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Modelos de Intervenção em Criminologia II

Código: C303     Acronym: MIC II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 15-05-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 53 Plano Oficial LCRI 3 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

Conhecer os desenvolvimentos das políticas de reabilitação e respetivas estratégias enquadrando-as e analisando-as no contexto das transformações sociais, políticas e das perspetivas ideológicas. Ser capaz de identificar e caracterizar os principais modelos de reabilitação em populações delinquentes específicas e conhecer as condições da sua implementação e avaliação.

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecimento dos racionais teóricos subjacentes às intervenções reabilitativas; - Conhecimento dos processos de avaliação de programas; - Adquirir competências para conceber programas de intervenção específicos

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhum

Programa

I. Modelos de intervenção em reabilitação de ofensores

II. Programas de Intervenção dirigidos a jovens delinquentes violentos: 1) Evolução dos referenciais teóricos e racionais de intervenção 2) Implementação e avaliação de programas.

III. Programas de intervenção dirigidos a delinquentes no âmbito da violência doméstica: 1) Evolução dos referenciais teóricos e racionais de intervenção 2) Implementação e avaliação de programas

IV. Programas de intervenção dirigidos a delinquentes sexuais: 1) Evolução dos referenciais teóricos e racionais de intervenção 2) Implementação e avaliação de programas

V. Programas de intervenção dirigidos a delinquentes com distúrbios psicológicos e dependência de substâncias: 1) Evolução dos referenciais teóricos e racionais de intervenção 2) Implementação e avaliação de programas

Bibliografia Obrigatória

Maletzky Barry M.; Treating the sexual offender. ISBN: 0-8039-3662-1
Marshall W. L.; Cognitive behavioural treatment of sexual offenders. ISBN: 0-471-97566-4
Marshall W. L. 340; Sexual offender treatment. ISBN: 0-470-86774-4
Andrews D. A. 1941-; The^psychology of criminal conduct. ISBN: 1-59345-321-3
Hollin Clive R.; Handbook of offender assessment and treatment. ISBN: 0-471-98858-8
Hollin Clive R. 340; Offending behaviour programmes. ISBN: 978-0-470-02336-5
Moore Robin 070; Managing persistent and serious offenders in the community. ISBN: 1-84392-181-2
Quinsey Vernon L. 070; Violent offenders. ISBN: 1-55798-495-6
Bernfeld Gary A. 340; Offender rehabilitation in practice. ISBN: 0-471-72026-7
McGuire James 340; Offender rehabilitation and treatment. ISBN: 0-471-89967-4
McNeill Fergus 340; Offender supervision. ISBN: 978-1-84392-936-9
Ward Tony; Rehabilitation. ISBN: 978-0-415-38643-2
Miller W., Rollnick, S; Motivational interviewing: helping people change, Guilford Press, 2012
Tremblay Richard E. 340; Developmental origins of aggression. ISBN: 1-59385-110-3
Goldstein Arnold P 340; New perspectives on aggression replacement training. ISBN: 0-470-85493-6
Lipsey, M. W. ; Improving the effectiveness of juvenile justice programs: A new perspective on evidence-based practice, Center for Juvenile Justice Reform, 2010
Garrido, V. and Morales, L.A. ; Serious (violent and chronic) juvenile offenders: a Systematic Review of treatment effectiveness in secure corrections., The Campbell Collaboration , 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas-práticas em que são descritos e discutidos os principais conteúdos programáticos e realizados trabalhos em grupo de concepção de um programa de intervenção. A orientação tutorial incide especialmente sobre esta componente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 50,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Eligibility for exams

Cf. Regulamentos em vigor

Calculation formula of final grade

A avaliação nesta unidade curricular contempla as seguintes duas componentes (com os correspondentes pesos no cálculo da classificação final):
a) Exame final: prova escrita individual e de realização obrigatória (peso de 60% na classificação final);
b) Avaliação distribuída: Trabalhos práticos de grupo, compostos por um relatório final escrito
de, no máximo, 20 páginas dirigido à conceção de um programa de intervenção (peso de 40% na classificação final).

NOTA: A aprovação na componente prática é um pré-requisito para a admissão à prova escrita de exame final. A conclusão com sucesso da U.C. pressupõe que o estudante obtenha pelo menos 8 valores em cada uma das componentes de avaliação e que a nota final seja igual ou superior a 10 valores.

Nos casos dos estudantes dispensados da frequência das aulas, a apresentação do exercício prático realizar-se-á em data e horário a fixar oportunamente.

Provas e trabalhos especiais

Nenhum

Trabalho de estágio/projeto

Nenhum

Avaliação especial (TE, DA, ...)

conforme regulamentos em vigor

Melhoria de classificação

conforme regulamentos em vigor

Observações

Nenhuma
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