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Ciências do Comportamento Desviante I

Código: C106     Acronym: CCDV

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Comportamento

Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 16-09-2024 a 20-12-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 80 Plano Oficial LCRI 2023 1 - 6 -
Plano Oficial LCRI - Transitório 3 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

A unidade curricular procura: 

- Introduzir as concepções de desvio, de normal e de patológico e às ciências do comportamento desviante.

- Dar a conhecer os principais contributos teóricos das ciências psicológicas e, em particular da psicologia, para a compreensão do comportamento desviante e delinquente.

- Dar a conhecer os estudos de carácter biológico nas Ciências do Comportamento Desviante. Pretende-se que os alunos adquiram noções básicas das áreas das Ciências Biológicas como a Genética aplicadas ao estudo do Comportamento Humano e que adquiram conhecimento dos contributos recentes e mais relevantes de carácter biológico nas Ciências do Comportamento Desviante.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Unidade Curricular, os estudantes devem:

  • Ser capazes de analisar criticamente as concepções de desvio, de normal e de patológico no domínio das ciências do comportamento desviante.
  • Conhecer os principais modelos teóricos de concetualização e estudo da Personalidade.
  • Conhecer os contributos teóricos das Ciências Psicológicas para a compreensão do comportamento desviante e delinquente.
  • Ter adquirido noções básicas das áreas das Ciências Biológicas como a Genética, aplicadas ao estudo do comportamento humano.
  • Conhecer os principais estudos de carácter biológico desenvolvidos no domínio das Ciências do Comportamento Desviante.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

I- Introdução: conceitos de desviância/comportamento desviante, de normal e de patológico no quadro das ciências biológicas, psicológicas e sociais.

II- Ciências Psicológicas e Comportamento Desviante

1- Introdução ao estudo científico da personalidade;

2- Conceitos de base e principais paradigmas teóricos da Psicologia (Perspectivas psicodinâmica, comportamentalista, humanista e cognitivo-comportamental, dos traços, psicobiológicas e da psicologia evolucionista);

2.1. Concepção da personalidade segundo os referenciais teóricos anteriores.

3. Contributos teóricos e empíricos para o estudo do comportamento desviante e delinquente.

3.1. Teorias da aprendizagem e comportamento delinquente;
3.2. Perspectivas cognitivas e comportamento delinquente;
3.3. Perspectivas de traços e psicobiológicas;

3.4. Perspectiva evolucionista.

III- Ciências Biológicas e Comportamento Desviante

1. Introdução aos estudos de carácter biológico nas Ciências do Comportamento.

2. Diferentes níveis de análise biológica que contribuem para o estudo do comportamento desviante.

3. Estudos de Genética do Comportamento Humano
3.1. Noções básicas de genética. Influência Genética e Influência do Ambiente no comportamento e os modelos de interrelação.
3.2. Genética quantitativa: estudos clássicos de gémeos e de adoptados.
3.3. Genética molecular, a procura de genes candidatos, a importância dos modelos animais.

4. Outros contributos das ciências biológicas para o estudo do comportamento humano.

5. Integração dos diferentes domínios do conhecimentos e níveis de análise. Interacção e correlação gene e ambiente. 

Bibliografia Obrigatória

Albert Bandura, Soely Aparecida Jorge Polydoro, Roberta Gurgel Azzi; Teoria Social Cognitiva – Conceitos básicos, Artmed, 2008. ISBN: 9788536311173
Cassel Elaine; Criminal Behavior. ISBN: 0-8058-4892-4
Eysenck Hans J., 1916; Dimensions of personality. ISBN: 1-56000-985-3
Farrington David P. 340; Psychological explanations of crime. ISBN: 1-85521-447-4
Feldman Philip; The^psychology of crime. ISBN: 0-521-33732-1
Gottfredson Michael R.; A^general theory of crime. ISBN: 0-8047-1774-5
Hollin Clive R.; Psychology and crime
Yochelson Samuel; The^criminal personality. ISBN: 1-56821-105-8
Raine Adrian; The^psychopathology of crime. ISBN: 0-12-576155-4
Rowe, D.C. ; Biology and Crime, Roxbury Publishing Company, 2002
John Oliver P. 340; Handbook of personality. ISBN: 978-1-59385-836-0
Hansenne Michel; Psicologia da personalidade. ISBN: 972-796-126-6
Macedo António Ferreira; Os^genes que pensam. ISBN: 972-8717-05-9
Beaver Kevin M. 340; Biosocial theories of crime. ISBN: 978-0-7546-2919-1
Miller JD; Lynam D.; Structural Models of personality and their relation to antisocial behavior: a meta-analytic review, Criminology 39(4): 765-797, 2001
Cosmides L; Tooby J.; Evolutionary Psychology: a primer., Retrieved from: http://cep.ucsb.edu/primer.html

Bibliografia Complementar

Agra Cândido da 1948-; Science, maladie mentale et dispositifs de l.enfance
Coleman Clive; Introducing criminology. ISBN: 1-903240-09-3
Farrington David P.; Personality and delinquency in London and Montreal
Gassin Raymond; Criminologie. ISBN: 2-247-01841-6
Canguilhem Georges; Le^normal et le pathologique. ISBN: 2-13-054958-6
Pinatel Jean; Histoire des sciences de l.homme et de la criminologie. ISBN: 2-7475-0692-4
Hirschi Travis; Causes of delinquency. ISBN: 0-7658-0900-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas combinam a exposição de conhecimentos teóricos em que se transmitem os principais conteúdos da unidade curricular, com momentos práticos em que se trabalham estudos empíricos de relevo produzidos pela comunidade científica e pela investigação desenvolvida pelos docentes da unidade curricular.

Assim combina-se o conhecimento teórico com a análise de artigos científicos que abordam perspetivas psicológicas e biológicas no estudo do comportamento desviante.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Exame 70,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Eligibility for exams

A conclusão com sucesso da unidade curricular pressupõe que o estudante obtenha pelo menos 8 valores em cada uma das componentes de avaliação e que a nota ponderada final seja igual ou superior a 10 valores.

Calculation formula of final grade

Classificação Final = 0,70xEF + 0,30xAD, onde EF e AD designam, respectivamente, classificação do Exame Final e classificação no trabalho de Avaliação Distribuída.

Cada um dos dois elementos de avaliação (EF e AD) são classificados numa escala de zero a vinte valores.

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos termos dos regulamentos em vigor.

Melhoria de classificação

Nos termos dos regulamentos em vigor.

Observações

N/A
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