Prevenção Social e Desenvolvimental
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 15-05-2020) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objectives
Esta UC tem como objetivos: i) proporcionar uma abordagem dos desenvolvimentos mais relevantes no campo da prevenção social e desenvolvimental da delinquência e do comportamento antissocial; ii) desenvolver os conhecimentos e competências básicas de concepção e implementação de intervenções de acordo com os princípios da prevenção científica focada no conhecimento dos fatores de risco e dos fatores de proteção; iii) desenvolver uma perspetiva crítica sobre a transferência do conhecimento científico para as práticas e políticas de prevenção e intervenção na delinquência juvenil.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:
- Descrever as perspetivas mais relevantes sobre prevenção social e desenvolvimental, com base na investigação teórica, empírica e avaliativa.
- Descrever os fundamentos para o desenvolvimento de intervenções e programas de que visam a prevenção dos comportamentos antissociais e delinquentes.
- Descrever os principais modelos de programas desenvolvimentais em termos da sua fundamentação, objetivos, e estratégias.
- Elaborar programas de prevenção desenvolvimental.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
I-PREVENÇÃO DA DELINQUÊNCIA JUVENIL
Conceitos de prevenção, prevenção social e prevenção desenvolvimental.Princípios e características dos programas eficazes de prevenção da delinquência juvenil. Estratégias para a implementação de programas eficazes de prevenção da delinquência.
II-ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL
Definição. Problemas relacionados com a regulação emocional e controlo da raiva. Processamento da informação na criança agressiva. Pressupostos dos programas de regulação emocional e controlo da raiva. Competências de autocontrolo e de regulação emocional.Exemplos de intervenções e programas.
III- TREINO DO RACIOCÍNIO MORAL
A teoria do raciocínio moral de Kohlberg (1981). Delinquência juvenil e raciocínio moral. O modelo de Goldstein e col. (1988). Crenças antissociais e delinquência. Distorções cognitivas e desenvolvimento moral. Programas de intervenção na delinquência juvenil baseados no treino do raciocínio moral.Exemplos de intervenções e programas.
IV- INTERVENÇÕES FAMILIARES NA DELINQUÊNCIA JUVENIL
A relação família e delinquência. Programas de intervenção familiar. Eficácia das intervenções familiares.
Bibliografia Obrigatória
Welsh Brandon C. 340;
The^Oxford handbook of crime prevention. ISBN: 978-0-19-539882-3
Tremblay Richard E. 340;
Development and prevention of behaviour problems. ISBN: 978-1-84872-007-7
Farrington David P.;
Saving children from a life of crime. ISBN: 978-0-19-530409-1
Loeber Rolf 340;
From juvenile delinquency to adult crime. ISBN: 978-019-982818-0
France Alan 340;
Pathways and crime prevention. ISBN: 978-1-84392-201-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas combinam a exposição dos conteúdos programáticos com a discussão da literatura científica relevante. Esta análise centrar-se-á gradualmente em torno do desenvolvimento de um plano de intervenção de carácter preventivo pelos estudantes. A introdução desta componente permitirá desenvolver a integração entre o conhecimento fundamental e vertente aplicada, fornecendo ainda a oportunidade para a aprendizagem e treino de competências técnicas relevantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Time (Hours) |
Estudo autónomo |
57,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Total: |
81,00 |
Eligibility for exams
Sem presença obrigatória.
Calculation formula of final grade
A nota final, numa escala de 0 a 20, é obtida através da classificação no trabalho individual.
Provas e trabalhos especiais
Inexistentes.
Trabalho de estágio/projeto
Inexistentes.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos termos do regulamento de avaliação do ciclo de estudos.
Melhoria de classificação
Nos termos do regulamento de avaliação do ciclo de estudos.
Observações
Doyle, O., Harmon, C., Heckman, J. & Tremblay, R. (2009). Investing in early human development: Timing and economic efficiency'. Economics and Human Biology, 7, 1-6.
Farrington, D. (2003). Developmental and life-course criminology: key theoretical and empirical issues – The 2002 Sutherland award address. Criminology, 41, 221–255.
D. Farrington (Ed.), (2005). Advances in criminological theory, Vol. 14. Integrated developmental and life-course theories of offending. New Brunswick: NJ: Transaction.
Farrington, D. & Welsh, C. (2007). Saving Children from a Life of Crime: Early Risk Factors and Effective Interventions. Oxford: Oxford University Press.
Homel, R. & France, A. (Eds.) (2007). Pathways and crime prevention : theory, policy and practice. Devon:Willan
Loeber, R. & Farrington, D. (Eds.) (2012). From juvenile delinquency to adult crime. Criminal careers, justice policy and prevention. New York: Oxford University Press.
Moffitt, T, (1993). “Life-course-persistent” and “adolescence-limited” antisocial behaviour: A
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Najman, J.,Aird, R. & Bor, W., O’Callaghan, M., Willians, G. & Shuttlewood, G.(2004). The generational transmission of socioeconomic inequalities in child cognitive development
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Negreiros, J. (2015). Intervenção na delinquência juvenil: Perspetivas psicoforenses. Curitiba. Editora CRV.
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Shonkoff, J. & Phillips, D.(2000). From Neurons to neighbourhoods: The Science of Early Childhood Development. Report of the Committee on Integrating the Science of Early Childhood Development. Washington DC: National Academy press.
Tremblay, R., Aken, M. & Koops, W. (2009). Development and prevention of behaviourproblems : from genes to social policy.Hove: Psychology Press.
Tremblay, R. & Hartup, W. (Eds.) (1987). Developmental origins of aggression New York : The Guilford Press.
Welsh & D. Farrington (Eds.) (2012). The Oxford Handbook of Crime Prevention. Oxford: Oxford University Press.