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Avaliação do potencial de utilização de materiais reciclados de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) produzidos em infraestruturas de transportes

Título
Avaliação do potencial de utilização de materiais reciclados de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) produzidos em infraestruturas de transportes
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2018-05
Autores
Ana Cristina Freire
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
José Neves
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Isabel M. Martins
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
António José Roque
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Eugénia Correira
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Cláudia Ferreira
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Jorge Gonçalves
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Isabel Pinto
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): A reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) é reconhecida como uma solução que contribui para uma gestão eficiente destes materiais em obras de engenharia civil e para a redução da extração de recursos naturais. As camadas ligadas e não ligadas de infraestruturas de transporte são um exemplo de aplicação dos materiais provenientes de RCD, ao permitirem a sua incorporação em grandes quantidades e práticas construtivas e de reabilitação mais sustentáveis. A recuperação da totalidade dos resíduos gerados durante a vida útil das infraestruturas é de grande interesse tendo em consideração a atual procura de recursos minerais e a previsível escassez destes no futuro, a crescente necessidade de cuidar e preservar o ambiente e a meta final de "zero-deposição em aterro". Considerando esse objetivo, é necessário quantificar e caracterizar adequadamente os materiais que constituem os pavimentos rodoviários, na ótica de reservas de matéria-prima para futuras operações de conservação e reabilitação. Tendo por base o estudo de uma estrada nacional, este trabalho quantifica os RCD produzidos nas operações previsíveis de conservação e reabilitação e avalia o seu potencial de reciclagem, como materiais secundários, em infraestruturas de transporte. Além disso, tendo presente os objetivos de uma economia circular, é, ainda, apresentado o impacte ambiental das intervenções realizadas durante o ciclo de vida do pavimento, quantificando a energia consumida e o seu equivalente em pegada de carbono.
Abstract (EN): The recycling of Construction and Demolition Waste (CDW) has been recognised as a solution that makes for an efficient management of these materials in civil engineering works and to reduction of natural resources extraction. Bound and unbound layers of transport infrastructures are an example of application of materials obtained from CDW, allowing the incorporation of large amounts of these materials, thus contributing to more sustainable construction practices and rehabilitation processes. The recovery of all waste generated during the infrastructures life cycle is of great interest given the current demand and future foreseeable shortage of resources, the growing need to care for and preserve the environment and bearing in mind the ultimate goal of “zero landfill”,. To that end, it is therefore necessary to quantify and adequately characterize the materials that constitute the road pavement from the viewpoint of suppliers of raw materials to be used in future maintenance, conservation and rehabilitation operations. Based on the main results obtained in a study carried out on a national road, this paper quantifies CDW produced during the expected pavement maintenance, conservation and rehabilitation and evaluate its recycling potential as secondary materials for transportation infrastructures. Besides, taking into account the objectives of a circular economy, it is presented the environmental impact of the various interventions carried out through the whole life cycle, by quantifying of the consumed energy and its equivalent as carbon footprint.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 12
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