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Publicações

A formação ética nos cursos de engenharia em Portugal: contributos para a repensar numa perspetiva do bem comum

Título
A formação ética nos cursos de engenharia em Portugal: contributos para a repensar numa perspetiva do bem comum
Tipo
Tese
Ano
2018-07-04
Autores
Maria de Fátima Coelho Monteiro
(Autor)
FPCEUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): O papel que a tecnologia desempenha na contemporaneidade, e que se prevê desempenhar no futuro, alerta para a importância de uma reflexão crítica e ética sobre a sua evolução, uso e impactos. Neste contexto considerou-se pertinente analisar o que se passa na formação em engenharia pelo determinante papel que este domínio do saber tem na evolução da tecnologia, e deste modo na construção social e ambiental do presente e do futuro. Pretendeu-se saber se está a ser promovida uma formação ética e reflexiva dos estudantes dos cursos de engenharia, que abranja o debate e a análise crítica sobre o papel da tecnologia e da engenharia quer no presente, quer na construção que no presente se faz do futuro. Neste enquadramento, a presente investigação teve por objetivo indagar como é que as instituições de ensino superior portuguesas que lecionam cursos de engenharia contemplam a formação ética dos seus estudantes e integram o debate sobre o papel da engenharia no presente e no futuro. O processo de investigação organizou-se em três fases: análise das missões das instituições portuguesas que lecionam cursos de engenharia; análise dos currículos dos cursos de engenharia; análise das fichas das unidades curriculares que, nestes cursos, contemplam uma formação ética. O processo de investigação originou a produção de vários estudos que deram lugar a artigos, três dos quais constituem o fio condutor do trabalho aqui presente. Os resultados evidenciam que as instituições de ensino de engenharia centram as suas missões numa perspetiva de serviço ao sector económico, que a formação ética dos estudantes de engenharia ainda não é largamente reconhecida como fundamental e que está pouco presente nos currículos dos cursos. Evidenciam também que o debate sobre o papel da engenharia na sociedade ainda está quase ausente da educação superior em engenharia.
Idioma: Português
Nº de páginas: 197
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
tese Final_PDCE_ M_Fátima C Monteiro_Final A formação ética nos cursos de engenharia em Portugal: contributos para a repensar numa perspetiva do bem comum 3948.78 KB
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