Código: | C411 | Acronym: | CD |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Criminologia |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
C | 33 | Plano Oficial LCRI | 4 | - | 4 | - |
- Delimitar o campo da criminologia desenvolvimental, objectivos e principais métodos
- Conhecer os principais estudos longitudinais
- Conhecer as principais teorias desenvolvimentais e os contributos teórico- empíricos da abordagem desenvolvimental para a descrição e explicação do desenvolvimento do comportamento antissocial e delinquente ao longo do ciclo de vida.
- Conhecer as implicações da criminologia desenvolvimental ao nível da prevenção da delinquência.
No final da UC, espera-se que os estudantes:
-tenham adquirado os quadros teóricos e empíricos estruturantes do campo da criminologia desenvolvimental e
conheçam os seus contributos para o conhecimento do comportamento antissocial e delinquente.
-conheçam os principais estudos longitudinais em criminologia.
- sejam capazes de compreender a literatura produzida no domínio e de pensar de modo desenvolvimental sobre os
fatores e processos do comportamento delinquente, quer ao nível fundamental quer ao nível aplicado.
I-Introdução: delimitação e principais condições de emergência criminologia desenvolvimental:
II- Objetivos centrais, conceitos e e questões-chave da abordagem desenvolvimental e do “life-course”.
III- Desenvolvimentos metodológicos, estudos longitudinais e suas implicações ao nível da descrição e explicação do comportamento antissocial e delinquente
IV- Principais questões
1. Continuidade e descontinuidade
2. Fatores, processos e acontecimentos de vida
3.Predição e causalidade
V- As teorias desenvolvimentais
1- Perspetivas desenvolvimentais e do "life course"/ perspectiva da propensão criminal.
2. Teorias desenvolvimentais
- A Taxonomia desenvolvimental (adolescence-limited and life-course-persistent antisocial behavior), T. Moffitt.
- "The Interactional Theory", T.Thornberry e M.Krohn.
- "The Integrated Cognitive Antisocial Potential”, D. Farrington.
- “A general age-graded theory of informal social control", Sampson e Laub.
VI- A prevenção desenvolvimental
Aulas de exposição dos conteúdos programáticos, de análise e de discussão de textos científicos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 75,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Time (Hours) |
---|---|
Frequência das aulas | 0,00 |
Total: | 0,00 |
A avaliação distribuída consiste na análise descritiva e crítica de uma investigação empírica no domínio cientifico da unidade curricular. Os estudantes deverão pesquisar nas bases de dados disponíveis na UP um artigo empíricoque aborde um dos temas centrais desenvolvidos durante o semestre.
A aprovação na componente prática é um pré-requisito para a admissão à prova escrita de exame final. A conclusão com sucesso da U.C. pressupõe que o estudante obtenha pelo menos 8 valores em cada uma das componentes de avaliação e que a nota final seja igual ou superior a 10 valores.
Nos casos dos estudantes dispensados da frequência das aulas, haverá lugar a uma avaliação que incidirá sobre o mesmo exercício prático. A mesma avaliação realizar-se-á na última semana de aulas em data e horário a fixar oportunamente.
stribuida.
Classificação final = 0,75xEF + 0,25xT,
EF = Exame final
T = Trabalho de avaliação distribuída
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Primeiro Ciclo de Estudos em Criminologia da FDUP.
Bibliografia Adicional:
Farrington (2002). Developmental Criminology. In M. Maguire et al. (Eds.), The Oxford Handbook of Criminology. Oxford University Press / Books.
Farrington, D. (Ed.) (2005).Integrated developmental & life-course theories of offending. New Brunswick:Transaction Publ..
Lahey, B., Moffitt,T., Caspi,A. (2003).Causes of conduct disorder and juvenile delinquency.NY: Guilford Press.
Moffitt,T. (1993).Adolescence-limited and life-course-persistent antisocial behavior: (...).Psychological Review, 100 (4),674-701.
Horário de atendimento presencial (sendo aconselhável que os alunos procedam a agendamento prévio enviando e-mail para a docente):
Quarta-feira, entre as 14h e as 16h, no gabinete 0.20