Questões de Segurança I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 07-02-2022 a 20-05-2022) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
C |
59 |
Plano Oficial LCRI |
2 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objectives
Os objetivos de aprendizagem da matéria são coerentes e integrados com a matéria de Questões de Segurança II, pelo que têm de ser vistos como um programa integrado:
- Compreender o conceito de segurança, a sua complexidade e os debates e críticas em torno dele;
- Compreender o funcionamento e a organização das intervenções face ao fenómeno da (in)segurança, na contemporaneidade, na generalidade dos países democráticos desenvolvidos - o paradigma da governança da segurança;
- Compreender as tendências relativas à visão da segurança como produto, bem como a evolução do mercado para prestadores de serviços de segurança e para tecnologias relacionadas com a segurança;
- Conhecer os diferentes problemas, respostas e atores no domínio da segurança;
- Analisar criticamente as novas tendências no âmbito da segurança;
- Conhecer diferentes modelos de prevenção criminal, nomeadamente, a prevenção social, a prevenção situacional e a prevenção comunitária.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da Unidade Curricular (UC), os discentes devem ser capazes de entender:
- A complexidade e multidimensionalidade do conceito (in)segurança;
- A natureza descentralizada, multilateralizada e mercantilizada da segurança na atualidade, coproduzida por diferentes atores públicos, privados e comunitários;
- A relação da segurança com fatores ambientais físicos e sociais;
- Os diferentes modelos de prevenção criminal.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Definição de segurança e de insegurança, discussão crítica da definição.
2. A governança da segurança.
3. Os diferentes atores no domínio da segurança: o Estado e a polícia, o setor privado e a sociedade civil, bem como as relações e parcerias entre estes.
4. O mercado da segurança: companhias, empresas e tecnologias.
5. Os fatores ambientais físicos e sociais no âmbito da segurança.
6. Modelos de prevenção criminal: a prevenção social, a prevenção situacional e a prevenção comunitária.
Bibliografia Obrigatória
Recasens Amadeu;
La^seguridad y sus políticas. ISBN: 978-84-96758-26-1
Zedner Lucia;
Security. ISBN: 978-0-415-39176-4
Robert Philippe 1939-;
O^cidadão, o crime e o Estado. ISBN: 972-46-1339-9
Crawford Adam 340;
Crime and insecurity. ISBN: 1-903240-48-4
Wood Jennifer 340;
Democracy, society and the governance of security. ISBN: 978-0-521-61642-3
Johnston Les;
Governing security. ISBN: 978-0-415-14962-4
Crawford Adam;
Crime prevention and community safety
Friedmann Robert R.;
Community policing. ISBN: 0-312-08673-3
Sampson Robert J.;
Great american city. ISBN: 0-226-73456-0
Evans David John 1947 340;
Crime, policing and place. ISBN: 0-415-04990-3
Brantingham Paul J.;
Environmental criminology. ISBN: 0-88133-539-8
Hughes Gordon 340;
Crime control and community. ISBN: 1-903240-54-9
Hebberecht Patrick 340;
Social crime prevention in late modern Europe. ISBN: 978-90-7028-910-2
Welsh Brandon C. 340;
The^Oxford handbook of crime prevention. ISBN: 978-0-19-539882-3
Bibliografia Complementar
Crawford Adam 340;
Plural policing. ISBN: 1-86134-671-9
Crawford Adam;
The^local governance of crime. ISBN: 0-19-829845-5
Agra Cândido da 1948-;
Podemos medir a criminalidade e a segurança?
Sampson Robert J.;
Crime in the making. ISBN: 0-674-17605-7
Weisburd David 340;
Putting crime in its place. ISBN: 978-0-387-09687-2
Observações Bibliográficas
Bibliografia
Artigos:- Sampson, R., & Raudenbush, S. (1999). Systematic social observation of public spaces: a new look at disorder in urban neighborhoods. American Journal of Sociology, 105(3), 603-651.
- Sampson, R., & Groves, W. (1989). Community structure and crime: testing social-disorganization theory. American Journal of Sociology, 94(4), 774-802.
- Sampson, R., Raudenbush, S., & Earls, F. (1997). Neighborhoods and violent crime: a multilevel study of collective efficacy. Science, 277(5328), 918-924.
- Guedes, I. (2012). Sentimento de insegurança, personalidade e emoções disposicionais: que relações? Dissertação de Mestrado em Criminologia, FDUP.
- Machado, C. & Agra, C. (2002). Insegurança e Medo do Crime: da Ruptura da Sociabilidade à Reprodução da Ordem Social. Revista Portuguesa de Ciência Criminal, 12, 79-101.
- Dupont, B. (2004), Security in the Age of Networks, Policing and Society, 14, 76–91.
- Bayley, D. & Shearing, C. (2001) The New Structures of Policing: Description, Conceptualization and Research Agenda, United States Department of Justice, National Institute of Justice: Washington D.C.
https://www.ncjrs.gov/pdffiles1/nij/187083.pdf
- Moreira, S. (2013). A perceção dos cidadãos face aos agentes de segurança privada. Dissertação de Mestrado em Criminologia, FDUP.
- De Waard, J. (1999). The Private Security Industry in International Perspective, European Journal on Criminal Policy and Research, 7, 143–74.
- Johnston, L. (1999), Private Policing in Context, European Journal on Criminal Policy and Research, 7, 175–96.
- Zedner, L. (2006). Liquid security: managing the market for crime control. Criminology & Criminal Justice, 6, 267-288.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, combinando-se a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados por cada estudante.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Time (Hours) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
Estudo autónomo |
87,00 |
Frequência das aulas |
57,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
162,00 |
Eligibility for exams
- Para ter aprovação à UC, o aluno terá de:
- Realizar a avaliação distribuída (AD) e o exame final (EF);
- Obter pelo menos 8 valores em cada um dos componentes de avaliação (AD e EF);
- Obter uma nota ponderada final dos dois elementos de avaliação igual ou superior a 10 valores.
- A não realização da AD durante o semestre impede a realização do EF na época normal e de recurso.
- O EF pode ser realizado na época de recurso, considerando-se a nota obtida na AD (desde que igual ou superior a 8 valores), caso o estudante tenha faltado à época normal.
Calculation formula of final grade
Classificação Final = 0,30xAD + 0,70xEF
Provas e trabalhos especiais
A AD consiste num trabalho escrito, realizado por pequenos grupos de alunos, sobre um dos temas propostos pelos docentes.
O trabalho deverá ser entregue em data estipulada pelos docentes (data próxima do final do semestre).
A realização do trabalho é obrigatória, sendo a classificação obtida nesta componente considerada no apuramento da classificação final nas épocas de exame normal e de recurso.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos termos dos regulamentos aplicáveis.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação é realizada por exame final, sendo o elemento de AD ponderado no apuramento da classificação final.
Observações
Não se aplica.
Aulas Inês Guedes:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86834374231