Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A água no ensino da geografia e na educação ambiental = Water in the geography teaching and in the environmental education

Publicações

A água no ensino da geografia e na educação ambiental = Water in the geography teaching and in the environmental education

Título
A água no ensino da geografia e na educação ambiental = Water in the geography teaching and in the environmental education
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2016
Autores
Martins, Maria Felisbela
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Nunes, Adélia N.
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): As temáticas relacionadas com a água emergem com particular destaque nas orientações curriculares/metas curriculares de geografia do 3º ciclo do Ensino Básico (CEB) e nos programas de Geografia do Secundário. Para além de evidenciarem a água como uma componente essencial dos sistemas naturais e como recurso insubstituível na quase totalidade das atividades humanas, os conteúdos programáticos, tanto do 3º ciclo básico como no secundário, enfatizam vários objetivos, dos quais se destacam a compreensão da desigualdade distribuição da água quer em termos espaciais, quer em termos temporais; a água enquanto recurso e os riscos (naturais e antrópicos) associados à sua desigual distribuição espaciotemporal. Outra das perspetivas abordadas relaciona-se com as reservas atuais e futuras de água potável, as quais dependem, por um lado, da capacidade para conservar, reutilizar e racionalizar a sua utilização e, por isso, da cooperação internacional, no sentido de uma gestão integrada deste recurso finito e vulnerável. Com o presente trabalho pretende-se analisar o modo como os programas se estruturam no sentido de promover a Educação Ambiental, e contribuir para a formação dos alunos para que adquiram conhecimentos, competências e atitudes, no sentido de compreender e intervir na adequada gestão dos recursos hídricos.
Abstract (EN): The issues related to water emerge with particular emphasis on curriculum guidelines of geography of the 3rd cycle of basic education (CBE) and of the Secondary programs of Geography. Apart from highlighting water as an essential component of natural systems and in almost all human activities, program contents, both the 3rd CEB as Secondary emphasize several objectives, such as understanding the unequal spatiotemporal distribution of water; water as resource and risk (natural and human) associated with its irregular spatial and temporal distribution. Other discussed perspectives are related to the current and future drinking water supplies that depend both the ability to save, reuse and rationalize its use as the international cooperation towards and integrated management this finite and vulnerable resource. The present study aims to examine how geography programs are structured to promote environmental education, and contribute to training students to acquire knowledge, skills and attitudes in order to understand and participate in water resources management.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-26 às 03:57:55 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico