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Prevenção Social e Desenvolvimental

Código: MCO102     Acronym: PSD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 15-05-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MC 25 Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 3 -
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-04-27.

Campos alterados: Objectives, Resultados de aprendizagem e competências, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação, Programa, Observações, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objectives

Esta UC tem como objetivos: i) proporcionar uma abordagem  dos desenvolvimentos mais relevantes no campo da prevenção social e desenvolvimental da delinquência e do comportamento antissocial; ii) desenvolver os conhecimentos e competências básicas de concepção e implementação de intervenções de acordo com os princípios da prevenção científica focada no conhecimento dos fatores de risco e dos fatores de proteção; iii) desenvolver uma perspetiva crítica sobre a transferência do conhecimento científico para as práticas e políticas de prevenção e intervenção na delinquência juvenil.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:

- Descrever as perspetivas mais relevantes sobre prevenção social e desenvolvimental, com base na investigação teórica, empírica e avaliativa.

- Descrever os fundamentos para o desenvolvimento de intervenções e programas de que visam a prevenção dos comportamentos antissociais e delinquentes.

- Descrever os principais modelos de programas desenvolvimentais em termos da sua fundamentação, objetivos, e estratégias.

- Elaborar programas de prevenção desenvolvimental.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável. 

Programa

I-PREVENÇÃO DA DELINQUÊNCIA JUVENIL 

Conceitos de prevenção, prevenção social e prevenção desenvolvimental.Princípios e características dos programas eficazes de prevenção da delinquência juvenil. Estratégias para a implementação de programas eficazes de prevenção da delinquência.


II-ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL

Definição. Problemas relacionados com a regulação emocional e controlo da raiva. Processamento da informação na criança agressiva.  Pressupostos dos programas de regulação emocional e controlo da raiva. Competências de autocontrolo e de regulação emocional.Exemplos de intervenções e programas.


III- TREINO DO RACIOCÍNIO MORAL 
A teoria do raciocínio moral de Kohlberg (1981). Delinquência juvenil e raciocínio moral. O modelo de Goldstein e col. (1988). Crenças antissociais e delinquência. Distorções cognitivas e desenvolvimento moral. Programas de intervenção na delinquência juvenil baseados no treino do raciocínio moral.Exemplos de intervenções e programas.

IV- INTERVENÇÕES FAMILIARES NA DELINQUÊNCIA JUVENIL
A relação família e delinquência. Programas de intervenção familiar. Eficácia das intervenções familiares. 

Bibliografia Obrigatória

Welsh Brandon C. 340; The^Oxford handbook of crime prevention. ISBN: 978-0-19-539882-3
Tremblay Richard E. 340; Development and prevention of behaviour problems. ISBN: 978-1-84872-007-7
Farrington David P.; Saving children from a life of crime. ISBN: 978-0-19-530409-1
Loeber Rolf 340; From juvenile delinquency to adult crime. ISBN: 978-019-982818-0
France Alan 340; Pathways and crime prevention. ISBN: 978-1-84392-201-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas combinam a exposição dos conteúdos programáticos com a discussão da literatura científica relevante. Esta análise centrar-se-á gradualmente em torno do desenvolvimento de um plano de intervenção de carácter preventivo pelos estudantes. A introdução desta componente permitirá desenvolver a integração entre o conhecimento fundamental e vertente aplicada, fornecendo ainda a oportunidade para a aprendizagem e treino de competências técnicas relevantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Estudo autónomo 57,00
Frequência das aulas 24,00
Total: 81,00

Eligibility for exams

Sem presença obrigatória.

Calculation formula of final grade

A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da classificação no trabalho individual.

Provas e trabalhos especiais

Inexistentes.

Trabalho de estágio/projeto

Inexistentes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos termos do regulamento de avaliação do ciclo de estudos.

Melhoria de classificação

Nos termos do regulamento de avaliação do ciclo de estudos.

Observações

Doyle, O., Harmon, C., Heckman, J. & Tremblay, R. (2009). Investing in early human development: Timing and economic efficiency'. Economics and Human Biology, 7, 1-6.
Farrington, D. (2003). Developmental and life-course criminology: key theoretical and empirical issues – The 2002 Sutherland award address. Criminology, 41, 221–255.
D. Farrington (Ed.), (2005). Advances in criminological theory, Vol. 14. Integrated developmental and life-course theories of offending. New Brunswick: NJ: Transaction.
Farrington, D. & Welsh, C. (2007). Saving Children from a Life of Crime: Early Risk Factors and Effective Interventions. Oxford: Oxford University Press.
Homel, R. & France, A. (Eds.) (2007). Pathways and crime prevention : theory, policy and practice. Devon:Willan
Loeber, R. & Farrington, D. (Eds.) (2012). From juvenile delinquency to adult crime. Criminal careers, justice policy and prevention. New York: Oxford University Press.
Moffitt, T, (1993). “Life-course-persistent” and “adolescence-limited” antisocial behaviour: A
developmental taxonomy. Psychological Review, 100, 674−701.
Najman, J.,Aird, R. & Bor, W., O’Callaghan, M., Willians, G. & Shuttlewood, G.(2004). The generational transmission of socioeconomic inequalities in child cognitive development
and emotional health. Social Science and Medicine, 58, 1147–1158.
Negreiros, J. (2015). Intervenção na delinquência juvenil: Perspetivas psicoforenses. Curitiba. Editora CRV.
Petrill, A., Plomin, R. & Defries, J. (2003). Nature, Nurture, and the Transition to Early Adolescence. Oxford University Press.
Rutter, M. (2003). Crucial paths from risk indicator to causal mechanism. In B. Lahey, T. Moffitt & A. Caspi (Eds.), Causes of conduct disorder and juvenile delinquency (pp. 3-26). Guilford
press.
Sampson, R. & Laub, J. (2005). A Life-Course View of the Development of Crime. Annals of the American Academy of Political and Social Science, 602, 12-45.
Shonkoff, J. & Phillips, D.(2000). From Neurons to neighbourhoods: The Science of Early Childhood Development. Report of the Committee on Integrating the Science of Early Childhood Development. Washington DC: National Academy press.
Tremblay, R., Aken, M. & Koops, W. (2009). Development and prevention of behaviourproblems : from genes to social policy.Hove: Psychology Press.
Tremblay, R. & Hartup, W. (Eds.) (1987). Developmental origins of aggression New York : The Guilford Press.
Welsh & D. Farrington (Eds.) (2012). The Oxford Handbook of Crime Prevention. Oxford: Oxford University Press.
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