empreendedores referem motivações de participação no programa orientadas por uma atitude empreendedora de oportunidade mais do que de necessidade (Dornelas, 2005), sendo que os principais benefícios apontados são a melhoria do plano de negócios já existente e o incentivo à criação do próprio negócio.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
E-book XVIIEN 2017 - Teixeira C. e Parente C.18_xvii 389.63 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-14 às 01:51:44 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico