Prevenção Situacional e Comunitária
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objectives
São objetivos desta Unidade Curricular:
-Saber definir conceptualmente e identificar as principais orientações teóricas subjacentes à prevenção situacional e à prevenção comunitária do crime.
-Ser capaz de identificar as diferentes políticas, modelos e lógicas de intervenção subjacentes a cada um dos tipos de prevenção criminal.
- Conhecer os principais programas de prevenção situacional e comunitária quer ao nível nacional, quer ao nível internacional.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:
- Enquadrar teóricamente as perspetivas que orientam a prevenção situacional e comunitária.
-Conhecer os principais programas de prevenção situacional e comunitária quer ao nível nacional, quer ao nível internacional.
-A partir de exemplos concretos identificar as diferentes políticas, modelos e lógicas de intervenção subjacentes a cada um dos tipos de prevenção criminal.
-Desenvolver uma proposta de plano de prevenção situacional e/ou comunitária.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
I-O conceito de Prevenção Criminal e Segurança e os diferentes modelos de prevenção criminal.
II-Prevenção Situacional do Crime
- Definição e delimitação conceptual.
- Principais orientações teóricas: Teoria da Escolha Racional, Teoria das Atividades de Rotina, Teoria dos Estilos de Vida e Criminologia Ambiental.
- Principais metodologias de ação e técnicas associadas a este tipo de prevenção: CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design), Policiamento e Videovigilância.
- Políticas, Práticas e Avaliação do Impacto.
- Estudos de caso relevantes.
III-Prevenção Comunitária
- Definição e delimitação conceptual. Definição de comunidade e de prevenção comunitária.
- Principais orientações teóricas e conceptuais subjacentes: desorganização social/eficácia coletiva, Broken Windows, Atividade de rotinas.
- A importância do território/comunidade e das suas estruturas sociais.
- Os principais paradigmas da prevenção comunitária. A lógica do partenariado e do trabalho em rede.
- Políticas, Práticas e Avaliação do Impacto (e.g. Policiamento comunitário)
- Estudos de caso relevantes.
Bibliografia Obrigatória
Clarke Ronald V.;
Situational crime prevention. ISBN: 0-911577-38-6
Clarke Ronald V.;
Crime prevention studies. ISBN: 1-881798-00-3
Clarke Ronald V.;
Become a problem solving crime analyst. ISBN: 978-0-9545607-0-6
Crawford Adam;
Crime prevention and community safety
Crawford Adam;
The^local governance of crime. ISBN: 0-19-829845-5
Hughes Gordon;
The^politics of crime and community. ISBN: 0-333-78697-1
Hughes Gordon 340;
Crime prevention and community safety. ISBN: 0-7619-7409-1
Hughes Gordon 340;
Crime control and community. ISBN: 1-903240-54-9
Ocqueteau Frédéric 300;
Community policing et zero tolerance à New-York et Chicago. ISBN: 2-11-005293-7
Skogan Wesley G.;
Community policing. ISBN: 0-534-62505-3
Sherman Lawrence W. 340;
Evidence-based crime prevention. ISBN: 0-415-40102-X
Welsh Brandon C. 340;
The^Oxford handbook of crime prevention. ISBN: 978-0-19-539882-3
Crowe Timothy;
Crime prevention through environmental design. ISBN: 0-7506-7198-X
Tilley Nick 340;
Handbook of crime prevention and community safety. ISBN: 978-1-84392-146-2
Brantingham Paul J. 340;
Environmental criminology. ISBN: 0-88133-539-8
Observações Bibliográficas
Esta bibliografia será complementada com artigos científicos selecionados pelas docentes e estudantes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas. Nas aulas serão expostos e discutidos os principais conteúdos programáticos com a análise de artigos científicos e também relatórios técnico-científicos que ilustram os principais modelos de prevenção e questões subjacentes a estes modelos (e.g. estudos de avaliação). Por outro lado, serão discutidos com os estudantes exemplos de diferentes estratégias de prevenção criminal, que a partir da análise de casos específicos (ao nível nacional e/ou internacional) convergirá para a realização de um trabalho escrito final que será alvo de avaliação.
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída, com a elaboração de um teste final.
As metodologias de ensino articulam a exposição dos conteúdos programáticos com a análise de artigos científicos e relatórios técnicos designadamente através da identificação, caracterização e discussão dos principais modelos de prevenção da criminalidade, dos seus enquadramentos teóricos e das políticas de prevenção da criminalidade.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Time (Hours) |
Estudo autónomo |
25,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Trabalho escrito |
32,00 |
Total: |
81,00 |
Eligibility for exams
Cf. Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Ciclo de Estudos.
Calculation formula of final grade
A nota obtida no teste no âmbito da Avaliação Distribuída tem ponderação de 100% na classificação final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Cf. Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Ciclo de Estudos.
Melhoria de classificação
Cf. Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Ciclo de Estudos.
Observações
Não se aplica