| Código: | C412 | Acronym: | MP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Criminologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fdup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=405641 |
| Curso/CE Responsável: | Criminologia |
| Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| C | 38 | Plano Oficial LCRI | 4 | - | 6 | - |
No final da Unidade Curricular (UC), os/as alunos/as deverão ser capazes de:
1. Compreender as origens do modelo policial contemporâneo a partir da análise histórica das distintas formas de polícia em diferentes momentos e circunstâncias sociais e politicas;
2. Perceber a evolução do conceito de segurança e a sua relação com o poder, analisando a forma como o mesmo se manifesta nos modelos de polícia;
Pretende-se que os/as discentes compreendam o conceito de policia, os seus modelos e as suas mudanças e evolução até aos nossos dias. A dinâmica de construção dos modelos de polícia é realçada e ilustrada através do contacto com alguns dos modelos implementados mais relevantes, perspetivados histórica e culturalmente, com especial ênfase no português.
1. O objeto de estudo policia: conceito jurídico e conceito sociológico.
2. O Estado e a emergência de novas políticas de segurança – a governança da segurança: os seus atores e o seu reflexo nos atuais modelos de polícia.
3. As origens do modelo policial contemporâneo: análise histórica.
4. Modelos de polícia
4.1. O conceito de modelo
4.2. A complexidade e o caráter dinâmico dos modelos de polícia
4.3. Diferentes modelos teóricos de conceção orgânica e funcional
4.4. Modelos implementados
a) Modelos europeus
b) Modelos norte-americanos
c) Modelos sul-americanos
d) Outros modelos
5. O modelo de polícia português: conceito, evolução histórica, análise orgânica e funcional.
Aulas teórico-práticas, combinando-se a exposição dos conteúdos com a elaboração e a apresentação de trabalhos nas aulas. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de diferentes modelos de polícia implementados.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 75,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Time (Hours) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 8,00 |
| Estudo autónomo | 77,00 |
| Frequência das aulas | 52,00 |
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Total: | 162,00 |
- Para ter aprovação à UC, o/a aluno/a terá de:
- A não realização da avaliação distribuída durante o semestre impede a realização do exame final na época normal e de recurso.
- O exame final pode ser realizado na época de recurso, considerando-se a nota obtida na avaliação distribuída (desde que igual ou superior a 8 valores), caso o/a estudante tenha faltado à época normal.
Classificação Final = 0,25xAD + 0,75xEF
Bibliografia principal:
- Ponsaers, P. (2001). Reading about “community (oriented) policing” and police models. Policing: An International Journal of Police Strategies & Management, 24(4), 470-497.
- Reisig, M., & Kane, R. (2014). The Oxford Handbook of Police and Policing. New York: Oxford University Press.