O modelo do espaço de informação tem três dimensões:
Um modelo em que a produção da informação seja canalizada exclusivamente para um qualquer serviço central de carregamento de dados, embora possa ser mais eficaz num primeiro momento, conduz rapidamente a atrasos e a erros que reduzem a utilidade do sistema, pelo afastamento entre os responsáveis pela informação e o seu carregamento efectivo.
É desejável aproximar a manutenção dos recursos informativos dos respectivos produtores, conseguindo dessa forma que as pessoas envolvidas sintam os recursos como seus e os incorporem nas suas rotinas de trabalho.
É assim necessária a definição clara de critérios e procedimentos para identificar e atribuir competências aos produtores de informação do sistema. A correcção e actualização da informação associada a cada produtor competem ao próprio, que assume o papel de gestor de informação para os recursos respectivos.
Aos leitores de informação (internos e externos) podem corresponder diferentes níveis de acesso aos recursos informativos. Com efeito, o acesso pode ser determinado pelo estatuto do leitor, sendo exigida uma senha pessoal de autenticação perante o Sistema.
Os recursos de informação incluem uma vasta gama de tipos de informação e podem integrar fontes e repositórios múltiplos, incluindo bases de dados e componentes na Internet. Na organização do sítio Web, o acesso aos vários recursos mantém-se presente no menu da esquerda, na generalidade das páginas. A maior parte dos recursos está subdividida em módulos, que se interligam de várias formas.