Código: | C106 | Acronym: | CCDV |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Comportamento |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
C | 80 | Plano Oficial LCRI 2023 | 1 | - | 6 | - | |
Plano Oficial LCRI - Transitório 3 | 1 | - | 6 | - |
A unidade curricular procura:
- Introduzir as concepções de desvio, de normal e de patológico e às ciências do comportamento desviante.
- Dar a conhecer os principais contributos teóricos das ciências psicológicas e, em particular da psicologia, para a compreensão do comportamento desviante e delinquente.
- Dar a conhecer os estudos de carácter biológico nas Ciências do Comportamento Desviante. Pretende-se que os alunos adquiram noções básicas das áreas das Ciências Biológicas como a Genética aplicadas ao estudo do Comportamento Humano e que adquiram conhecimento dos contributos recentes e mais relevantes de carácter biológico nas Ciências do Comportamento Desviante.
No final da Unidade Curricular, os estudantes devem:
I- Introdução: conceitos de desviância/comportamento desviante, de normal e de patológico no quadro das ciências biológicas, psicológicas e sociais.
II- Ciências Psicológicas e Comportamento Desviante
1- Introdução ao estudo científico da personalidade;
2- Conceitos de base e principais paradigmas teóricos da Psicologia (Perspectivas psicodinâmica, comportamentalista, humanista e cognitivo-comportamental, dos traços, psicobiológicas e da psicologia evolucionista);
2.1. Concepção da personalidade segundo os referenciais teóricos anteriores.
3. Contributos teóricos e empíricos para o estudo do comportamento desviante e delinquente.
3.1. Teorias da aprendizagem e comportamento delinquente;
3.2. Perspectivas cognitivas e comportamento delinquente;
3.3. Perspectivas de traços e psicobiológicas;
3.4. Perspectiva evolucionista.
III- Ciências Biológicas e Comportamento Desviante
1. Introdução aos estudos de carácter biológico nas Ciências do Comportamento.
2. Diferentes níveis de análise biológica que contribuem para o estudo do comportamento desviante.
3. Estudos de Genética do Comportamento Humano
3.1. Noções básicas de genética. Influência Genética e Influência do Ambiente no comportamento e os modelos de interrelação.
3.2. Genética quantitativa: estudos clássicos de gémeos e de adoptados.
3.3. Genética molecular, a procura de genes candidatos, a importância dos modelos animais.
4. Outros contributos das ciências biológicas para o estudo do comportamento humano.
5. Integração dos diferentes domínios do conhecimentos e níveis de análise. Interacção e correlação gene e ambiente.
As aulas combinam a exposição de conhecimentos teóricos em que se transmitem os principais conteúdos da unidade curricular, com momentos práticos em que se trabalham estudos empíricos de relevo produzidos pela comunidade científica e pela investigação desenvolvida pelos docentes da unidade curricular.
Assim combina-se o conhecimento teórico com a análise de artigos científicos que abordam perspetivas psicológicas e biológicas no estudo do comportamento desviante.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Time (Hours) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 0,00 |
Estudo autónomo | 72,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 162,00 |
A conclusão com sucesso da unidade curricular pressupõe que o estudante obtenha pelo menos 8 valores em cada uma das componentes de avaliação e que a nota ponderada final seja igual ou superior a 10 valores.
Classificação Final = 0,70xEF + 0,30xAD, onde EF e AD designam, respectivamente, classificação do Exame Final e classificação no trabalho de Avaliação Distribuída.
Cada um dos dois elementos de avaliação (EF e AD) são classificados numa escala de zero a vinte valores.
Nos termos dos regulamentos em vigor.
Nos termos dos regulamentos em vigor.