História e Epistemologia da Criminologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S (de 09-02-2026 a 22-05-2026) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
C |
68 |
Plano Oficial LCRI 2023 |
2 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objectives
- Conhecer as condições históricas e epistemológicas para a emergência e desenvolvimento dos saberes científicos sobre o crime, o criminoso e a reacção social nos países ocidentais, com especial enfoque em Portugal
- Refletir sobre as grandes questões criminológicas fundacionais a partir de uma perspetiva crítica histórica e epistemológica
- Desenvolver reflexões fundamentadas sobre os grandes tópicos criminológicas da atualidade, de modo fundamentado na análise crítica do desenvolvimento histórico da Criminologia
- O programa incidirá de modo especial sobre as conceções do crime, do criminoso e da reação social ao longo dos séculos XVIII e XIX . Estas conceções serão abordadas lançando-se mão de ferramentas epistemológicas emprestadas a Foucault, Bachelard ou Kuhn.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, o/as estudantes devem ser capazes de identificar e refletir criticamente sobre a génese e desenvolvimento histórico da Criminologia, considerando a sua especial complexidade na relação com o "a priori" histórico (Foucault), com os paradigmas científicos (Kuhn) vigentes e com o devir permanente (Bachelard) do conhecimento.
Devem, por isso, ser capazes de se libertar de uma narrativa histórica simplista e linear, desenvolvimento julgamentos analíticos complexos acerca da evolução do saber criminológico na sua articulação com o "projeto governamental" (Garland).
No final do semestre, serão capazes de caracterizar a evolução do saber sobre o crime, o criminoso e a reação social a partir do séc. XVII, especialmente em Portugal.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
I. O que é a ciência? Considerações epistemológicasa sobre a génese do pensamento científico; aplicação à Criminologia
II: Como se desenvolvem as ciências? Abordagens epistemológicas
- O Positivismo de A. Conte;
- O racionalismo dialético de G. Bachelard;
- A teoria das revoluções cientifics de T. Kuhn;
- A epistémè de m. Foucault
III. Os sistemas de pensamento criminológicos dos sécs. XVIII-XIX
- Trabalhos pré paradigmáticos: o movimento da reforma das prisões; a Escola Cartográfica; o desenvolvimento do Alienismo e sua relação com o crime; a Teoria da Degenerescência de Morel
- O Paradigma clássico: a Escola Clássica de Direito Penal, Beccaria e Bentham
- O Paradigma da Antropologia Criminal: a Escola Positivista Italiana, principais autores (Lombroso, Garofalo, Ferri) e linhas de pensamento, principais críticas e desenvolvimentos subsequentes
- A revolução paradigmática: as concepções sobre o normal e o patológico, suas influências no devir posterior da Criminologia ao longo do séc. XX
- Unitas Multiplex (Agra): a Criminologia no dealbar do séc. XXI
IV - A História da Criminologia em Portugal
- Conceções e estudos sobre o crime e o criminoso
- Conceções e estudos sobre o controlo social
- A Criminologia no país no dealbar do séc. XXI
Bibliografia Obrigatória
Agra , Cândido da;
Elementos para uma epistemologia da criminologia
Agra , Cândido da;
A história epistemológica da criminologia
Agra , Cândido da;
A epistémè das ciências criminais : exercício empírico-teórico
Beccaria , Cesare;
Dos delitos e das penas. ISBN: 972-31-0816-X
Beirne , Piers;
Inventing criminology : essays on the rise of homo criminalis. ISBN: 0-7914-1276-8
Dias , Tânia;
Elementos para uma história da criminologia em Portugal
Garofalo , Raffaele;
Criminologia : estudo sobre o delicto e a repressão penal : seguido de um appendice sobre os termos do problema penal
Kuhn , Thomas S.;
A estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Bachelard , Gaston;
A filosofia do não : filosofia do novo espírito científico
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas servirão para expor conteúdos e os seminários serão usados para desenvolver a reflexão crítica e sistematizar conhecimentos, usando-se pequenos grupos de análise e discussão
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Exame |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Time (Hours) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Eligibility for exams
O/a aluno/a terá aprovação à disciplina desde que realize quer o acto de avaliação distribuída, quer o exame final, tendo obrigatoriamente que ter mais de 8 valores em cada um destes elementos de avaliação (Cfr Regulamento específico de avaliação de conhecimentos no curso de licenciatura em Criminologia: art. 10º, nº 3, al. a).
Calculation formula of final grade
Avaliação distribuída (40%) com exame final (60%)
Provas e trabalhos especiais
NA
Trabalho de estágio/projeto
NA
Avaliação especial (TE, DA, ...)
NA
Melhoria de classificação
Ver regulamento de avaliação de conhecimentos. O elemento de avaliação distribuída é considerado para efeitos de melhoria de classificação (cfr. Regulamento)
Observações
Ao longo do semestre será facultada bibliografia em formato eletrónico, v.g. artigos científicos relevantes.