Prevenção Social e Desenvolvimental
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 21-05-2021) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objectives
Esta UC tem como objetivos: 1) Compreender o fenómeno da delinquência juvenil nas diferentes dimensões de avaliação de intervenção; 2) Analisar os desenvolvimentos mais relevantes no campo da prevenção social e desenvolvimental da delinquência e do comportamento antissocial; 3) Desenvolver conhecimentos e competências básicas de conceção e implementação de intervenções de acordo com os princípios da prevenção centrada no conhecimento dos fatores de risco e dos fatores de proteção; 4) desenvolver uma perspetiva crítica sobre a transferência do conhecimento científico para as práticas e políticas de intervenção na delinquência juvenil.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:
- Descrever as perspetivas mais relevantes sobre prevenção social e desenvolvimental, com base na investigação teórica, empírica e avaliativa.
- Descrever os fundamentos para o desenvolvimento de intervenções e programas de que visam a prevenção dos comportamentos antissociais e delinquentes.
- Descrever os principais modelos de programas desenvolvimentais em termos da sua fundamentação, objetivos, e estratégias.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
I-PREVENÇÃO DA DELINQUÊNCIA JUVENIL
Conceitos de prevenção, prevenção social e prevenção desenvolvimental. Princípios e características dos programas eficazes de prevenção da delinquência juvenil. Estratégias para a implementação de programas eficazes de prevenção da delinquência.
II- TREINO DO RACIOCÍNIO MORAL
A teoria do raciocínio moral de Kohlberg (1981). Delinquência juvenil e raciocínio moral. O modelo de Goldstein e col. (1988). Crenças antissociais e delinquência. Distorções cognitivas e desenvolvimento moral. Programas de intervenção na delinquência juvenil baseados no treino do raciocínio moral.Exemplos de intervenções e programas.
III-ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL
Definição. Problemas relacionados com a regulação emocional e controlo da raiva. Processamento da informação na criança agressiva. Pressupostos dos programas de regulação emocional e controlo da raiva. Competências de autocontrolo e de regulação emocional.Exemplos de intervenções e programas.
IV- INTERVENÇÕES FAMILIARES NA DELINQUÊNCIA JUVENIL
A relação família e delinquência. Programas de intervenção familiar. Eficácia das intervenções familiares.
Bibliografia Obrigatória
Welsh Brandon C. 340;
The^Oxford handbook of crime prevention. ISBN: 978-0-19-539882-3
Tremblay Richard E. 340;
Development and prevention of behaviour problems. ISBN: 978-1-84872-007-7
Farrington David P.;
Saving children from a life of crime. ISBN: 978-0-19-530409-1
Loeber Rolf 340;
From juvenile delinquency to adult crime. ISBN: 978-019-982818-0
France Alan 340;
Pathways and crime prevention. ISBN: 978-1-84392-201-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas combinam a exposição dos conteúdos programáticos com a discussão da literatura científica relevante. Esta análise centrar-se-á gradualmente em torno do desenvolvimento de um plano de intervenção de carácter preventivo pelos estudantes. A introdução desta componente permitirá desenvolver a integração entre o conhecimento fundamental e vertente aplicada, fornecendo ainda a oportunidade para a aprendizagem e treino de competências técnicas relevantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Time (Hours) |
Estudo autónomo |
57,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Total: |
81,00 |
Eligibility for exams
Sem presença obrigatória.
Calculation formula of final grade
A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da classificação no teste.
Provas e trabalhos especiais
Inexistentes.
Trabalho de estágio/projeto
Inexistentes.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Cf. Regulamento de avaliação.
Melhoria de classificação
A melhoria pode ocorrer mediante a realização de um segundo teste.
Observações
Doyle, O., Harmon, C., Heckman, J. & Tremblay, R. (2009). Investing in early human development: Timing and economic efficiency'. Economics and Human Biology, 7, 1-6.
Farrington, D. (2003). Developmental and life-course criminology: key theoretical and empirical issues – The 2002 Sutherland award address. Criminology, 41, 221–255.
D. Farrington (Ed.), (2005). Advances in criminological theory, Vol. 14. Integrated developmental and life-course theories of offending. New Brunswick: NJ: Transaction.
Farrington, D. & Welsh, C. (2007). Saving Children from a Life of Crime: Early Risk Factors and Effective Interventions. Oxford: Oxford University Press.
Homel, R. & France, A. (Eds.) (2007). Pathways and crime prevention : theory, policy and practice. Devon:Willan.
Loeber, R. & Farrington, D. (Eds.) (2012). From juvenile delinquency to adult crime. Criminal careers, justice policy and prevention. New York: Oxford University Press.
Moffitt, T, (1993). “Life-course-persistent” and “adolescence-limited” antisocial behaviour: A developmental taxonomy. Psychological Review, 100, 674−701.
Najman, J.,Aird, R. & Bor, W., O’Callaghan, M., Willians, G. & Shuttlewood, G.(2004). The generational transmission of socioeconomic inequalities in child cognitive development and emotional health. Social Science and Medicine, 58, 1147–1158.
Negreiros, J. (2008). Delinquências juvenis: Trajetórias, intervenção e prevenção. Porto: LivPsi.
Negreiros, J. (2013). Intervenção na delinquência juvenil: Perspetivas psicoforenses. Curitiba. Editora CRV.
Petrill, A., Plomin, R. & Defries, J. (2003). Nature, Nurture, and the Transition to Early Adolescence. Oxford University Press.
Rutter, M. (2003). Crucial paths from risk indicator to causal mechanism. In B. Lahey, T. Moffitt & A. Caspi (Eds.), Causes of conduct disorder and juvenile delinquency (pp. 3-26). Guilford Press.
Sampson, R. & Laub, J. (2005). A Life-Course View of the Development of Crime. Annals of the American Academy of Political and Social Science, 602, 12-45.
Shonkoff, J. & Phillips, D.(2000). From Neurons to neighbourhoods: The Science of Early Childhood Development. Report of the Committee on Integrating the Science of Early Childhood Development. Washington DC: National Academy press.
Tremblay, R., Aken, M. & Koops, W. (2009). Development and prevention of behaviourproblems : from genes to social policy.Hove: Psychology Press.
Tremblay, R. & Hartup, W. (Eds.) (1987). Developmental origins of aggression New York: The Guilford Press.
Welsh & D. Farrington (Eds.) (2012). The Oxford Handbook of Crime Prevention. Oxford: Oxford University Press.