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Questões de Segurança I

Código: C202     Acronym: QSEG I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 07-02-2022 a 20-05-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fdup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=405624
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 59 Plano Oficial LCRI 2 - 6 -

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objectives

Os objetivos de aprendizagem da matéria são coerentes e integrados com a matéria de Questões de Segurança II, pelo que têm de ser vistos como um programa integrado:

- Compreender o conceito de segurança, a sua complexidade e os debates e críticas em torno dele;

- Compreender o funcionamento e a organização das intervenções face ao fenómeno da (in)segurança, na contemporaneidade, na generalidade dos países democráticos desenvolvidos - o paradigma da governança da segurança;

- Compreender as tendências relativas à visão da segurança como produto, bem como a evolução do mercado para prestadores de serviços de segurança e para tecnologias relacionadas com a segurança;

- Conhecer os diferentes problemas, respostas e atores no domínio da segurança;

- Analisar criticamente as novas tendências no âmbito da segurança;

- Conhecer diferentes modelos de prevenção criminal, nomeadamente, a prevenção social, a prevenção situacional e a prevenção comunitária.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Unidade Curricular (UC), os discentes devem ser capazes de entender:

- A complexidade e multidimensionalidade do conceito (in)segurança;

- A natureza descentralizada, multilateralizada e mercantilizada da segurança na atualidade, coproduzida por diferentes atores públicos, privados e comunitários;

- A relação da segurança com fatores ambientais físicos e sociais;

- Os diferentes modelos de prevenção criminal.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. Definição de segurança e de insegurança, discussão crítica da definição.

2. A governança da segurança.

3. Os diferentes atores no domínio da segurança: o Estado e a polícia, o setor privado e a sociedade civil, bem como as relações e parcerias entre estes.

4. O mercado da segurança: companhias, empresas e tecnologias.

5. Os fatores ambientais físicos e sociais no âmbito da segurança.

6. Modelos de prevenção criminal: a prevenção social, a prevenção situacional e a prevenção comunitária.

Bibliografia Obrigatória

Recasens Amadeu; La^seguridad y sus políticas. ISBN: 978-84-96758-26-1
Zedner Lucia; Security. ISBN: 978-0-415-39176-4
Robert Philippe 1939-; O^cidadão, o crime e o Estado. ISBN: 972-46-1339-9
Crawford Adam 340; Crime and insecurity. ISBN: 1-903240-48-4
Wood Jennifer 340; Democracy, society and the governance of security. ISBN: 978-0-521-61642-3
Johnston Les; Governing security. ISBN: 978-0-415-14962-4
Crawford Adam; Crime prevention and community safety
Friedmann Robert R.; Community policing. ISBN: 0-312-08673-3
Sampson Robert J.; Great american city. ISBN: 0-226-73456-0
Evans David John 1947 340; Crime, policing and place. ISBN: 0-415-04990-3
Brantingham Paul J.; Environmental criminology. ISBN: 0-88133-539-8
Hughes Gordon 340; Crime control and community. ISBN: 1-903240-54-9
Hebberecht Patrick 340; Social crime prevention in late modern Europe. ISBN: 978-90-7028-910-2
Welsh Brandon C. 340; The^Oxford handbook of crime prevention. ISBN: 978-0-19-539882-3

Bibliografia Complementar

Crawford Adam 340; Plural policing. ISBN: 1-86134-671-9
Crawford Adam; The^local governance of crime. ISBN: 0-19-829845-5
Agra Cândido da 1948-; Podemos medir a criminalidade e a segurança?
Sampson Robert J.; Crime in the making. ISBN: 0-674-17605-7
Weisburd David 340; Putting crime in its place. ISBN: 978-0-387-09687-2

Observações Bibliográficas

Bibliografia

Artigos:

- Sampson, R., & Raudenbush, S. (1999). Systematic social observation of public spaces: a new look at disorder in urban neighborhoods. American Journal of Sociology, 105(3), 603-651.

- Sampson, R., & Groves, W. (1989). Community structure and crime: testing social-disorganization theory. American Journal of Sociology, 94(4), 774-802.

- Sampson, R., Raudenbush, S., & Earls, F. (1997). Neighborhoods and violent crime: a multilevel study of collective efficacy. Science, 277(5328), 918-924.

- Guedes, I. (2012). Sentimento de insegurança, personalidade e emoções disposicionais: que relações? Dissertação de Mestrado em Criminologia, FDUP.

- Machado, C. & Agra, C. (2002). Insegurança e Medo do Crime: da Ruptura da Sociabilidade à Reprodução da Ordem Social. Revista Portuguesa de Ciência Criminal, 12, 79-101.

- Dupont, B. (2004), Security in the Age of Networks, Policing and Society, 14, 76–91.

- Bayley, D. & Shearing, C. (2001) The New Structures of Policing: Description, Conceptualization and Research Agenda, United States Department of Justice, National Institute of Justice: Washington D.C. https://www.ncjrs.gov/pdffiles1/nij/187083.pdf

- Moreira, S. (2013). A perceção dos cidadãos face aos agentes de segurança privada. Dissertação de Mestrado em Criminologia, FDUP.

- De Waard, J. (1999). The Private Security Industry in International Perspective, European Journal on Criminal Policy and Research, 7, 143–74.

- Johnston, L. (1999), Private Policing in Context, European Journal on Criminal Policy and Research, 7, 175–96.

- Zedner, L. (2006). Liquid security: managing the market for crime control. Criminology & Criminal Justice, 6, 267-288.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, combinando-se a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados por cada estudante.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Estudo autónomo 87,00
Frequência das aulas 57,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 162,00

Eligibility for exams

- Para ter aprovação à UC, o aluno terá de:

  • Realizar a avaliação distribuída (AD) e o exame final (EF);
  • Obter pelo menos 8 valores em cada um dos componentes de avaliação (AD e EF);
  • Obter uma nota ponderada final dos dois elementos de avaliação igual ou superior a 10 valores.

- A não realização da AD durante o semestre impede a realização do EF na época normal e de recurso.

- O EF pode ser realizado na época de recurso, considerando-se a nota obtida na AD (desde que igual ou superior a 8 valores), caso o estudante tenha faltado à época normal.


Calculation formula of final grade

Classificação Final = 0,30xAD + 0,70xEF

Provas e trabalhos especiais

A AD consiste num trabalho escrito, realizado por pequenos grupos de alunos, sobre um dos temas propostos pelos docentes. 

O trabalho deverá ser entregue em data estipulada pelos docentes (data próxima do final do semestre).

A realização do trabalho é obrigatória, sendo a classificação obtida nesta componente considerada no apuramento da classificação final nas épocas de exame normal e de recurso.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos termos dos regulamentos aplicáveis.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação é realizada por exame final, sendo o elemento de AD ponderado no apuramento da classificação final.

 

Observações

Não se aplica.

Aulas Inês Guedes:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86834374231
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