| Código: | C310 | Acronym: | PCJDF |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Criminologia |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Criminologia |
| Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| C | 57 | Plano Oficial LCRI 2023 | 3 | - | 6 | - | |
| Plano Oficial LCRI - Transitório 4 | 3 | - | 6 | - | |||
| Plano Oficial LCRI - Transitório 3 | 3 | - | 6 | - | |||
| Plano Oficial LCRI - Transitório 2 | 3 | - | 6 | - |
- Fornecer aos alunos os quadros de pensamento que permitam a compreensão do aparelho conceptual próprio de realidades distintas, a política criminal, a justiça e os direitos fundamentais, que, todavia, se entrecruzam e se interpenetram.
- Ministrar conhecimentos essenciais no âmbito dos fundamentos teóricos e dogmáticos dos direitos fundamentais, no domínio do sistema de direitos fundamentais no ordenamento jurídico português. Avaliar o conceito “direitos fundamentais” no quadro da Teoria da Constituição, em especial, por referência ao constitucionalismo português. Aludir-se ao sistema internacional de direitos humanos.
- Reflectir criticamente, na perspectiva da exigência de respeito pelos direitos fundamentais da pessoa, sobre o sentido e o fundamento dos actuais modelos de política criminal, as tendências mais relevantes do dealbar do século, caracterizado pela criminalidade de massa, e que acompanham a expansão do direito penal, o surgimento da ideologia “de gestão do risco” e da teoria do “inimigo”.
- Referir os supostos básicos da emergente política criminal internacional.
- Conhecer o sentido e importância dos direitos fundamentais na Constituição Portuguesa.
- Dominar os supostos essenciais dos modelos contemporâneos de política criminal e avaliá-los criticamente face às exigências da justiça e do respeito pelos direitos liberdades e garantias da pessoa próprios de um Estado de Direito material.
- Analisar mecanismos específicos de política criminal à luz do princípio de protecção dos direitos fundamentais.
I. Direitos fundamentais. Breve nota sobre a sua origem, sentido e fundamento. Direitos fundamentais e direitos humanos.
II. A justiça enquanto conceito filosófico, axiológico, político e ético-jurídico.
III. Políticas Criminais
Políticas criminais e direitos humanos: uma relação estranha.
Segurança e direitos: liberdade vs. segurança
As transformações no sujeito penal.
As funções da pena e a proteção dos direitos humanos.
A moralização do direito penal e das políticas criminais contra os direitos humanos.
Humanização das políticas criminais e conflitos com os direitos fundamentais (prevenção, perdão, justiça procedimental).
A política criminal dos tratados internacionais: crimes de transcendência internacional, crimes contra a humanidade, terrorismo e direitos humanos.
Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de documentos previamente preparados pelos estudantes.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 75,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Time (Hours) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 26,00 |
| Frequência das aulas | 44,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final.
Avaliação distribuída: A AD consiste num trabalho escrito correspondente a uma ficha de leitura, realizado por pequenos grupos de alunos, de um texto previamente escolhido entre os disponibilizados.
A realização do trabalho é obrigatória, não sendo admitido a exame final o estudante que não tenho obtido aprovação em avaliação distribuída. A classificação obtida na avaliação distribuída será considerada no apuramento da classificação final nas épocas de exame normal e de recurso.
Não é permitido o aproveitamento da nota do trabalho de avaliação distribuída realizado no ano letivo anterior.
Fórmula de avaliação: Avaliação distribuída: 25%; exame final: 75%.