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Metodologia de Investigação e Epistemologia II

Código: MC112     Acronym: MIEII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Epistemologia e Metod. de Invest. em Educação

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MC 34 Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 6 54

Teaching - Hours

Teorico-Prática: 0,00
Tipo Teacher Turmas Horas
Teorico-Prática Totals 1 0,00
Rita Jorge Holbeche Tinoco de Faria 1,50
Pedro António Basto de Sousa 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objectives

Esta unidade curricular, dividida em termos programáticos em duas partes – metodologias qualitativas e metodologias quantitativas –, integra o plano de estudos na sequência de Metodologias de Investigação e Epistemologia I, lecionada no 1.º semestre, pretendendo complementar a formação proporcionada por essa unidade curricular. Assim, tem como principal objetivo proporcionar condições para que os estudantes aprofundem e solidifiquem conhecimentos sobre técnicas de análise qualitativa e de análise quantitativa, não só em termos teóricos, mas sobretudo a nível aplicado e nomeadamente com recurso a software específico. Por essa via, pretende-se habilitar os estudantes a compreenderem a literatura científica com que sejam confrontados e a desenvolverem produção científica própria, nomeadamente no âmbito dos seus projetos de investigação de Mestrado em Criminologia.

Resultados de aprendizagem e competências

Em particular, nesta UC pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

Na parte A – Investigação qualitativa:

  • Refletir sobre o potencial de aplicação do método da observação e da abordagem etnográfica no estudo dos fenómenos criminais e do desvio, e conhecer as diferentes modalidades de utilização.
  • Conhecer e aplicar diferentes métodos de análise de dados em investigação qualitativa, tendo em conta as suas especificidades, diferenças e complementaridades.
  • Desenvolver as competências de reflexão crítica e debate.

Na parte B – Investigação quantitativa:

  • Proceder a tratamento preliminar exploratório de dados quantitativos (data screening);
  • Descrever a informação disponível com base na estatística descritiva;
  • Aplicar métodos de análise estatística inferencial;
  • Interpretar os resultados dos diversos testes estatísticos, paramétricos e não paramétricos, realizados num software de análise de dados como o SPSS, o JASP e o R.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

Parte A– Investigação Qualitativa

  1. O método da observação e a abordagem etnográfica no estudo dos fenómenos criminais e do desvio.
  2. Métodos e técnicas de análise de dados qualitativos. O apoio de softwares existentes e suas limitações
  • Análise temática e de conteúdo
  • Análise (crítica) do discurso
  • Análise Narrativa
  • Análise enraízada (Grounded)
  • Outras formas de análise
3. Critérios de qualidade da análise qualitativa: reflexividade e transparência no reporte de resultados.

Parte B – Investigação Quantitativa

  1. Análise de dados quantitativos
  2. Distribuições e estatística descritiva
  3. Estatística inferencial, amostra e população
  4. Correlação e associação entre duas variáveis
  5. Regressão linear
  6. Diferenças entre grupos
  7. Extensões na análise estatística (regressões multinomiais, análise fatorial, análise discriminante).

 

Bibliografia Obrigatória

Albarello Luc 070; Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. ISBN: 972-662-554-8
Ronet Bachman; Statistical for criminology and criminal justice. ISBN: 978-0-07-312924-2
Bachman Ronet; The^practice of research in criminology and criminal justice. ISBN: 0-7619-8706-1
Bardin Laurence; Análise de conteúdo. ISBN: 978-972-44-1320-4
Field Andy; Discovering statistics using IBM SPSS Statistics and sex and drugs and rock.n.roll. ISBN: 978-14462-4918-5
João Marôco; Análise estatística com o SPSS Statistics. ISBN: 978-989-96763-2-9
Hagan Frank E.; Research methods in criminal justice and criminology. ISBN: 0-205-44739-2
King Roy D. 340; Doing research on crime and justice. ISBN: 978-0-19-928762-8
Denzin Norman K.; Handbook of qualitative research. ISBN: 0-8039-4679-1
Emma Wincup; Criminological research. ISBN: 978-1-4462-0913-4
Rita Jorge Holbeche Tinoco de Faria; Qualitative research in criminology. ISBN: 978-3-031-18400-0
Heith Copes; The^Routledge handbook of qualitative criminology. ISBN: 978-0-415-65970-3
Lorana Bartels; Qualitative criminology. ISBN: 978-1-87606-724-3
Sandra M. Bucerius; The^Oxford handbook of ethnographies of crime and criminal justice. ISBN: 978-0-19-090450-0

Bibliografia Complementar

Bushway Shawn 340; Quantitative methods in criminology. ISBN: 0-7546-2446-3
Fowler Jr. Floyd J.; Survey research methods. ISBN: 0-7619-2191-5
Howell, David; Statistical Methods for Psychology, Belmont: Thomson Wadsworth, 2007
Imai, Kosuke; Quantitative Social Science - An Introduction, Princeton University Press, 2017. ISBN: 978-0-691-16703-9
Linneman, T.; Social Statistics: Managing data, conducting analyses, presenting results, Routledge, 2014. ISBN: 978-0-415-66147-8
Mason Jennifer; Qualitative researching. ISBN: 0-8039-8986-5
Pestana Maria Helena 1958-; Análise de dados para ciências sociais. ISBN: 972-618-391-X
Weisburd David; Statistics in criminal justice. ISBN: 978-0-387-34112-5
Wilcox, Rand; Modern Statistics for the Social and Behavioral Sciences, CRC Press, 2017. ISBN: 978-1-4987-9678-1
Michael D. Maltz; Envisioning criminology. ISBN: 978-3-319-37948-7
Jon Frauley; C. Wright Mills and the criminological imagination. ISBN: 978-1-138-30651-6
Jock Young; The^criminological imagination. ISBN: 978-0-7456-4107-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas serão apresentados e explicados os conteúdos programáticos, os quais serão discutidos com recurso a exercícios de aplicação e à exploração de casos concretos de investigação quantitativa e qualitativa.

No caso das técnicas de análise quantitativa, os estudantes acompanharão as aulas com o computador, realizando as técnicas de análise abordadas e seguindo exemplos tutoriais fornecidos pelo docente.

Software

R
JASP
IBM SPSS Statistics

Palavras Chave

Ciências Sociais > Criminologia
Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Estudo autónomo 84,00
Frequência das aulas 48,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Eligibility for exams

n.a.

Calculation formula of final grade

A classificação final na unidade curricular corresponde à média obtida na duas componentes obrigatórias de avaliação: a avaliação distribuída através de um trabalho escrito (50%) e a avaliação por exame final (50%)


De acordo com o art. 6º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Mestrado em Criminologia: "4 - Nas tipologias (...)  avaliação distribuída com exame final, considera-se reprovado o estudante que obtenha uma classificação inferior a oito valores em componente de avaliação distribuída".

Assim sendo: o/a estudante que tenha menos que 8 valores no trabalho escrito de avaliação distribuída fica impedido/a de fazer o exame escrito e fica reprovado/a.

Não há lugar a recurso do trabalho escrito de avaliação distribuída.

Provas e trabalhos especiais

Cf. regulamentos.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Cf. Regulamentos gerais em vigor na FDUP e na UP.

Melhoria de classificação

Cfr. regulamnto de avaliação de conhecimentos.
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