Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > C102

Criminologia Experimental

Código: C102     Acronym: CEXP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 15-05-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 58 Plano Oficial LCRI 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

-Introduzir os estudantes ao pensamento crítico e ao raciocínio científico, mais concretamente o raciocínio experimental aplicado aos objetos de estudo da criminologia.

-Dar a conhecer os domínios de aplicação da criminologia experimental.

-Desenvolver as capacidades de aplicação do conhecimento a problemas no domínio da criminologia.

-Transmitir o conhecimento desenvolvido sobre crime, justiça e segurança produzido nos últimos vinte e cinco anos por um novo campo de investigação criminológica designado, a partir de 1999, por “Criminologia Experimental”.

-Introduzir os estudantes aos estudos experimentais laboratoriais e às suas aplicações no domínio da criminologia, designadamente na sua articulação com as áreas da psicofisiologia.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Unidade Curricular, os estudantes devem ter adquirido:


-Conhecimentos sobre o crime,  a justiça e a segurança produzidos nos últimos vinte e cinco anos por um novo campo de investigação criminológica designado, a partir de 1999, por “Criminologia Experimental”.

- Competências de aplicação do método experimental aos objetos de estudo da Criminologia.

- Competências de compreensão e planificação no domínio da avaliação de programas de intervenção na área do crime, da justiça e da segurança.

- Conhecimentos sobre os estudos experimentais laboratoriais, designadamente dos estudos de natureza psicofisiológica com relevância para a criminologia.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa


  1. O Método Experimental


1.1. Breve contextualização epistemológica


1.2. Noção de Causalidade: descrição causal e explicação causal


1.3. O ciclo da Investigação Científica Experimental


1.4. Tipos de validade


1.5. Tipos de desenho experimentais



  1. Criminologia experimental


2.1. Condições de emergência e desenvolvimento da criminologia experimental.


2.2. O movimento “evidence-based”


2.3. A experimentação randomizada na área do crime e da justiça.


2.4. As investigações quasi-experimentais e pré-experimentais


2.5. Critérios para uma organização dos conhecimentos da criminologia experimental.



  1. Criminologia Experimental Laboratorial.


3.1 Domínios de estudo e de aplicação.


3.2. Aplicações à criminologia e ao estudo do comportamento humano.



  1. Questões éticas na Criminologia Experimental.

Bibliografia Obrigatória

Andreassi J; Psychophysiology: Human Behavior & Physiological Response, Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2000. ISBN: 0-8058-2832-X
Bernard Claude; Introdução à medicina experimental. ISBN: 9726651719
Brandon C. Welsh; Experimental criminology. ISBN: 978-1-107-61413-0
Bushway Shawn 340; Quantitative methods in criminology. ISBN: 0-7546-2446-3
Campbell Donald T.; Experimental and quasi-experimental designs for research. ISBN: ISBN 0-395-30787-2
Hagan Frank E.; Research methods in criminal justice and criminology. ISBN: 0-205-44739-2
Piquero Alex R. 340; Handbook of quantitative criminology. ISBN: 978-0-387-77649-1
Raine Adrian; The psychopathology of crime. ISBN: ISBN 0-12-576155-4
Silva Augusto Santos 1956- 340; Metodologia das ciências sociais

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A distribuição equivalente do tempo de contacto entre aulas teóricas e aulas práticas de laboratório é justificada pela própria natureza da Criminologia Experimental.
Nas aulas teóricas serão expostos e discutidos com os alunos os principais conteúdos programáticos. Nas sessões de ensino prático e laboratorial (PL) os estudantes serão iniciados nos estudos experimentais laboratoriais, nas suas técnicas e instrumentos, nomeadamente no conhecimento dos fundamentos e aplicabilidades da psicofisiologia, e outras áreas experimentais para o estudo multidisciplinar no domínio da criminologia. Serão analisados e discutidos pelos alunos trabalhos experimentais provenientes de fontes documentais (artigos científicos) previamente preparados por cada estudante.

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ética nas ciências sociais
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia
Ciências Sociais > Criminologia
Ciências Naturais
Ciências da Saúde > Neurociências
Ciências Naturais > Ética nas ciências sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 35,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 90,00

Eligibility for exams

A componente de avaliação distribuída consistirá na realização de um trabalho de revisão e apresentação oral de um artigo científico no âmbito da Criminologia Experimental. Esta componente tem um peso de 40% na Avaliação final. Trabalho obrigatório para ter acesso ao exame final (classificação mínima de 8 valores)

Calculation formula of final grade

Classificação Final = 0,60xEF + 0,40xAD, onde EF e AD designam, respectivamente, classificação do Exame Final e classificação no trabalho de Avaliação Distribuída.

Provas e trabalhos especiais

NA

Trabalho de estágio/projeto

N.A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos termos da lei e dos regulamentos em vigor.

Melhoria de classificação

Cfr regulamento geral

Observações

NA
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-03 às 01:29:42 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico