Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente

Publicações

A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente

Título
A fundamentação pedagógica como género de escrita na construção da profissionalidade docente
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2015
Autores
Silva, Maria de Fátima Henriques da
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Rodrigues, Sónia Valente
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Carvalho, Ângela
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Humanidades
Outras Informações
Resumo (PT): O modelo de formação inicial de professores de línguas implementado na Faculdade de Letras do Porto (Ellison 2007; Hurst 2010; Silva et al 2013) é desenvolvido por meio de um processo reflexivo que implica, entre outras dimensões, a escrita como estratégia para a tomada de consciência das pressuposições ou premissas subjacentes à prática letiva e às razões em que assentam as decisões durante a planificação da prática letiva. Um dos géneros de texto que circula neste âmbito é a fundamentação pedagógico-didática. Apesar das evidências empíricas de que funciona como estratégia eficaz para o desenvolvimento da consciência pedagógico-didática, a matriz discursiva deste género textual nunca foi descrita. O presente trabalho tem por objetivo analisar a configuração global da fundamentação pedagógicodidática, com base nos parâmetros da funcionalidade, da composicionalidade e do estilo (Bakhtin 1984; Bronckart 1996, 2008). Esta descrição capta um conjunto de regularidades linguístico-discursivas (Coutinho 2004, 2014) que proporciona um melhor entendimento da natureza e do funcionamento dos textos inscritos neste género. Além da validade teórica do estudo, salienta-se a sua relevância para a melhoria da qualidade dos textos produzidos pelos estudantes em formação inicial de línguas.
Abstract (EN): The model implemented for initial training of language teachers implemented at the Faculty of Arts of University of Porto (Ellison 2007; Hurst 2010; Silva et al 2013) is developed through a reflective process. Such process involves, among other dimensions, writing as a strategy to improve awareness of presuppositions or assumptions underlying the teaching practice and the reasons underpinning the decisions during the planning of teaching practice. One of text genres circulating in this area is the pedagogical and didactic rationale. Despite empirical evidence of effectiveness of this rationale in the development of pedagogical-didactic awareness, tthe discursive matrix of this textual genre has never been described. This study aims to analyze the overall configuration of the pedagogical-didactic rationale, based on the parameters of functionality, composition and style (Bakhtin 1984; Bronckart 1996, 2008). This description captures a set of linguisticdiscursive regularities (Coutinho, 2004, 2014) that provides a better understanding of the nature and functioning of texts belonging to this genre. Besides its theoretical validity, we underline also the relevance of this study in improving the quality of the texts produced by language teachers during initial training.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
fatima_silva_fundamentacao 216.96 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Referencial de avaliação do desempenho do estudante no estágio pedagógico (2017)
Publicação Didática
Carvalho, Ângela ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Characterization of portuguese heritage language teachers: a preliminary study (2022)
Poster em Conferência Internacional
Santos, Paulo Jorge ; Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Auf der Maur, Simone ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Outeirinho, Maria de Fátima; Carvalho, Ângela
O potencial formativo das fundamentações pedagógico-didáticas nas práticas reflexivas dos professores em formação inicial: contributo para o seu estudo (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Rodrigues, Sónia Valente ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Carvalho, Ângela ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge
A fundamentação pedagógico-didática como prática discursiva na formação inicial de professores de línguas (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Rodrigues, Sónia Valente; Carvalho, Ângela; Fardilha, Luís Fernando de Sá

Ver todas (7)

Da mesma revista

Troika, Austeridade, Crise: modalização linguística em artigos de opinião e cartoons na imprensa escrita portuguesa (2013)
Artigo em Revista Científica Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Pinto, Alexandra Guedes
O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico (2017)
Artigo em Revista Científica Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Marques, Aldina; Pinto, Alexandra Guedes
O comentário crítico em relatórios de observação de aulas: contributos para uma reflexão sobre a profissionalidade docente (2016)
Artigo em Revista Científica Internacional
Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente
Nota editorial [REDIS, 6 (2017)] (2017)
Artigo em Revista Científica Internacional
Pinto, Alexandra Guedes

Ver todas (25)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-08-21 às 11:37:28 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias