Resumo (PT):
A intervenção precoce na infância (IP) tem sido parte dos serviços prestados a
crianças e a famílias em Portugal desde a década de 80 quando os primeiros programas
inovadores foram pilotados. No entanto, a IP passou para primeiro plano quando o
Decreto-Lei 281 de 2009 proclamou a criação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce
na Infância baseado na criação de equipas multidisciplinares a nível da comunidade. Esta
legislação explicita a importância das práticas centradas na família e do trabalho em
equipa, atualmente recomendadas pela literatura internacional. Porém, a investigação
nacional indica que estas práticas nem sempre se evidenciam na prestação de serviços em
IP.
O presente estudo tem como objetivo examinar os padrões e as funções, relativos
ao envolvimento da família e ao trabalho em equipa, de profissionais de IP de uma equipa
local de intervenção. A fim de atingir este objetivo, o estudo recorrerá à análise de
discurso: uma metodologia inovadora e pouco conhecida na literatura portuguesa em IP. A
análise de discurso, teoria e método do campo construtivismo-social, defende que a fala
não é um mero reflexo da realidade mas consiste, em si, na realidade subjetiva e
psicológica.
Os resultados do estudo indicam que os profissionais de IP utilizam discursos
diferentes para construir diferentes versões dos conceitos de envolvimento da família e de
trabalho em equipa. No que se refere à família, o estudo identifica um discurso centrado no
profissional que enfatiza a participação passiva do cuidador controlada pela autoridade do
profissional, e um discurso centrado na família que salienta a participação ativa dos
cuidadores no âmbito de uma parceria colaborativa entre a família e o profissional. No que
diz respeito à equipa, o estudo identifica um discurso de profissionais distintos que realça a
diferenciação dos papéis e das competências dos profissionais das diferentes valências, e
um discurso de intervenientes de IP que destaca a semelhança das tarefas e dos objetivos
de todos os profissionais de IP.
O estudo examinará ainda as potenciais funções dos diferentes padrões
identificados, nomeadamente a afirmação de identidade, competência e poder profissional
no caso dos discursos centrado no profissional e profissionais distintos. Os resultados do
estudo indicam ainda que os profissionais de IP utilizam os discursos centrado na família e
intervenientes de IP quando se sentem seguros com os seus papéis no trabalho com a
família e com a equipa. A análise centrar-se-á nas implicações sociais dos discursos
identificados, sobretudo na manutenção de hierarquias tradicionais de poder e em
alternativas possíveis. A discussão enfatizará áreas-chave de formação profissional
resultantes deste estudo.
Idioma:
Inglês
Nº de páginas:
103