Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:2018-1-PT01-KA201-047392

Projeto/Contrato PS:2018-1-PT01-KA201-047392

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 73036
 
Candidatura: Erasmus+ | BRIDGING
 
Referência: 2018-1-PT01-KA201-047392
Nome Curto: BRIDGING
Título: BRIDGING - Buiding Educational Bridges in the City
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 13
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: Erasmus+
Instituição Financiadora: Comissão Europeia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2018-09-01
Data de Conclusão Prevista: 2020-08-31
Data de Conclusão Efetiva: 2021-12-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 161.860,00 EUR
Detalhes
Resumo: Europa é um enorme mosaico de diversidades, contextos culturais, níveis de prosperidade, conhecimento e experiência. As cidades europeias apresentam grande diversidade entre si, em relação às atividades económicas, à habitação ou mesmo nas características da população (Tasan-Kok et al., 2013). Nas últimas décadas, tornaram-se ainda mais diversificados, não só em relação ao aumento da diversidade étnica, mas também em termos de estilos de vida, atitudes e atividades. As implicações da alta diversidade podem ser tremendas. Ao mesmo tempo, abre as possibilidades de convivência, através do novo capital humano, social e cultural. Há, no entanto, ameaça a redes frágeis e, especialmente pode trazer muitos tipos de fragmentação urbana (Michelutti, 2007): nas relações sociais, com menos oportunidades para que pessoas ou grupos se conheçam, nas línguas e nos discursos, nos espaços fragmentados, com a especialização de serviços, no desdobramento de serviços e nas desigualdades de recursos em diferentes partes da cidade.
As escolas também enfrentam os desafios da diversidade urbana, sendo cada vez mais diversas e pluralistas com muitas crianças provenientes de diferentes contextos sociais, económicos e culturais e enfrentam o desafio de combater a discriminação e a segregação e de promover a coesão social e a inclusão. Mas as escolas também podem ser cruciais para encontrar novas sinergias com as comunidades locais que possam promover o desenvolvimento de competências sociais e cívicas. Abrir as escolas para a comunidade pode ajudar as crianças a compreender, a envolver e a fazer parte das práticas culturais, artísticas e educativas da vida urbana.
As crianças das escolas parceiras, apesar de pontualmente usufruírem de experiências fora da escola, estão frequentemente confinadas ao espaço privado da escola e do contexto familiar, tendo poucas oportunidades de conhecer, viver e intervir no espaço urbano. Assim, é necessário providenciar às crianças novas formas de se relaci Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Psicologia

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Capítulo ou Parte de Livro
Joana Cadima (Autor) (FPCEUP); Catarina Grande (Autor) (FPCEUP); Joanna Pekala (Autor) (Outra); Kamila Wichroswka (Autor) (Outra); Raija Raittila (Autor) (Outra); Geert De Raedemaeker (Autor) (Outra)
2021
Capítulo ou Parte de Livro
Joana Cadima (Autor) (FPCEUP); Catarina Grande (Autor) (FPCEUP); Joanna Pekala (Autor) (Outra); Kamila Wichroswka (Autor) (Outra); Raija Raittila (Autor) (Outra); Geert De Raedemaeker (Autor) (Outra)
2021
Capítulo ou Parte de Livro
Joana Cadima (Autor) (FPCEUP); Catarina Grande (Autor) (FPCEUP)
2021
Capítulo ou Parte de Livro
Joana Cadima (Autor) (FPCEUP); Catarina Grande (Autor) (FPCEUP)
2021
Capítulo ou Parte de Livro
Catarina Grande (Autor) (FPCEUP); Joana Cadima (Autor) (FPCEUP); Sílvia Bereny (Autor) (Outra)
2021
Capítulo ou Parte de Livro
Joana Cadima (Autor) (FPCEUP); Catarina Grande (Autor) (FPCEUP)
2021
Livro
Sílvia Bereny (Coordenador) (Outra); Cristina Alves (Coordenador) (Outra); Joana Cadima (Coordenador) (FPCEUP); Tânia Silva (Coordenador) (Outra)
2021
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
OSMOPE - Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo OSMOPE Portugal Ensino Proponente
Alvar Aalto-säätiö sr Finlândia Fundação Parceiro
Cultureghem Bélgica Associação Parceiro
Elmer Bélgica Ensino Parceiro
ERASMUSHOGESCHOOL BRUSSEL EHB Bélgica S Parceiro
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Parceiro Joana Cadima
Fundação Escultor José Rodrigues FEJR Portugal Fundação Parceiro
Fundacja Mlodej Kultury Hopsiup Project Polónia Fundação Parceiro
Hogeschool PXL Bélgica S Parceiro
JYVASKYLAN KAUPUNKI Finlândia Estado Parceiro
Jyväskylän yliopisto JYU Finlândia S Parceiro
Przedszkole Integracyjne nr 247 Polónia Ensino Parceiro
Uniwersytet Warszawski Polónia S Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Joana Dias Cadima JDC Investigador Responsável na UO 2018-09-01 2020-08-31
FPCEUP Maria Catarina Leite Rodrigues Grande MCLRG Investigador 2018-09-01 2020-08-31

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 553518 Elsy Karina Araújo Gonçalves
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-08-13 às 09:40:18 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias