Resumo (PT):
Esta comunicação tem por base uma ampla noção do rio Douro enquanto
realidade geográ¿ca, cultural e antropológica e o seu cruzamento com a
imagem em movimento como meio para o documentar e para o representar
no seio da cultura visual. Começámos por questionar a presença do rio a
partir de uma perspetiva exterior, que assenta no levantamento dos objetos
em que este aparece registado. A partir de uma seleção destes objetos,
desenvolvemos um conjunto de análises estéticas e técnicas das imagens,
procurando perceber os principais pontos de captação visual e sonora e a
forma como tal contribuiu para a sua representação e para a signi¿cação das
imagens. Por ¿m, questionamos a existência de uma identidade comum aos
vários olhares e ao(s) Douro(s) documentado(s) e representado(s).
Abstract (EN):
This paper is based on a broad notion of the river Douro as a geographic,
cultural and anthropological reality and its crossing with the moving image as
a means to document it and to represent it within the visual culture. We began
by questioning the presence of the river from an external perspective, which is
based on the survey of the objects in which its records appear. From a selection
of these objects, we developed a set of aesthetic and technical analyzes of the
images, trying to perceive the main points from which the visual and sound
captures were made and the way in which this contributed to its representation
and to the meaning of the images. Finally, we questioned the existence of a
common identity to the various views and to the various Douro(s) documented
and represented.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica