Código: | MCO107 | Acronym: | JRV |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Criminologia |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MC | 23 | Plano Oficial do ano letivo 2017 | 1 | - | 3 | - |
A UC tem como objetivos centrais proporcionar a abordagem dos principais desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre as práticas e processos de justiça restaurativa e respetiva institucionalização no quadro dos sistemas de justiça criminal. Privilegiar-se-á, nesta abordagem, a articulação entre os desenvolvimentos da justiça restaurativa e as perspetivas vitimológicas.
Assim, no final da UC, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- Desenvolver uma abordagem compreensiva e crítica da justiça restaurativa, fundada no conhecimento das principais linhas de investigação teórica e empírica.
- Conhecer os modelos e práticas de justiça restaurativa, e a sua inscrição nas políticas criminais e nos sistemas de justiça a nível internacional, situando esses desenvolvimentos num quadro teórico;
-Conhecer os princípios, técnicas e processos de mediação vítima-ofensor no quadro das práticas de JR a nível internacional;
- Conhecer a investigação avaliativa das práticas de JR.
- Reconhecer e formular questões relacionadas com a investigação fundamental e aplicada no tema.
Espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar os princípios e as perspetivas teóricas centrais que enquadram o campo da justiça restaurativa, os seus desenvolvimentos sociais e institucionais a nível internacional.
Perspectivar a mediação vítima-ofensor no quadro das práticas de justiça restaurativa, conhecer os processos de mediação e exercitar competências de mediação.
Conhecer os debates e as abordagens críticas sobre a justiça restaurativa e a mediação
3.2. Processos de justiça restaurativa: a prática de mediação em contexto criminal.
Aulas que combinam a exposição dos conteúdos programáticos com a análise e discussão de bibliografia internacional relevante, designadamente literatura científica, textos legais, e relatórios técnicos. Releva-se a discussão de questões teóricas e metodológicas que se referem à investigação científica no domínio.
Procura-se ainda introduzir os estudantes à prática da mediação através do recurso a técnicas de observação e de role-playing. A ligação entre as sessões teóricas e práticas fornece uma abordagem mais integrada dos resultados de aprendizagem estabelecidos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Prova oral | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Time (Hours) |
---|---|
Trabalho escrito | 10,00 |
Total: | 10,00 |
Bibliografia:
Aertsen, I., Daems, T. & Robert, L. (Eds.) (2006). Institutionalizing restorative justice. Devon : Willan Publishing
Dignan, J. (2005). Understanding victims and restorative justice. Bershire : Open University Press
Johnstone, G. & Van Ness D. (Eds) (2007), Handbook of Restorative Justice. Devon: Willan Publishing
Shapland, J., Atkinson, A. Atkinson, H., Colledge, E., Dignan, J., Howes, M., Johnstone, J., Robinson, G., & Sorsby, A. (2006). Situating restorative justice within criminal justice. Theoretical Criminology,10(4),505–532.
Walklate, S. (Ed.) (2008). Handbook of victims and victimology. Devon: Willan Publishing
Umbreit, M. S (2000).Handbook of Victim Offender Mediation. S. Francisco: Jossey-Bass.
Walgrave, L. (2002).Restorative justice and the law. Devon:Willan.
Walgrave, L. (2008).Restorative justice, self-interest and responsible citizenship. Devon:Willan.