Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Desenho de promoções diferenciadas em empresas de retalho recorrendo à segmentação de clientes

Publicações

Desenho de promoções diferenciadas em empresas de retalho recorrendo à segmentação de clientes

Título
Desenho de promoções diferenciadas em empresas de retalho recorrendo à segmentação de clientes
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2014
Outras Informações
ID Authenticus: P-00N-9WC
Abstract (EN): Uma boa relação entre as empresas e os seus clientes é um factor essencial para a competitividade das empresas. De facto, a fidelização dos clientes é um requisito para o sucesso sustentado de uma empresa. Este artigo propõe um método de apoio ao desenho de promoções diferenciadas para empresas de retalho, que visa reforçar a relação das empresas com os seus clientes. Este método baseia-se no conhecimento extraído de dados transacionais recolhidos através de cartões de fidelização. Inicialmente, os clientes são segmentados usando o algoritmo de agrupamento k-médias e posteriormente o perfil dos clientes integrados em cada grupo é caracterizado através de uma árvore de decisão. De seguida, identificam-se os produtos que são comprados em conjunto pelos clientes de cada segmento, e que constituem a base das promoções diferenciadas propostas. O estudo apresentado é feito em colaboração com uma empresa europeia que opera no domínio do retalho de base alimentar.
Tipo (Avaliação Docente): Pedagógica
Nº de páginas: 23
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Predicting partial customer churn using Markov for discrimination for modeling first purchase sequences (2012)
Artigo em Revista Científica Internacional
Vera L. Miguéis; Dirk Van den Poel; A. S. Camanho; J. Falcão e Cunha
Modeling partial customer churn: On the value of first product-category purchase sequences (2012)
Artigo em Revista Científica Internacional
Vera L. Miguéis; Dirk Van den Poel; A. S. Camanho; João Falcão e Cunha
Customer data mining for lifestyle segmentation (2012)
Artigo em Revista Científica Internacional
Vera L. Miguéis; A. S. Camanho; João Falcão e Cunha
Customer attrition in retailing: An application of Multivariate Adaptive Regression Splines (2013)
Artigo em Revista Científica Internacional
Vera L. Miguéis; Ana Maria Cunha Ribeiro dos Santos Ponces Camanho; João Falcão e Cunha
Mining Customer Loyalty Card Programs: The Improvement of Service Levels Enabled by Innovative Segmentation and Promotions Design (2011)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Vera L. Miguéis; Ana Maria Cunha Ribeiro dos Santos Ponces Camanho; João Falcão e Cunha

Do mesmo livro

Sistema de apoio à decisão do orçamento anual de produção na indústria de bebidas (2014)
Capítulo ou Parte de Livro
Luis Guimarães; Bernardo Almada Lobo
Modelo de apoio à gestão da pescaria de bivalves com ganchorra no Algarve baseado em dinâmica de sistemas (2014)
Capítulo ou Parte de Livro
Ana Maria Cunha Ribeiro dos Santos Ponces Camanho; Joana Hora; Oliveira, MM; Gaspar, MB
Modelo de apoio à gestão da pescaria de bivalves com ganchorra na Algarve baseado em Dinâmica de Sistemas (2014)
Capítulo ou Parte de Livro
Ana Maria Cunha Ribeiro dos Santos Ponces Camanho; Joana Hora; Manuela Oliveira; Miguel B. Gaspar
Benchmarking dos serviços dos hospitais portugueses: uma aplicação de data envelopment analysis (2014)
Capítulo ou Parte de Livro
Ana Maria Cunha Ribeiro dos Santos Ponces Camanho; Ricardo Castro; Conceição Portela
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-23 às 17:00:30 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias