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Prevenção Situacional e Comunitária

Código: MCO103     Acronym: PSC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MC 13 Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 3 -

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objectives

São objetivos desta Unidade Curricular:
-Saber definir conceptualmente e identificar as principais orientações teóricas subjacentes à prevenção situacional e à prevenção comunitária do crime.

-Ser capaz de identificar as diferentes políticas, modelos e lógicas de intervenção subjacentes a cada um dos tipos de prevenção criminal.

- Conhecer os principais programas de prevenção situacional e comunitária quer ao nível nacional, quer ao nível internacional.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:
- Enquadrar teóricamente as perspetivas que orientam a prevenção situacional e comunitária.
-Conhecer os principais programas de prevenção situacional e comunitária quer ao nível nacional, quer ao nível internacional.
-A partir de exemplos concretos identificar as diferentes políticas, modelos e lógicas de intervenção subjacentes a cada um dos tipos de prevenção criminal.
-Desenvolver uma proposta de plano de prevenção situacional e/ou comunitária.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

I-O conceito de Prevenção Criminal e Segurança e os diferentes modelos de prevenção criminal.

II-Prevenção Situacional do Crime

  1. Definição e delimitação conceptual.
  2. Principais orientações teóricas: Teoria da Escolha Racional, Teoria das Atividades de Rotina, Teoria dos Estilos de Vida e Criminologia Ambiental.
  3. Principais metodologias de ação e técnicas associadas a este tipo de prevenção: CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design), Policiamento e Videovigilância.
  4. Políticas, Práticas e Avaliação do Impacto.
  5. Estudos de caso relevantes.
III-Prevenção Comunitária
  1. Definição e delimitação conceptual. Definição de comunidade e de prevenção comunitária.
  2. Principais orientações teóricas e conceptuais subjacentes: desorganização social/eficácia coletiva, Broken Windows, Atividade de rotinas.
  3. A importância do território/comunidade e das suas estruturas sociais.
  4. Os principais paradigmas da prevenção comunitária. A lógica do partenariado e do trabalho em rede.
  5. Políticas, Práticas e Avaliação do Impacto (e.g. Policiamento comunitário)
  6. Estudos de caso relevantes.

Bibliografia Obrigatória

Clarke Ronald V.; Situational crime prevention. ISBN: 0-911577-38-6
Clarke Ronald V.; Crime prevention studies. ISBN: 1-881798-00-3
Clarke Ronald V.; Become a problem solving crime analyst. ISBN: 978-0-9545607-0-6
Crawford Adam; Crime prevention and community safety
Crawford Adam; The^local governance of crime. ISBN: 0-19-829845-5
Hughes Gordon; The^politics of crime and community. ISBN: 0-333-78697-1
Hughes Gordon 340; Crime prevention and community safety. ISBN: 0-7619-7409-1
Hughes Gordon 340; Crime control and community. ISBN: 1-903240-54-9
Ocqueteau Frédéric 300; Community policing et zero tolerance à New-York et Chicago. ISBN: 2-11-005293-7
Skogan Wesley G.; Community policing. ISBN: 0-534-62505-3
Sherman Lawrence W. 340; Evidence-based crime prevention. ISBN: 0-415-40102-X
Welsh Brandon C. 340; The^Oxford handbook of crime prevention. ISBN: 978-0-19-539882-3
Crowe Timothy; Crime prevention through environmental design. ISBN: 0-7506-7198-X
Tilley Nick 340; Handbook of crime prevention and community safety. ISBN: 978-1-84392-146-2
Brantingham Paul J. 340; Environmental criminology. ISBN: 0-88133-539-8

Observações Bibliográficas

Esta bibliografia será complementada com artigos científicos selecionados pelas docentes e estudantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas. Nas aulas serão expostos e discutidos os principais conteúdos programáticos com a análise de  artigos científicos e também relatórios técnico-científicos que ilustram os principais modelos de prevenção e questões subjacentes a estes modelos (e.g. estudos de avaliação). Por outro lado, serão discutidos com os estudantes exemplos de diferentes estratégias de prevenção criminal, que a partir da análise de casos específicos (ao nível nacional e/ou internacional) convergirá para a realização de um trabalho escrito final que será alvo de avaliação.

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída, com a elaboração de um teste final.

As metodologias de ensino articulam a exposição dos conteúdos programáticos com a análise de artigos científicos e relatórios técnicos designadamente através da identificação, caracterização e discussão dos principais modelos de prevenção da criminalidade, dos seus enquadramentos teóricos e das políticas de prevenção da criminalidade.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 24,00
Trabalho escrito 32,00
Total: 81,00

Eligibility for exams

Cf. Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Ciclo de Estudos.

Calculation formula of final grade

A nota obtida no teste no âmbito da Avaliação Distribuída tem ponderação de 100% na classificação final.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Cf. Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Ciclo de Estudos.

Melhoria de classificação

Cf. Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Ciclo de Estudos.

Observações

Não se aplica
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