No próximo dia 14 de dezembro, pelas 18h00, terá lugar no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto a sessão de encerramento do ciclo de homenagem à vida e obra do Senhor Professor Doutor Jorge Ribeiro de Faria como Figura Eminente da Universidade do Porto do ano de 2016. Nesta ocasião, contaremos com uma alocução do Prof. Doutor Figueiredo Dias, Professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, a que se seguirá um momento musical protagonizado pela Legislatuna – Tuna Feminina de Direito.
Esta sessão encerra num ciclo comemorativo que se vem desenrolando ao longo do ano civil de 2016. O seu início deu-se no dia 19 de maio, no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto, numa sessão em que o Senhor Provedor de Justiça, Senhor Prof. Doutor José de Faria Costa, proferiu uma conferência, a que se seguiu a inauguração da Exposição itinerante “Jorge Ribeiro de Faria: uma vida ao serviço da Justiça e da Academia” (atualmente patente no átrio da FDUP). Depois, no dia 31 de maio, a Orquestra Clássica da FEUP, sob a direção musical do Maestro José Eduardo Gomes, brindou-nos com um concerto no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Seguiram-se duas conferências no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, em que se celebrou o muito relevante contributo que o homenageado deu, ao ensino e à investigação do Direito das Obrigações (17 de junho) e do Direito Penal e do Direito Processual Penal (10 de outubro). No dia 16 de novembro, assinalou-se a superioridade do homenageado como académico e homem de cultura, com uma alocução proferida pelo Prof. Doutor Cândido da Agra, Professor Catedrático da FDUP e Professor decano da UP. Também a Faculdade de Economia, associando-se a esta homenagem, acolheu um encontro inspirado pelo mote “Prof. Doutor Ribeiro de Faria e o ensino do Direito na Faculdade de Economia” (30 de novembro).
O homenageado Jorge Leite Areias Ribeiro de Faria (Póvoa de Lanhoso, 1931 – Porto, 2008), licenciado e doutorado, com distinção e louvor, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, iniciou a sua carreira académica, em 1960, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), onde lecionou durante mais de quatro décadas, aí integrando o Conselho Científico e assumindo durante muitos anos o cargo de Professor-Coordenador do grupo de Direito da mesma Instituição. Em 1994, foi nomeado membro da Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), de que, justamente, é reconhecido ser um dos pais fundadores, a par do Senhor Prof. Doutor Cândido da Agra. Na então recém-criada Instituição, foi investido na presidência do órgão pedagógico-científico e assumiu a regência de várias unidades curriculares. Terminado o período instituinte da FDUP, integraria o seu Conselho Científico, sendo, mais tarde, o primeiro Professor Bibliotecário da Biblioteca que, em 2005, tomaria o seu nome. Integrou, também, os Conselhos Científicos da Escola de Direito da Universidade do Minho e do Curso de Direito da Universidade Católica Portuguesa no Porto, onde, igualmente, lecionou. Jurista de mérito deixa uma vasta e profunda obra ainda hoje citada pela doutrina e jurisprudência.
Em reconhecimento dos muito relevantes serviços prestados, em 2005, foi atribuído ao Prof. Doutor Ribeiro de Faria o título de Professor Emérito da Universidade do Porto, a que se junta agora a presente homenagem como Figura Eminente da UP em 2016, numa organização conjunta da Reitoria da Universidade do Porto e da sua Faculdade de Direito.
A Universidade do Porto e a sua Faculdade de Direito têm o grato gosto de convidar toda a comunidade académica a tomar parte desta celebração da vida e obra de uma figura maior da Academia portuguesa.
Programa
Reportagem da TVU da sessão de abertura de 19 de maio de 2016.
Vídeo do Concerto da Orquestra Clássica da FEUP em 31 de maio de 2016.
Reportagem da TVU da sessão "Prof. Doutor Ribeiro de Faria como obrigacionista" de 17 de junho de 2016.
Reportagem da TVU da sessão "Prof. Doutor Ribeiro de Faria como penalista" de 10 de outubro de 2016.
Reportagem da TVU da sessão "Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Académico e como Homem de Cultura" de 16 de novembro de 2016.