Resumo (PT):
A despeito de certa lacuna na historiografia cinematográfica portuguesa ¿ a ausência de trabalhos que aprofundem a leitura histórica de determinado filme ¿, a proposta aqui é colocar em destaque o filme Aniki-Bóbó (1942) e analisá-lo à luz de uma matriz históricocultural-social. Embora haja uma imensa referência ao filme em notícias de jornais, artigos científicos e livros, Aniki-Bóbó é, quase sempre, estudado como os demais filmes portugueses: em conjunto e/ou em uma visão panorâmica. Portanto, este artigo, ao trabalhar o filme de Manoel de Oliveira, procura responder, ao mesmo tempo, a uma ausência na historiografia e a uma necessidade de compreender o filme como um texto da sociedade e do tempo em que foi produzido, desvelando identidades, histórias e pertenças sociais dessa criação artística.
Abstract (EN):
Despite the lack of tradition of Portuguese cinematographic history and sociology ¿ that is, the low number of works which take an historic approach to a given movie ¿ we will turn our focus in this text to the movie Aniki-Bóbó (1942), analysing it through an historic, cultural and social lens. However many references to the film in newspapers, journal articles and book, Aniki-Bóbó is almost always placed among other Portuguese films, towards one end or another, as a group or with a panoramic view. Therefore, in approaching Manoel de
Oliveira¿s iconic movie, this article seeks to answer, at the same time, a void in historiography, and a need to understand the film as text, inscribed in the society in which it was produced, laden with identities, histories, and social belongings.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
Disponível em: http://www.historia.uff.br/tempo/site/wp-content/uploads/2016/07/4-Frederico-Lima1.pdf
Tipo de Licença: