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Comportamento Antissocial e Criminal

Código: MC118     Acronym: CAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 17-09-2018 a 14-12-2018)

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MC 41 Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 3 - 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objectives

Com esta UC pretende-se que os estudantes aprofundem conhecimento no domínio da Criminologia etiológica e diferencial, e contactem diretamento com os principais trabalhos produzidos no âmbito do estudo da etiologia do comportamento antissocial e criminal.

Para cada um dos modelos e perspetivas abordados, serão estudados textos fundacionais, bem como investigação empírica recente segundo a perspetiva, dando a conhecer em primeira mão os escritos originais dos autores.

Finalmente, os estudantes deverão reconhecer a interdisciplinaridade da Criminologia, através do contacto com modelos recentes integradores. 

Resultados de aprendizagem e competências

Após uma breve introdução crítica a conceitos chave no domínio do estudo do comportamento antissocial (Modulo I), os conteúdos programáticos pretendem transmitir uma visão histórica acerca dos fundamentos das principais teorias criminológicas (módulos II-IV), e uma visão de fundo de perspetivas integradoras mais atuais (VI, VII), passando por uma referência a conceitos da Psicologia e Biologia que constituem elementos-ponte (V). Através da abordagem de múltiplas escolas, em primeiro lugar numa perspetiva histórica, e num segundo momento através de um exercício de alargamento e integração transdisciplinar, os estudantes serão capazes de apreender a multiplicidade de orientações teóricas que caracterizam o estudo da etiologia do comportamento antissocial e criminal e valorizar os esforços recentes no sentido de alcançar perspetivas teóricas complexas, transdisciplinares, desenvolvimentais e multi-nivel. Finalmente, pretende-se, com os três módulos finais, munir os estudantes com as ferramentas conceptuais que lhes permitam estudar e compreender de forma aprofundada as publicações integradoras mais recentes acerca da origem e manutenção do comportamento antissocial.


Esta é uma unidade curricular em que se pretende que os estudantes adquiram conhecimento teórico de fundo acerca das principais teorias etiológicas do comportamento antisocial. Assim, torna-se necessário um trabalho de fundo de revisão teórica por parte dos estudentes..

Pretende-se ainda que os estudantes sejam capazes de realizar análises críticas avançadas, à luz da matéria abordada e do seu background específico. Deste modo, pede-se a elaboração de um trabalho prático de recensão crítica, que será considerado como elemento de avaliação e que será apresentado em aula.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

I - Norma, desvio, comportamento antissocial e crime

II - Breve referência às Teorias pré-classicas, e Escolas Clássica, Neo-clássica e Positivista

              Conceções pré-classicas de Crime

Escola Clássica

              Perspectivas Neo-classicas (Escolha Racional, Teoria das Atividades Rotineiras)

              Escola Positivista (Cartografia, Positivismo biológico e suas influências)

III – Teorias Estruturalistas/Sociais (em integração com temas de criminologia)

              Escola de Chicago/Teorias da Desorganização Social

              Perspectivas da Anomia

IV – Teorias de processos sociais (em integração com temas de criminologia)

              Teoria da Associação Diferencial

              Aprendizagem Social

              Teorias do Controlo Social

V – Teorias Psicológicas

Conceitos-chave da Psicologia para a compreensão do processo de tomada de decisão criminal

              Traços e dimensões da personalidade

                            Atitudes e formação de atitudes

                            Heurísticas e tomada de decisão

                            Moralidade e tomada de decisão

VI – Criminologia Biossocial

              Modelos evolucionários e comportamento antissocial

Estudos de genética comportamental e genética molecular

              Neurobiologia do comportamento antissocial e criminal

VII – Perspectivas desenvolvimentais

Bibliografia Obrigatória

Beaver, K., M., & Walsh, A ; Biosocial Theories of Crime, Ashgate, 2010
Blair James; The^psychopath. ISBN: 978-0-631-23336-7
Glicksohn Joseph 340; The^neurobiology of criminal behavior. ISBN: 0-7923-7674-9
Patrick Christopher J. 340; Handbook of psychopathy. ISBN: 1-59385-591-5
Walsh, A; Hemmens, C. ; Introduction to Criminology: A text/reader, SAGE, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas essencialmente baseadas em key-readings. Os estudantes complementarão a exposição teórica nas aulas, com a consulta e estudo de “readings” influentes em cada um dos módulos abordados. Serão selecionados pelos docentes os papers de revisão teórica considerados mais representativos de cada um dos módulos abordados, que deverão ser estudados, de uma aula para a outra, pelos estudantes. Os readings constituirão a preparação para a exposição crítica a ser abordada em espaço de aula.

O trabalho prático será constituído por uma recensão crítica de dois livros/Artigos representativos de um dos módulos abordados.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 81,00

Eligibility for exams

A nota final será uma função da avaliação obtida no trabalho entregue  (50%) e apresentação em aula (50%).

Calculation formula of final grade

Nota final = 100% trabalho pratico
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