| Código: | MD137 | Acronym: | CA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Direito |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Direito |
| Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MD | 27 | Plano Oficial MD do ano letivo 2016 | 1 | - | 7,5 | - |
Nesta unidade curricular estarão sob atenta observação e estudo, à luz do novo Código
de Processo nos Tribunais Administrativos (CPTA) e do novo Estatuto dos Tribunais
Administrativos e Fiscais (ETAF), o âmbito da jurisdição administrativa, a organização e funcionamento dos tribunais
administrativos e fiscais e os meios jurisdicionais de acesso à justiça administrativa.
Procura-se incutir nos estudantes uma atitude genuinamente crítica e criativa.
Concluída a unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
(i) pensar sobre as normas no próprio contexto da sua aplicação;
(ii) refletir criativamente sobre as categorias e institutos jurídicos;
(iii) fazer uso dos conhecimentos científicos transmitidos para resolver
qualquer tipo de problemas, de natureza dogmática ou prática,
sobre o âmbito da jurisdição administrativa e os meios jurisdicionais de
acesso à justiça administrativa.
I – AS GARANTIAS ADMINISTRATIVAS E O CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO DE GARANTIA DO CIDADÃO E DA ADMINISTRAÇÃO
II – NOÇÃO E ÂMBITO DA JURISDIÇÃO ADMINISTRATIVA
III– A AÇÃO ADMINISTRATIVA:
- O OBJETO DA NOVA AÇÃO ADMINISTRATIVA
- EM ESPECIAL, A IMPUGNAÇÃO DE ATOS ADMINISTRATIVOS E DE NORMAS REGULAMENTARES E O PEDIDO DE CONDENAÇÃO FACE A OMISSÕES ILEGAIS
V – OS PROCESSOS PRINCIPAIS URGENTES
VI – OS PROCESSOS CAUTELARES
VII – OS PROCESSOS EXECUTIVOS
VIII – MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
Serão adotados os seguintes métodos pedagógicos:
(i) método expositivo, utilizado na transmissão de informação eminentemente teórica;
(ii) método demonstrativo, pelo qual se privilegia a aprendizagem do saber-fazer;
(iii) método interrogativo, caracterizado por levar os estudantes a descobrir,
progressivamente, os diversos elementos/argumentos de um assunto, recorrendo a uma
sucessão cuidadosa de questões,criada pelo docente, cuja natureza e nível devem ser adaptados
aos conhecimentos prévios do grupo;
(iv) método ativo, pelo qual os estudantes tornam-se participantes da aula, discutindo os problemas e pesquisando soluções;
(v) método dos casos, que permite que a aula se desenvolva em torno da resolução, pelos estudantes,
de um caso prático, construído de forma a provocar a discussão dos temas abordados.
Tipo de aulas: Teórico-práticas
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Time (Hours) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 0,00 |
| Frequência das aulas | 0,00 |
| Total: | 0,00 |
A classicação final da unidade curricular resultará da classificação obtida no exame final escrito realizado no final do 1.º semestre, nos termos do artigo 7.º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Segundo Ciclo de Estudos em Direito da FDUP, sem prejuízo da realização de melhoria de classificação nos termos do artigo 13.º do mesmo Regulamento.