Código: | C110 | Acronym: | METQL |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Métodos de Investigação Científica |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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C | 78 | Plano Oficial LCRI 2023 | 1 | - | 6 | - |
A UC constitui uma introdução à Investigação Qualitativa em ciências sociais e particularmente na criminologia.
A UC irá:
a) apresentar a emergência e desenvolvimentos do paradigma epistemológico da Investigação Qualitativa no âmbito das ciências sociais e da Criminologia;
b) introduzir à lógica do processo de Investigação Qualitativa;
c) apoiar no desenvolvimento das competências básicas ao nível da conceção e planeamento de uma pesquisa qualitativa, particularmente no estudo do crime, do desvio, da vitimação e do controlo social;
d) ofecer uma perspetiva ampla sobre os modos de recolha de dados e tipos de análise de dados mais relevantes.
No final da UC, os estudantes devem ter adquirido:
- Uma perspetiva histórica da emergência e desenvolvimentos da Investigação Qualitativa no quadro dos paradigmas epistemológicos e teóricos das ciências sociais;
- Conhecimento da lógica do processo de Investigação Qualitativa, e da relação estreita entre opções metodológicas e princípios teórico-epistemológicos;
- Competências básicas ao nível da conceção e planeamento de uma pesquisa qualitativa, no estudo do crime, do desvio e do controlo social;
- Competências ao nível da aplicação dos métodos qualitativos, na dupla vertente da recolha e da análise dos dados.
I. Introdução à Investigação Qualitativa:
1. Enquadramento histórico e epistemológico da Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais;
2. A Investigação Qualitativa no estudo do Crime, do Desvio e do Controlo Social;
3. Questões de qualidade na Investigação Qualitativa: critérios e procedimentos.
II. O Processo de Investigação Qualitativa
1. O planeamento de uma pesquisa qualitativa:
a) Teoria, delimitação dos objetivos e questões de investigação;
b) Design da investigação e tipos de estudos;
c) Relação entre questões de investigação, metodologias e métodos;
d) A circularidade do processo de pesquisa.
2. Processos de amostragem na Investigação Qualitativa.
a) determinação da amostra, relação com a população e saturação
b) recrutamento de participantes e criação de corpus de documentos
c) procedimentos éticos
3. Métodos de recolha de dados em Criminologia:
a) Observação e etnografia;
b) Entrevista qualitativa e Focus Group;
c) O uso de documentos e de outros elementos visuais
4. A análise de dados em Investigação Qualitativa:
a) Métodos e técnicas qualitativos de análise de dados;
b) Pluralidade e complementaridade
c) Reflexividade
A metodologia de ensino alia a exposição dos conteúdos à realização de exercícios práticos de aplicação dos conhecimentos sobre o processo de investigação, nomeadamente, ao nível dos métodos de recolha e análise de dados.
Procura-se, ainda, exercitar competências de análise de estudos qualitativos através da leitura e discussão crítica de artigos científicos.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho de campo | 20,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Exame | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Time (Hours) |
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Estudo autónomo | 104,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 164,00 |
A UC é de avaliação distribuída (40%) com exame final (60%).
A avaliação distribuída consiste na entrega de um trabalho escrito que dê conta do resultado do trabalho de campo realizado ao longo do semestre enquadrado no desenho de uma pesquisa qualitativa e que inclua ainda uma reflexão crítica individual sobre o processo de aprendizagem desenvolvido ao longo do semestre nesta UC.
A classificação final da UC corresponde à média ponderada das clasificações obtidas nos 2 elementos de avaliação.
De acordo com o nº 5 do art. 7º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Primeiro Ciclo de Estudos em Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, "no processo de obtenção da classificação final que inclua uma componente de avaliação distribuída, considera-se reprovado o estudante que na avaliação distribuída ou no exame final obtenha uma classificação inferior a oito valores."
Não há lugar a recurso do trabalho escrito