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Publicações

"We are all early interventionists": building a new, family-centred and transdisciplinary discourse in early childhood intervention in Portugal

Título
"We are all early interventionists": building a new, family-centred and transdisciplinary discourse in early childhood intervention in Portugal
Tipo
Tese
Ano
2013-11-26
Autores
Natalie Almeida Sandamil da Costa
(Autor)
FPCEUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Psicologia
Outras Informações
Resumo (PT): A intervenção precoce na infância (IP) tem sido parte dos serviços prestados a crianças e a famílias em Portugal desde a década de 80 quando os primeiros programas inovadores foram pilotados. No entanto, a IP passou para primeiro plano quando o Decreto-Lei 281 de 2009 proclamou a criação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância baseado na criação de equipas multidisciplinares a nível da comunidade. Esta legislação explicita a importância das práticas centradas na família e do trabalho em equipa, atualmente recomendadas pela literatura internacional. Porém, a investigação nacional indica que estas práticas nem sempre se evidenciam na prestação de serviços em IP. O presente estudo tem como objetivo examinar os padrões e as funções, relativos ao envolvimento da família e ao trabalho em equipa, de profissionais de IP de uma equipa local de intervenção. A fim de atingir este objetivo, o estudo recorrerá à análise de discurso: uma metodologia inovadora e pouco conhecida na literatura portuguesa em IP. A análise de discurso, teoria e método do campo construtivismo-social, defende que a fala não é um mero reflexo da realidade mas consiste, em si, na realidade subjetiva e psicológica. Os resultados do estudo indicam que os profissionais de IP utilizam discursos diferentes para construir diferentes versões dos conceitos de envolvimento da família e de trabalho em equipa. No que se refere à família, o estudo identifica um discurso centrado no profissional que enfatiza a participação passiva do cuidador controlada pela autoridade do profissional, e um discurso centrado na família que salienta a participação ativa dos cuidadores no âmbito de uma parceria colaborativa entre a família e o profissional. No que diz respeito à equipa, o estudo identifica um discurso de profissionais distintos que realça a diferenciação dos papéis e das competências dos profissionais das diferentes valências, e um discurso de intervenientes de IP que destaca a semelhança das tarefas e dos objetivos de todos os profissionais de IP. O estudo examinará ainda as potenciais funções dos diferentes padrões identificados, nomeadamente a afirmação de identidade, competência e poder profissional no caso dos discursos centrado no profissional e profissionais distintos. Os resultados do estudo indicam ainda que os profissionais de IP utilizam os discursos centrado na família e intervenientes de IP quando se sentem seguros com os seus papéis no trabalho com a família e com a equipa. A análise centrar-se-á nas implicações sociais dos discursos identificados, sobretudo na manutenção de hierarquias tradicionais de poder e em alternativas possíveis. A discussão enfatizará áreas-chave de formação profissional resultantes deste estudo.
Idioma: Inglês
Nº de páginas: 103
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
TM-1791 "We are all early interventionists": building a new, family-centred and transdisciplinary discourse in early childhood intervention in Portugal 1264.09 KB
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