Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > C302

Modelos de Intervenção em Criminologia I

Código: C302     Acronym: MIC I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 17-09-2018 a 14-12-2018) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 46 Plano Oficial LCRI 3 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives



- Consolidar e aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes vertentes de prevenção em crianças, jovens e adultos com comportamentos antissociais, já introduzidos noutras disciplinas.
- Perspetivar criticamente a evolução da racionalidade e dos modelos de prevenção no comportamento antissocial no quadro das filosofias e políticas criminais.
- Conhecer os modelos de prevenção precoce do comportamento   antissocial em crianças, jovens, família e comunidade.
- Conhecer os programas e técnicas de prevenção  mais utilizadas em diferentes contextos e populações especificas e conhecer os resultados dos estudos de avaliação efetuados.

Resultados de aprendizagem e competências


- Conhecimento dos racionais teóricos subjacentes aos diferentes modelos de prevenção;
- Conhecimento de estratégias e metodologias de prevençao do comportamento antssocial;
- Adquirir competências para aplicar modelos e estratégias de prevenção a crianças e jovens com comportamentos antissociais em função da avaliação e eficácia demonstrada pela evidência empírica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à Avaliação de Programas de Intervenção
- Concepção de programas
- Avaliação de programas

2. Quadros de referência e níveis de prevenção


- Prevenção desenvolvimental/prevenção precoce baseada no risco

- Fatores de risco e fatores de proteção do comportamento antissocial
- Modelos comportamentais e cognitivo-comportamentais


3. Concetualização e implementação de programas de prevenção do comportamento antissocial

- Princípios, estratégias e práticas dos programas de prevenção do comportamento antissocial

- Programas de prevenção:
a. Nível individual: programas de enriquecimento intelectual pré-escolar e programas de treino de competências socais
b. Nível familiar: programas de educação parental e  programas de treino de competências parentais
c. Nível ambiental: programas de intervenção com pares e programas de intervenção escolar


4.Prevenção em contextos e populações específicas:

- Prevenção em Meio Escolar: problemáticas, práticas institucionais (formais e informais) e modelos de intervenção;
- Prevenção na Comunidade: noção de comunidade, contextos comunitários de risco e modelos de intervenção.

Bibliografia Obrigatória

McGuire James 340; What works. ISBN: 978-0-471-95686-0
Maguire Mike; The^Oxford handbook of criminology. ISBN: 0-19-876241-0
Farrington David P.; Saving children from a life of crime. ISBN: 978-0-19-530409-1
Welsh Brandon C. 340; The^Oxford handbook of crime prevention. ISBN: 978-0-19-539882-3
Sherman Lawrence W. 340; Evidence-based crime prevention. ISBN: 0-415-40102-X
Tilley Nick 340; Handbook of crime prevention and community safety. ISBN: 978-1-84392-146-2
Welsh Brandon C. 340; Preventing crime. ISBN: 978-0-387-69168-8
World Health Organization ; Evaluation of Psychoactive Substance Use Disorder Treatment: Workbook Series, World Health Organization, 2000
Home Office ; Passport to Evaluation v.2.0, Home Office, 2009
Rigby Ken; Bullying interventions in schools. ISBN: 978-0-86431-957-9

Bibliografia Complementar

Hendry Richard; Building and restoring respectful relationships in schools. ISBN: 978-0-415-54427-6
Beane Allan L.; Bullying prevention for schools. ISBN: 978-0-470-40701-1
Hendry Richard; Building and restoring respectful relationships in schools. ISBN: 978-0-415-54427-6
Morrison Brenda; Restoring safe schools communities. ISBN: 978-1-86287-477-0
Swearer Susan M.; Bullying prevention and intervention. ISBN: 978-1-60623-021-3
The National Centre for Restorative Approaches in Youth Settings Transforming Conflict; Restorative approaches in schools

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas em que se complementa a exposição de conteúdos com a componente de aplicação dos conhecimentos transmitidos às temáticas apresentadas.
Será privilegiada a realização de trabalhos em pequenos grupos, que visam a análise e discussão de programas de intervenção, através da pesquisa de fontes documentais preparadas pelo estudante e recurso a técnicas de role-playing.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Trabalho escrito 15,00
Total: 15,00

Eligibility for exams

A avaliação distribuída pressupõe a participação em exercícios realizados nas aulas teórico-práticas relativos à implementação de programas de prevenção/intervenção. A aprovação na componente prática é um pré-requisito para a admissão à prova escrita de exame final. A conclusão com sucesso da U.C. pressupõe que o estudante obtenha pelo menos 8 valores em cada uma das componentes de avaliação e que a nota final seja igual ou superior a 10 valores.

Nos casos dos estudantes dispensados da frequência das aulas, haverá lugar a uma avaliação que incidirá sobre o mesmo exercício prático. A mesma avaliação realizar-se-á na última semana de aulas em data e horário a fixar oportunamente.

Calculation formula of final grade

 

A avaliação distribuída terá uma ponderação de 30% da nota final. O exame final, terá uma ponderação de 70%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos termos dos regulamentos aplicáveis

Melhoria de classificação

A melhoria de nota realiza-se por exame escrito, aplicando-se a mesma fórmula de avaliação distribuída.

Observações

Farrington, D. (2002). Developmental Criminology and Risk Focused Prevention. In Maguire, M., Morgan, R., & Reiner, R. (Eds.), The Oxford Handbook of Criminology, 3rd Edition (pp. 657 – 701). Oxford: Oxford University Press.

Farrington, D., & Welsh, B. (2007). Saving Children from a Life of Crime: Early Risk Factors and Effective Interventions. New York: Oxford University Press

Farrington, D., Loeber, R., & Ttofi, M. (2012). Risk and Protective Factors for Offending. In Welsh, B., & Farrington, D. (Eds.), The Oxford Handbook of Crime Prevention (pp. 46 – 69). New York: Oxford University Press.

Lösel, F., & Bender, D. (2012). Child Social Skills Training in the Prevention of Antisocial Development and Crime. In Welsh, B., & Farrington, D. (Eds.), The Oxford Handbook of Crime Prevention (pp. 102 – 129). New York: Oxford University Press.

SALMIVALLI, Christina. Participant role approach to school bullying: implications for interventions. Journal of Adolescence, 1999, 22, pp. 453-459.

SUTTON, J., P. K. Smith & J. Swettenham. Social cognition and bullying: Social inadequacy or skilled manipulation?. British Journal of Developmental Psychology, 1999, 17, pp. 435-450.

CARVALHOSA, Susana Fonseca de, Luísa Lima e Maragarida Gaspar de Matos. Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português. Análise Psicológica, 2002, 4 (XX), pp. 571-585.

ROUDIL, Nadine. Ordre et désordre au collège. Intégration adolescente et normes scolaires. International Journal on Violence and Schools, 2006, n. º 2, dezembro, pp. 50-72.

OSHER, David, George G. Bear, Jeffrey R. Sprague & Walter Doyle. How can we improve school discipline?. Educational Researcher, 2010, 39 (1), pp. 48-58.

SEBASTIÃO, João. Violência na escola, processos de socialização e formas de regulação. Sociologia, Problemas e Práticas, 2013, 71, pp. 23-37.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-17 às 17:02:19 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico