Código: | MC118 | Acronym: | CAC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Criminologia |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MC | 41 | Plano Oficial do ano letivo 2017 | 1 | - | 3 | - | 81 |
Com esta UC pretende-se que os estudantes aprofundem conhecimento no domínio da Criminologia etiológica e diferencial, e contactem diretamento com os principais trabalhos produzidos no âmbito do estudo da etiologia do comportamento antissocial e criminal.
Para cada um dos modelos e perspetivas abordados, serão estudados textos fundacionais, bem como investigação empírica recente segundo a perspetiva, dando a conhecer em primeira mão os escritos originais dos autores.
Finalmente, os estudantes deverão reconhecer a interdisciplinaridade da Criminologia, através do contacto com modelos recentes integradores.
Após uma breve introdução crítica a conceitos chave no domínio do estudo do comportamento antissocial (Modulo I), os conteúdos programáticos pretendem transmitir uma visão histórica acerca dos fundamentos das principais teorias criminológicas (módulos II-IV), e uma visão de fundo de perspetivas integradoras mais atuais (VI, VII), passando por uma referência a conceitos da Psicologia e Biologia que constituem elementos-ponte (V). Através da abordagem de múltiplas escolas, em primeiro lugar numa perspetiva histórica, e num segundo momento através de um exercício de alargamento e integração transdisciplinar, os estudantes serão capazes de apreender a multiplicidade de orientações teóricas que caracterizam o estudo da etiologia do comportamento antissocial e criminal e valorizar os esforços recentes no sentido de alcançar perspetivas teóricas complexas, transdisciplinares, desenvolvimentais e multi-nivel. Finalmente, pretende-se, com os três módulos finais, munir os estudantes com as ferramentas conceptuais que lhes permitam estudar e compreender de forma aprofundada as publicações integradoras mais recentes acerca da origem e manutenção do comportamento antissocial.
Esta é uma unidade curricular em que se pretende que os estudantes adquiram conhecimento teórico de fundo acerca das principais teorias etiológicas do comportamento antisocial. Assim, torna-se necessário um trabalho de fundo de revisão teórica por parte dos estudentes..
Pretende-se ainda que os estudantes sejam capazes de realizar análises críticas avançadas, à luz da matéria abordada e do seu background específico. Deste modo, pede-se a elaboração de um trabalho prático de recensão crítica, que será considerado como elemento de avaliação e que será apresentado em aula.
I - Norma, desvio, comportamento antissocial e crime
II - Breve referência às Teorias pré-classicas, e Escolas Clássica, Neo-clássica e Positivista
Conceções pré-classicas de Crime
Escola Clássica
Perspectivas Neo-classicas (Escolha Racional, Teoria das Atividades Rotineiras)
Escola Positivista (Cartografia, Positivismo biológico e suas influências)
III – Teorias Estruturalistas/Sociais (em integração com temas de criminologia)
Escola de Chicago/Teorias da Desorganização Social
Perspectivas da Anomia
IV – Teorias de processos sociais (em integração com temas de criminologia)
Teoria da Associação Diferencial
Aprendizagem Social
Teorias do Controlo Social
V – Teorias Psicológicas
Conceitos-chave da Psicologia para a compreensão do processo de tomada de decisão criminal
Traços e dimensões da personalidade
Atitudes e formação de atitudes
Heurísticas e tomada de decisão
Moralidade e tomada de decisão
VI – Criminologia Biossocial
Modelos evolucionários e comportamento antissocial
Estudos de genética comportamental e genética molecular
Neurobiologia do comportamento antissocial e criminal
VII – Perspectivas desenvolvimentais
Aulas essencialmente baseadas em key-readings. Os estudantes complementarão a exposição teórica nas aulas, com a consulta e estudo de “readings” influentes em cada um dos módulos abordados. Serão selecionados pelos docentes os papers de revisão teórica considerados mais representativos de cada um dos módulos abordados, que deverão ser estudados, de uma aula para a outra, pelos estudantes. Os readings constituirão a preparação para a exposição crítica a ser abordada em espaço de aula.
O trabalho prático será constituído por uma recensão crítica de dois livros/Artigos representativos de um dos módulos abordados.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Time (Hours) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Total: | 81,00 |