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Métodos Qualitativos

Código: C209     Acronym: METQL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos de Investigação Científica

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 15-05-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 38 Plano Oficial LCRI 2 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

A UC constitui uma introdução à Investigação Qualitativa em ciências sociais e na criminologia. No final da UC, os estudantes devem ter adquirido:

- Uma perspetiva histórica da emergência e desenvolvimentos da Investigação Qualitativa no quadro dos paradigmas epistemológicos e teóricos das ciências sociais;
- Conhecimento da lógica do processo de Investigação Qualitativa, e da relação estreita entre opções metodológicas e princípios teórico-epistemológicos;
- Competências básicas ao nível da conceção e planeamento de uma pesquisa qualitativa, no estudo do crime, do desvio e do controlo social;
- Competências ao nível da aplicação dos métodos qualitativos, na dupla vertente da recolha e da análise dos dados.

Resultados de aprendizagem e competências

Ver Objetivos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N.A.

Programa

I. Introdução à Investigação Qualitativa:
1. Enquadramento histórico e epistemológico da Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais;
2. A Investigação Qualitativa no estudo do Crime, do Desvio e do Controlo Social;
3. Questões de qualidade na Investigação Qualitativa: critérios e procedimentos.


II. O Processo de Investigação Qualitativa

1. O planeamento de uma pesquisa qualitativa:
a) Teoria, delimitação dos objetivos e questões de investigação;
b) Design da investigação e tipos de estudos;
c) Relação entre questões de investigação, metodologias e métodos;
d) A circularidade do processo de pesquisa.

2. Processos de amostragem na Investigação Qualitativa.

3. Métodos de recolha de dados:
a) Observação;
b) Entrevista qualitativa e Focus Group;
c) O uso de documentos na Investigação Qualitativa.

4. A análise de dados em Investigação Qualitativa:
a) Métodos e técnicas de análise de dados qualitativos;
b) Pluralidade e complementaridade.

 

Bibliografia Obrigatória

Denzin Norman K. 340; Handbook of qualitative research. ISBN: 0-8039-4679-1
Flick Uwe; Métodos qualitativos na investigação científica. ISBN: 972-9413-67-3
Hagan Frank E.; Research methods in criminal justice and criminology. ISBN: 0-205-44739-2
King Roy D. 340; Doing research on crime and justice. ISBN: 978-0-19-928762-8
Mason Jennifer; Qualitative researching. ISBN: 0-8039-8986-5

Bibliografia Complementar

Bardin Laurence; Análise de conteúdo. ISBN: 978-972-44-1320-4
Virginia Braun; Successful qualitative research: a practical guide for beginners. ISBN: 978-1-84787-581-5
Glaser Barney G.; The^discovery of Grounded Theory. ISBN: 0-202-30260-1
Barney G. Glaser; Theoretical sensitivity
Hammersley Martyn; Ethnography. ISBN: 0-415-08664-7
Krippendorff Klaus; Content analysis. ISBN: 0-7619-1545-1
Kvale Steinar; Interviews. ISBN: 978-0-7619-2542-2
Rubin Herbert J.; Qualitative interviewing. ISBN: 0-8039-5096-9
Silverman David; Doing qualitative research. ISBN: 7619-5823-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino alia a exposição dos conteúdos  à realização de exercícios práticos de aplicação dos conhecimentos sobre o processo de investigação, nomeadamente, ao nível dos métodos de recolha e análise de dados.
Procura-se, ainda, exercitar competências de análise de estudos qualitativos através da leitura e discussão de artigos científicos.
A abordagem etnográfica é introduzida a partir de exercícios orientados de observação em contexto natural (horas TC).

A componente de AD incide nos exercícios práticos propostos: i) Realização de uma observação não-participante sem grelha; ii) Construção e aplicação de instrumentos de recolha de dados, enquadrados no desenho de uma pesquisa qualitativa; iii) Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem desenvolvido ao longo do semestre.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Estudo autónomo 104,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho laboratorial 18,00
Total: 162,00

Eligibility for exams

N.A.

Calculation formula of final grade

Os elementos de ponderação para a avaliação são: 1. Com a ponderação de 30% da classificação, um trabalho individual que consistirá na realização, registo e análise de uma observação não-participante sem grelha; 2. Com a ponderação de 50% da classificação, a construção e aplicação de dois instumentos de recolha de dados - uma grelha de observação e um guião de entrevista -, enquadrados no desenho de uma pesquisa qualitativa. Esta segunda componente poderá ser realizada individualmente ou em grupo; 3. Com a ponderação de 20% da classificação, a realização de uma reflexão crítica individual sobre o processo de aprendizagem desenvolvido ao longo do semestre nesta UC.

A classificação final da UC corresponde à média ponderada, e arredondada, das classificações obtidas nos três elementos de avaliação referidos. Cada uma das três componentes da Avaliação Distribuída serão classificadas numa escala de 0 a 20 valores. A aprovação na UC supõe a obtenção de pelo menos 8 valores em cada uma das três componentes da Avaliação Distribuída, e a nota final terá de ser igual ou superior a 10.

(Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Primeiro Ciclo de Estudos em Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto)

Melhoria de classificação

Os estudantes que desejem fazer melhoria de classificação terão de realizar um teste escrito em data a designar na época de exames.

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