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Percursos sem sentido, percursos sentidos. Reflexões acerca da experiência de intervenção com adultos em processo de (re)orientação vocacional no SCPOV.LV.

Título
Percursos sem sentido, percursos sentidos. Reflexões acerca da experiência de intervenção com adultos em processo de (re)orientação vocacional no SCPOV.LV.
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2011
Autores
Ana Mouta
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ana Paulino
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Inês Nascimento
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 459-469
Congresso Internacional Interfaces da Psicologia
Évora, 14 e 15 de novembro de 2011
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Psicologia
Outras Informações
Resumo (PT): Perante a eminência de narrativas de crise e de incerteza económica e social poderá compreender-se (considerando o que é socialmente expectável e desejável) que projetos vocacionais estáveis e consolidados sejam questionados e revistos? Simultaneamente, a qualidade de vida poderá configurar-se aqui como o objetivo último, mas também como o “objeto” ameaçado nos meandros indefinidos do que é pessoal e socialmente, ora desejado, ora esperado. Colocar-se voluntariamente num contexto de mudança e imprevisibilidade implica, portanto, um processo (mais ou menos complexo) de negociação pessoal e social, que no âmbito da Consulta Psicológica Vocacional parece potenciar os pressupostos e processos que lhe são inerentes. Pretende-se, nesta comunicação, refletir sobre o modo como a premência psicológica para questionar e desafiar percursos e trajetórias de vida (em momentos que não externamente determinados) potencia as virtualidades da intervenção psicológica vocacional, gerando acontecimentos, radicados em afinidades discursivas, que evocam e convocam de forma imediata dimensões críticas para o investimento reconstrutivo. Procurar-se-á evidenciar, a partir da experiência de intervenção com adultos no Serviço de Consulta Psicológica de Orientação Vocacional ao Longo da Vida (SCPOV.LV) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), idiossincrasias dos acontecimentos do processo de (re)orientar-se – em função do estatuto dos indivíduos face ao aprender e ao trabalhar – refletindo de forma transversal como a sua integração na construção de um projeto pessoalmente significativo se repercute na qualidade de vida.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
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