Código: | C302 | Acronym: | MIC I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Criminologia |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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C | 50 | Plano Oficial LCRI 2023 | 3 | - | 6 | - | |
Plano Oficial LCRI - Transitório 3 | 3 | - | 6 | - |
- Consolidar e aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes vertentes de prevenção em crianças, jovens e adultos com comportamentos antissociais, já introduzidos noutras disciplinas;
- Perspetivar criticamente a evolução da racionalidade e dos modelos de prevenção no comportamento antissocial no quadro das filosofias e políticas criminais;
- Conhecer os modelos de prevenção precoce do comportamento antissocial em crianças, jovens, família e comunidade;
- Conhecer os programas e técnicas de prevenção mais utilizadas em diferentes contextos e populações especificas e conhecer os resultados dos estudos de avaliação efetuados.
- Conhecimento dos racionais teóricos subjacentes aos diferentes modelos de prevenção;
- Conhecimento de estratégias e metodologias de prevenção do comportamento antssocial;
- Adquirir competências para aplicar modelos e estratégias de prevenção a crianças e jovens com comportamentos antissociais em função da avaliação e eficácia demonstrada pela evidência empírica.
Aulas teóricas e práticas em que se complementa a exposição de conteúdos com a componente de aplicação dos conhecimentos transmitidos às temáticas apresentadas.
Será privilegiada a realização de trabalhos em pequenos grupos, que visam a análise e discussão de programas de intervenção, através da pesquisa de fontes documentais preparadas pelo estudante e recurso a técnicas de role-playing.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Time (Hours) |
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Trabalho escrito | 15,00 |
Total: | 15,00 |
A avaliação distribuída pressupõe a participação em exercícios realizados nas aulas teórico-práticas relativos à implementação de programas de prevenção/intervenção. Acresce a realização de trabalho escrito dirigido à conceptualização de um programa de prevenção precoce de comportamentos antissociais ou à concepção de um dispositivo de avaliação científica e um programa de prevenção precoce de comportamentos antissociais.
A aprovação na componente prática é um pré-requisito para a admissão à prova escrita de exame final. A conclusão com sucesso da unidade curricular pressupõe que o estudante obtenha pelo menos 8 valores em cada uma das componentes de avaliação e que a nota final seja igual ou superior a 10 valores.
Nos casos dos estudantes dispensados da frequência das aulas, haverá lugar a uma avaliação que incidirá sobre o mesmo exercício prático. A mesma avaliação realizar-se-á na última semana de aulas em data e horário a fixar oportunamente.
A avaliação distribuída terá uma ponderação de 30% da nota final. O exame final, terá uma ponderação de 70%.
Nos termos dos regulamentos aplicáveis.
A melhoria de nota realiza-se por exame escrito, aplicando-se a mesma fórmula de avaliação distribuída.