Interessa-se pela literatura, em especial pela poesia, tendo já publicado quatro obras: Breviário (2007) e Por fios e adesivos (2012), deus e outras coisas menores (2015), sob a chancela da Labirinto de Letras Editores, e Abrir em caso de emergência, pela Chiado Editora (2018). Reeditou o penúltimo título em Março de 2022, pela Poesia Impossível. Tem integrado antologias de poesia publicadas pela Seda Publicações e pela Chiado Editora.
É co-autor da obra de poesia Orgânico, editada pelos autores, cujos lucros revertem para instituições de solidariedade social.
Prefaciou quatro obras também de poesia (de Margarida Ildefonso, Gustavo Brandão Nascimento e Eduardo Roseira) e uma de contos (de Margarida Ildefonso).
Escreveu textos críticos em algumas publicações inseridas na Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Foi colaborador especial do magazine de cultura As Artes entre as Letras.
Foi, desde Novembro de 2020 até Janeiro de 2023, colunista do jornal "Público" e colaborou, como comentador, de Março a Outubro de 2021, em programa semanal no "Porto Canal".
Áreas de interesse:
Direito Penal, Penologia, Direito Processual Penal e Criminologia.