Código: | C309 | Acronym: | CFOR I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Forenses |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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C | 47 | Plano Oficial LCRI 2023 | 3 | - | 6 | - | |
Plano Oficial LCRI - Transitório 3 | 3 | - | 6 | - |
- Enquadrar as relações entre ciências do comportamento e o direito, especialmente as que se consubstanciam na disciplina “psicologia forense” - Conhecer o racional dos métodos, técnicas e instrumentos de avaliação psicológica e de avaliação do risco em contexto forense - Conhecer as especificidades de avaliação psicológica em processos penais e tutelares educativos - Conhecer o enquadramento jurídico da atividade pericial - Conhecer os quadros nosológicos prevalecentes em psiquiatria forense e as suas implicações nas perícias médico-legais de natureza psiquiátrica - Ser capaz de refletir sobre as implicações legais, éticas e deontológicas da avaliação psicológica em contexto forense
- o conhecimento do enquadramento da atividade pericial; - o conhecimento das especificidades e aplicações das disciplinas psicologia forense e psiquiatria forense; - o conhecimento das melhores práticas em avaliação psicológica forense; - o conhecimento básico das técnicas e dos instrumentos utilizados nas avaliações nos contextos forenses; - o reconhecimento dos requisitos essenciais para a conduta ética profissional.
I - Psicologia forense • A disciplina (história e definições) • Áreas, funções e papeis • Relações entre a psicologia e o direito
II –• Avaliação psicológica forense • Avaliação em contexto forense e avaliação clínica • Questões relacionais • O processo de avaliação e os seus instrumentos de base clínica e atuarial • Fontes de informação e uso de registos •As entrevistas • As provas de avaliação psicológica • Os instrumentos de avaliação do risco de reincidência criminal
III – Peritagem psicológica forense • A função de perito e os relatórios periciais • Questões éticas e deontológicas
IV – Avaliação psicológica em processos penais e em processos tutelares educativos • Relatórios de avaliação e perícias sobre a personalidade • Avaliação da capacidade de testemunho • Avaliação de menores vítimas de maus tratos e abuso sexual
Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos.
Privilegiar-se-á o trabalho em pequenos grupos, onde será dada ênfase particular às questões relacionadas com a avaliação psicológica em contexto forense, tendo em atenção as diferentes dimensões, fases e processos avaliativos, a análise do pedido, as técnicas de recolha de informação (entrevistas, instrumentos estandardizados), a elaboração de relatório escrito (integração de dados, estrutura, conteúdo, linguagem) e a presença do perito em tribunal e/ou em conselho técnico.
Nas práticas laboratoriais treina-se o uso de instrumentos específicos.
A avaliação distribuída considera o relatório escrito e a sua apresentação nas aulas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Time (Hours) |
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Estudo autónomo | 77,00 |
Frequência das aulas | 55,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 162,00 |
(AD*0,3)+(E*0,7) AD - Avaliação distribuida E - Exame final