Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Na transição entre os séculos XX e XXI: interseções e sobreposições entre educação e criatividade nos Museus

Publicações

Na transição entre os séculos XX e XXI: interseções e sobreposições entre educação e criatividade nos Museus

Título
Na transição entre os séculos XX e XXI: interseções e sobreposições entre educação e criatividade nos Museus
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2018
Autores
Ferreira, Inês
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Semedo, Alice
(Autor)
FLUP
Nascimento, Elisa Noronha
(Autor)
FLUP
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 371-384
Conferência Internacional Genius Loci: lugares e significados
Porto, 20 a 22 de abril de 2016
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades
Outras Informações
Resumo (PT): A museologia dividiu a história dos museus em períodos sucessivos e sequenciais, pautados por momentos de continuidade e ruturas. No uir da história dos museus, porém, os acontecimentos intersectam-se e coexistem, o que exige um olhar uido e não segmentado. Este estudo aborda o espaço de transição entre o nal do século XX ¿ período em que a educação nos museus se tornou mais transversal ¿ e o início do século XXI, em que a criatividade procura entrar nas práticas dos museus. Ao abordar este espaço de transição pretende-se sublinhar a importância de não criar fronteiras rígidas entre tempos e áreas, para que a criatividade aconteça nos espaços de transição. Esta reexão evidencia que o desvanecer de fronteiras e a abordagem integrada e líquida de diferentes realidades contribui para a construção do conhecimento, pois uma visão plurifacetada e complexa potencia um melhor entendimento da realidade.
Abstract (EN): Museology has divided the history of museums in successive and sequential periods, guided by moments of continuity and ruptures. In the ow of the museums¿ history, however, events intersect and overlap ones with the others, which require a uid and non-segmented look. is research addresses the space of transition between the end of the twentieth century ¿ period in which education in museums became more transversal ¿ and the beginning of the XXI century, in which creativity comes deeper into the practices of museums. is study aims to underline the importance of not creating rigid boundaries between times and areas, so that creativity happens in transitional spaces. is reection shows that the fading of boundaries and the integrated approach of dierent realities contributes to the construction of knowledge. It also demonstrates that a multifaceted and complex view enhances a better understanding of reality.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
alice_semedo_transicao 157.03 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-25 às 02:44:49 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias