Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Projeto "Porque pirilampiscam os pirilampos?" - Oportunidades manifestas e latentes para a divulgação da Química.

Publicações

Projeto "Porque pirilampiscam os pirilampos?" - Oportunidades manifestas e latentes para a divulgação da Química.

Título
Projeto "Porque pirilampiscam os pirilampos?" - Oportunidades manifestas e latentes para a divulgação da Química.
Tipo
Poster em Conferência Nacional
Ano
2015
Conferência Nacional
Congresso de Comunicação de Ciência (SCICOM PT)
Lagos, 28 e 29 de maio de 2015
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da comunicação
Outras Informações
Resumo (PT): A química investiga a estrutura, as propriedades e as transformações das substâncias. Esta ciência começou a delinear-se com a pré-ciência dos alquimistas sendo as suas raízes longínquas e relativamente obscuras. À complexidade do objeto de estudo – construído pela combinação de três dimensões da realidade: macroscópica, microscópica e simbólica – acresce a associação da química a eventos trágicos ocorridos nos últimos cem anos (explosivos e gás venenoso na I Guerra Mundial; desastre de Chernobyl; escândalos da talidomida), que tornam a divulgação desta ciência um desafio tão fascinante quanto exigente. O livro “Porque pirilampiscam os pirilampos? E outras perguntas luminosas sobre química”, pedindo de empréstimo o neologismo de Mia Couto, aborda um conjunto de temas que visam sublinhar a centralidade da química no quadro das ciências e a sua presença no quotidiano, com o objetivo de promover uma imagem social da química que reconheça o seu contributo para o progresso científico e melhoria da qualidade de vida. Escrito para o público adolescente, obedece a um esquema transversal de 37 perguntas e respostas, com dois blocos de informação adicional e três definições sucintas de conceitos, factos ou personalidades por cada um dos temas. O livro associa a estrutura definida ao uso parcimonioso da imagem, podendo constituir-se enquanto objeto de consulta pontual bem como alimentar dinâmicas informais em grupo (como quizes). A análise crítica das iniciativas de divulgação do livro – que decorreu segundo estratégias comuns (apresentações públicas, palestras, entrevistas na comunicação social) – permite-nos identificar um conjunto de obstáculos e de oportunidades manifestas e latentes para a própria divulgação da química. Com base no mapeamento das referências ao livro na internet – que contribuíram para a sua visibilidade –, constatámos que as redes de divulgação científica ativadas se revelaram isomorfas às redes académicas, denotando um certo grau de homofilia. O plano virtual mostrou-se um reflexo, conquanto menos intenso, das apresentações, palestras e entrevistas que decorreram durante cerca de seis meses. No futuro, para além das estratégias de divulgação unidirecionais, parece-nos que o reconhecimento das referências no espaço virtual público provenientes das periferias, contrariamente aos blogues de natureza académico-científica e comercial, poderão representar uma oportunidade ímpar para integrar públicos tradicionalmente mais excluídos.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Manual: Construindo e Divulgando a Química 2.0. (2014)
Publicação Didática
Juliana Monteiro; Carla Morais; Luciano Moreira; João Paiva
I SEA - Immersive virtual reality environments to evaluate audience attitudes about science communication projects: A pilot study of deep-sea ecosystems. (2019)
Poster em Conferência Internacional
coelho, a; Carla Morais; L. Atkinson; A. Jacinto; Rui Nóbrega; M. Varzim; João Paiva; Luciano Moreira; Teresa Aguiar; Ana Teixeira; José Vieira; Diogo Vieira
Connecting science communication with evaluation: Representations and practices ranging from lay public to science centers (2021)
Poster em Conferência Internacional
Carla Morais; Luciano Moreira; João Paiva; Teresa Aguiar; Ana Sofia Teixeira
The digital media in the Portuguese education: representations and practices. (2016)
Poster em Conferência Internacional
Luciano Moreira; João C. Paiva; Carla Morais

Ver todas (56)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 00:25:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias