Resumo: |
O projecto apresentado tem como ponto de partida duas hipóteses provenientes de
pesquisas desenvolvidas na área da sociologia: uma realça a transversalidade das
relações sociais de género; outra que "qualquer coisa se reconstrói" quando os empregos
maioritariamente ocupados por homens passam a integrar mulheres (Kergoat, 1993).
Baseando-se nessas asserções, estudos empíricos, de cariz exploratório, foram
recentemente conduzidos pela equipa deste projecto, em Portugal, nas áreas dos
transportes rodoviários de passageiros e das forças policiais, tendo optado por uma forte
ancoragem no "real" das situações de trabalho.\nO projecto permite desenvolver esta
linha de investigação relativa aos processos de "feminização" de meios profissionais
definidos no masculino - sem negligenciar, contudo, a interferência de outros factores.
Para o efeito, procurar-se-á multiplicar os terrenos de pesquisa, permitindo uma análise
comparativa de situações, em vários locais do exercício das actividades.\nNo plano
metodológico, são privilegiados os princípios da investigação qualitativa. Esta opção
parece ser a mais adequada para uma articulação da reflexão com uma abordagem
sociológica, que pretendemos enriquecer com dados recolhidos em situações reais,
recorrendo nomeadamente ao "microscópio" da análise da actividade de trabalho. Deste
modo, abre-se o caminho para uma melhor compreensão: das condicionantes das acções
das mulheres quando se confrontam com "normas antecedentes" definidas no
masculino; das estratégias que acabam por desenvolver; e das alternativas que vão
definindo no sentido de uma melhoria das condições em que todos, homens e mulheres,
exercem a sua profissão. \nPretende-se contribuir para uma concretização de uma
"sociologia das ausências", desocultando uma experiência social não-hegemónica e
abrindo ao conhecimento um espaço de acções e interacções que, tendencialmente, são
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Resumo O projecto apresentado tem como ponto de partida duas hipóteses provenientes de
pesquisas desenvolvidas na área da sociologia: uma realça a transversalidade das
relações sociais de género; outra que "qualquer coisa se reconstrói" quando os empregos
maioritariamente ocupados por homens passam a integrar mulheres (Kergoat, 1993).
Baseando-se nessas asserções, estudos empíricos, de cariz exploratório, foram
recentemente conduzidos pela equipa deste projecto, em Portugal, nas áreas dos
transportes rodoviários de passageiros e das forças policiais, tendo optado por uma forte
ancoragem no "real" das situações de trabalho.\nO projecto permite desenvolver esta
linha de investigação relativa aos processos de "feminização" de meios profissionais
definidos no masculino - sem negligenciar, contudo, a interferência de outros factores.
Para o efeito, procurar-se-á multiplicar os terrenos de pesquisa, permitindo uma análise
comparativa de situações, em vários locais do exercício das actividades.\nNo plano
metodológico, são privilegiados os princípios da investigação qualitativa. Esta opção
parece ser a mais adequada para uma articulação da reflexão com uma abordagem
sociológica, que pretendemos enriquecer com dados recolhidos em situações reais,
recorrendo nomeadamente ao "microscópio" da análise da actividade de trabalho. Deste
modo, abre-se o caminho para uma melhor compreensão: das condicionantes das acções
das mulheres quando se confrontam com "normas antecedentes" definidas no
masculino; das estratégias que acabam por desenvolver; e das alternativas que vão
definindo no sentido de uma melhoria das condições em que todos, homens e mulheres,
exercem a sua profissão. \nPretende-se contribuir para uma concretização de uma
"sociologia das ausências", desocultando uma experiência social não-hegemónica e
abrindo ao conhecimento um espaço de acções e interacções que, tendencialmente, são
consideradas residuais (Santos, 2004) e que, por isso, não se compadecem com os
grandes princípios da investigação dita "quantitativa".\nO programa metodológico
articula-se sobre os tópicos seguintes, considerando sempre a questão da igualdade de
género:\n- Evoluções históricas das profissões;\n- Evoluções dos modos de selecção,
programas de formação inicial e contínua e percursos profissionais;\n- Evoluções dos
dados relativos à repartição das funções e tarefas por sexos e idade, tendo em conta a
localização geográfica do seu exercício;\n- Entrevistas de tipo biográfico;\n- Análise de
actividades de colectivos de trabalho e das condições de trabalho que lhes estão
associadas;\n- Recurso à técnica do "Focus Group" para validação dos resultados
intermédios e finais.\nPara o tratamento dos resultados, são fundamentais as técnicas
habituais de sistematização de dados provenientes de análises das actividades de
trabalho (ver nomeadamente: Messing, 2000). É também precioso o recurso a um
programa informático de análise de conteúdo - TROPES.\nQuanto aos terrenos
escolhidos no âmbito deste projecto, são privilegiados os campos de investigação já
explorados, nomeadamente, o das forças policiais e do transporte rodoviário de
passageiros. Todavia, não é excluído nenhum terreno onde os investigadores da equipa
possam desenvolver as suas pesquisas, conforme o paradigma definido. \nA integração
da equipa em redes internacionais constituídas com o objectivo de realizar uma melhor
sistematização dos estudos desenvolvidos em matéria de "Género e trabalho", garantem
não só o necessário debate dos resultados conseguidos, como ainda a sua projecção na
comunidade científica internacional.\nUma difusão dos resultados para além do mundo
académico constitui também um desafio importante deste projecto.\nKergoat , D.
(1993). Des hommes, des femmes et du travail. Education Permanente, 116, 133-
139.\nMessing, K. (2000) Compreender o Trabalho das Mulheres para o Transformar.
Lisboa, Portugal: CITE.\nSantos, B. de Sousa (2004). O Fórum Social Mundial: manual
de uso. |