Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) : Livro de resumos = 3rd International Conference on Teacher Education (INCTE)

Publicações

III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) : Livro de resumos = 3rd International Conference on Teacher Education (INCTE)

Título
III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) : Livro de resumos = 3rd International Conference on Teacher Education (INCTE)
Tipo
Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2018
Autores
Lopes, Rui Pedro
(Editor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Castanheira, Luís
(Editor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Silva, Elisabete
(Editor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Santos, Graça
(Editor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Sousa, João
(Editor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Pires, Manuel Vara
(Editor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Mesquita, Cristina
(Editor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Conferência Internacional
III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Bragança, 4 e 5 de maio de 2018
Outras Informações
Resumo (PT): O Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) está a afirmar-se como evento científico nacional e internacional de referência. O INCTE tem conseguido preservar o valor da racionalidade crítica e as preocupações fundamentais da Educação (e.g.; Ensino, Pedagogia; Aprendizagem, Desenvolvimento). O III INCTE mantém os eixos temáticos identitários das edições anteriores e propõe um novo onde a reflexão pedagógica e o desenvolvimento humano são necessários e cruciais: ¿debater práticas de formação no Ensino Superior¿. O "III Encontro Internacional Formação na Docência" apresenta os seguintes objetivos: Problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; Debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; Refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; Analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; Aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento; Debater práticas de formação no Ensino Superior. O Encontro está estruturado em cinco grandes eixos temáticos: Eixo temático 1: Currículo e formação de educadores e professores Este eixo temático integra as questões do currículo, da inovação curricular e as novas perspetivas curriculares no âmbito da formação inicial ou continuada de educadores e professores, incluindo a discussão de modelos e processos curriculares de diferente natureza e de trabalhos ou propostas de formação de educadores e professores, nos diversos contextos. Eixo temático 2: Didática e formação de educadores e professores Este eixo temático integra aspetos dos diferentes saberes disciplinares em contexto escolar, abarcando a reflexão sobre os contributos da didática na formação de educadores e professores para uma construção progressiva de formas de compreender e agir conscientemente em situações educativas. Eixo temático 3: Práticas educativas e supervisão pedagógica Este eixo temático integra o desenvolvimento de práticas de formação de educadores e professores nas escolas, compreendendo a problematização dos papéis a desempenhar pelos diversos intervenientes, numa perspetiva de trabalho colaborativo e da construção de uma identidade profissional consciente, empenhada e responsável. Eixo temático 4: Formação docente e educação para o desenvolvimento Este eixo temático integra aspetos formativos do ensino e da aprendizagem relacionados com a promoção de uma cidadania global responsável, abrangendo a discussão de projetos e práticas educativas potenciadoras de uma educação para o desenvolvimento. Eixo temático 5: Práticas pedagógicas no ensino superior Este eixo temático integra as questões relacionadas com os desafios pedagógicos que enfrenta o ensino superior na atualidade, abrangendo a discussão, partilha e disseminação de experiências pedagógicas vividas neste nível de ensino.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/17373
ISBN: 978-972-745-240-8
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Contidas
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Santos, Paulo Jorge (Autor) (FPCEUP)
2018
Publicações Relacionadas

Da mesma editora

Recursos hídricos e geológicos de Trás-os-Montes (2024)
Livro
Balsa, Carlos; Aguiar, José; Rodrigues, Orlando
V Encontro Internacional de Formação na Docência (2020)
Livro de Atas de Conferência Nacional
Rui Pedro Lopes; Cristina Mesquita; Elisabete Mendes Silva; Manuel Vara Pires; Instituto Politécnico de Bragança
VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: livro de atas (2016)
Livro de Atas de Conferência Internacional
Luísa Miranda; Paulo Alves; Carlos Morais

Ver todas (12)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-09-26 às 16:01:41 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico