Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Biblioteca, educação e literacia informacional em Portugal: resultados iniciais do projeto elit.pt

Publicações

Biblioteca, educação e literacia informacional em Portugal: resultados iniciais do projeto elit.pt

Título
Biblioteca, educação e literacia informacional em Portugal: resultados iniciais do projeto elit.pt
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2016
Autores
Silva, Armando Malheiro da
(Autor)
FLUP
Fernandez Marcial, Viviana
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Assunto: Literacia informacional
Resumo (PT): O presente trabalho contém uma parte dos resultados de um projeto da investigação titulado A literacia informacional no Espaço Europeu do Ensino Superior: estudo da situação das competências da informação em Portugal (eLi.pt) e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. No mesmo se estuda o nível de competências informacionais dos estudantes portugueses da universidade e de ensino secundário. Nesta abordagem inicial se oferecem os dados do inquérito aplicado a uma amostra composta por 1624 estudantes matriculados em instituições de ensino do Porto, Vila Real, Bragança, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco e Lisboa. Destes, 1242 são alunos do ensino superior enquanto os restantes 346 frequentam o secundário. Tendo em conta as especificidades de cada um destes grupos de ensino, foram construídas duas versões do inquérito, pensadas propositadamente para os dois diferentes contextos abordados. Nestes primeiros resultados, deparamo-nos com um nível muito deficiente de competências cognitivas quanto à seleção, pesquisa, elaboração e filtragem de informação e deparamo-nos ainda com a carência de uma política educacional e bibliotecária/informacional que enquadre melhor e estimule uma adequada performance por parte dos estudantes. Daí a importância e utilidade do modelo eLit.pt que visa mostrar e operacionalizar a articulação das competências cognitivas no âmbito do comportamento informacional e articular o papel das bibliotecas (escolares, públicas e universitárias) os professores, o sistema de ensino e os ¿grupos informais¿.
Abstract (EN): The present work contains part of the results of a research project entitled ¿The information literacy in the European Higher Education: study of the situation of information skills in Portugal (eLi.pt)¿ that was funded by the Foundation for Science and Technology. In it is studied the level of information literacy of Portuguese university students and secondary school. In this initial approach we present data from the questionnaire applied to a sample of 1624 students from educational institutions of Porto, Vila Real, Bragança, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco and Lisboa. Of these, 1242 are students of higher education while the remaining 346 attend secondary school. Taking into account the specificities of each of these educational groups, two versions of the questionnaire were built, specifically designed for the two different contexts addressed. In these first results, it can be seen a very poor level of cognitive skills to select, search, elaborate and filter information as well as a lack of an educational and librarian/informational policy that better fits and encourages an appropriate performance by students. Hence the importance and usefulness of eLit.pt model that aims to show and to operationalize the articulation of cognitive skills in information behavior and to articulate the role of libraries (school, public and university) teachers, education system and "informal groups".
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
armando_malheiro_biblioteca 690.22 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

A literacia da informação em Portugal: um diagnóstico, um modelo e uma reflexão prospetiva (2007-2010) (2016)
Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana; Martins, Fernanda
Novos resultados e elementos para a análise e debate sobre a literacia da informação em Portugal (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Information literacy in Portugal: a theory and practice approach (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Alfabetização informacional em Portugal: alguns resultados de um projeto de pesquisa (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
A literacia informacional no espaço europeu do ensino superior: estudo das competências de informação em Portugal (primeiros resultados globais) (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Martins, Fernanda; Azevedo, José; Pinto, Maria Manuela; Fernandez Marcial, Viviana; Guedes, Susana

Ver todas (8)

Do mesmo livro

Novos resultados e elementos para a análise e debate sobre a literacia da informação em Portugal (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Information literacy in Portugal: a theory and practice approach (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da; Fernandez Marcial, Viviana
Inclusão digital e literacia informacional em Ciência da Informação (2016)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Armando Malheiro da

Ver todas (9)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-19 às 18:22:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias