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Modelos de Intervenção em Criminologia I

Código: C302     Acronym: MIC I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 16-09-2024 a 20-12-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 50 Plano Oficial LCRI 2023 3 - 6 -
Plano Oficial LCRI - Transitório 3 3 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

- Consolidar e aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes vertentes de prevenção em crianças, jovens e adultos com comportamentos antissociais, já introduzidos noutras disciplinas;

- Perspetivar criticamente a evolução da racionalidade e dos modelos de prevenção no comportamento antissocial no quadro das filosofias e políticas criminais;

- Conhecer os modelos de prevenção precoce do comportamento antissocial em crianças, jovens, família e comunidade;

- Conhecer os programas e técnicas de prevenção  mais utilizadas em diferentes contextos e populações especificas e conhecer os resultados dos estudos de avaliação efetuados.

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecimento dos racionais teóricos subjacentes aos diferentes modelos de prevenção;

- Conhecimento de estratégias e metodologias de prevenção do comportamento antssocial;

- Adquirir competências para aplicar modelos e estratégias de prevenção a crianças e jovens com comportamentos antissociais em função da avaliação e eficácia demonstrada pela evidência empírica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1. Introdução à Avaliação de Programas de Intervenção
- Concepção de programas
- Avaliação de programas

2. Quadros de referência e níveis de prevenção


- Prevenção desenvolvimental/prevenção precoce baseada no risco

- Fatores de risco e fatores de proteção do comportamento antissocial
- Modelos comportamentais e cognitivo-comportamentais


3. Concetualização e implementação de programas de prevenção do comportamento antissocial

- Princípios, estratégias e práticas dos programas de prevenção do comportamento antissocial

- Programas de prevenção:
a. Nível individual: programas de enriquecimento intelectual pré-escolar e programas de treino de competências socais
b. Nível familiar: programas de educação parental e  programas de treino de competências parentais
c. Nível ambiental: programas de intervenção com pares e programas de intervenção escolar


4.Prevenção em contextos e populações específicas:

- Prevenção em Meio Escolar: problemáticas, práticas institucionais (formais e informais) e modelos de intervenção;
- Prevenção na Comunidade: noção de comunidade, contextos comunitários de risco e modelos de intervenção.

Bibliografia Obrigatória

McGuire James 340; What works. ISBN: 978-0-471-95686-0
Maguire Mike; The^Oxford handbook of criminology. ISBN: 0-19-876241-0
Farrington David P.; Saving children from a life of crime. ISBN: 978-0-19-530409-1
Welsh Brandon C. 340; The^Oxford handbook of crime prevention. ISBN: 978-0-19-539882-3
Sherman Lawrence W. 340; Evidence-based crime prevention. ISBN: 0-415-40102-X
Tilley Nick 340; Handbook of crime prevention and community safety. ISBN: 978-1-84392-146-2
Welsh Brandon C. 340; Preventing crime. ISBN: 978-0-387-69168-8
World Health Organization ; Evaluation of Psychoactive Substance Use Disorder Treatment: Workbook Series, World Health Organization, 2000
Home Office ; Passport to Evaluation v.2.0, Home Office, 2009
Rigby Ken; Bullying interventions in schools. ISBN: 978-0-86431-957-9

Bibliografia Complementar

Hendry Richard; Building and restoring respectful relationships in schools. ISBN: 978-0-415-54427-6
Beane Allan L.; Bullying prevention for schools. ISBN: 978-0-470-40701-1
Hendry Richard; Building and restoring respectful relationships in schools. ISBN: 978-0-415-54427-6
Morrison Brenda; Restoring safe schools communities. ISBN: 978-1-86287-477-0
Swearer Susan M.; Bullying prevention and intervention. ISBN: 978-1-60623-021-3
The National Centre for Restorative Approaches in Youth Settings Transforming Conflict; Restorative approaches in schools

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas em que se complementa a exposição de conteúdos com a componente de aplicação dos conhecimentos transmitidos às temáticas apresentadas.

Será privilegiada a realização de trabalhos em pequenos grupos, que visam a análise e discussão de programas de intervenção, através da pesquisa de fontes documentais preparadas pelo estudante e recurso a técnicas de role-playing.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Trabalho escrito 15,00
Total: 15,00

Eligibility for exams

A avaliação distribuída pressupõe a participação em exercícios realizados nas aulas teórico-práticas relativos à implementação de programas de prevenção/intervenção. Acresce a realização de trabalho escrito dirigido à conceptualização de um programa de prevenção precoce de comportamentos antissociais ou à concepção de um dispositivo de avaliação científica e um programa de prevenção precoce de comportamentos antissociais. 

A aprovação na componente prática é um pré-requisito para a admissão à prova escrita de exame final. A conclusão com sucesso da unidade curricular pressupõe que o estudante obtenha pelo menos 8 valores em cada uma das componentes de avaliação e que a nota final seja igual ou superior a 10 valores.

Nos casos dos estudantes dispensados da frequência das aulas, haverá lugar a uma avaliação que incidirá sobre o mesmo exercício prático. A mesma avaliação realizar-se-á na última semana de aulas em data e horário a fixar oportunamente.

Calculation formula of final grade

A avaliação distribuída terá uma ponderação de 30% da nota final. O exame final, terá uma ponderação de 70%.

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos termos dos regulamentos aplicáveis.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota realiza-se por exame escrito, aplicando-se a mesma fórmula de avaliação distribuída.

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