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Intervenção Criminológica nos Sistemas de Justiça

Código: MCO106     Acronym: ICSJ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 21-05-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MC 36 Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 3 -

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objectives

-Aprofundar o conhecimento sobre os principais modelos teóricos relativos à supervisão e reabilitação de delinquentes

-Aprofundar o conhecimento sobre programas de intervenção com delinquentes jovens e adultos e com subpopulações específicas.

-Desenvolver competência de planeamento e execução de intervenções com delinquentes, baseadas na evidência científica

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecimento sobre os principais modelos teóricos relativos à supervisão e reabilitação de delinquentes

- Conhecimento sobre programas de intervenção com delinquentes jovens e adultos e com subpopulações específicas.

-Competência de planeamento e execução de intervenções com delinquentes, baseadas na evidência científica

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhum

Programa

1 - Normas e comportamentos
1.1 - As leis e a punição
1.2. Dissuasão: modelos teóricos e evidências empíricas

2 - Modelos e teorias gerais da reabilitação

2.1 – Risk, Needs and Responsivity (RNR)

2.2 – Good Lives Model (GLM)

2.3 –Outros modelos

 
3 -Programas reabilitativos

3.1 - Questões de avaliação de programas

3.2 - Racionais teóricos

3.3 - Planeamento dos programas

3.4 - Implementação de programas

3.5 - Exercícios de construção de programas adaptados a populações específicas

Bibliografia Obrigatória

Andrews D. A. 1941-; The^psychology of criminal conduct. ISBN: 1-59345-321-3
Hollin Clive R. 340; Offending behaviour programmes. ISBN: 978-0-470-02336-5
Hollin Clive R.; Handbook of offender assessment and treatment. ISBN: 0-471-98858-8
McGuire James 340; Offender rehabilitation and treatment. ISBN: 0-471-89967-4
McGuire James 340; What works. ISBN: 978-0-471-95686-0
McMurran Mary 340; Motivating offenders to change. ISBN: 978-0-471-49755-4
McNeill Fergus 340; Offender supervision. ISBN: 978-1-84392-936-9
Ward Tony; Rehabilitation. ISBN: 978-0-415-38643-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos programáticos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, a análise e discussão de programas validados internacionalmente e o ensaio da situação de construção de programas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Estudo autónomo 57,00
Frequência das aulas 24,00
Total: 81,00

Eligibility for exams

Conforme regulamentos em vigor

Calculation formula of final grade

Avaliação distribuída através de testes (100%)

Provas e trabalhos especiais

Nenhum

Trabalho de estágio/projeto

Nenhum

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme regulamentos em vigor

Melhoria de classificação

Conforme regulamentos em vigor

Observações

Nenhuma
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