Decisão Estratégica e Comportamento das Organizações
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objectives
Esta unidade curricular tem como principal objetivo transmitir conhecimentos que permitam compreender os processos de escolhas individuais e organizacionais num quadro de interações estratégicas entre interesses diversificados, algumas vezes, opostos.
Assim, na primeira parte, em que a atenção é concentrada nas organizações, pretende-se criar conhecimento sobre os conflitos de interesse e os condicionalismos na tomada de decisão nas organizações, bem como sobre as possíveis reações socialmente indesejáveis. Pretende-se ainda refletir sobre questões de ética organizacional.
Na segunda parte, é explicado o quadro concetual de análise da tomada de decisão por parte de indivíduos e organizações, designadamente nos quadros da teoria da decisão e da teoria dos jogos, com particular aplicação no contexto jurídico, reforçando a atenção no papel influenciador que a lei pode assumir sobre o comportamento.
Resultados de aprendizagem e competências
Com a frequência e conclusão desta UC, os estudantes devem ser capazes de discutir fundamentadamente os processos de escolhas individuais e organizacionais num quadro de interações estratégicas entre interesses diversificados.
Relativamente à primeira parte, ou seja, ao comportamento das organizações, é requerida a compreensão dos modelos de comportamento e consequentes fatores determinantes às suas escolhas. Dá-se particular ênfase à compreensão do problema de conflitos de interesse e aos condicionalismos que as organizações enfrentam e possíveis reações socialmente indesejáveis. Deste modo surge como objetivo final a reflexão sobre as questões da ética organizacional.
No que tange à segunda parte do programa o estudante deverá compreender e saber utilizar o quadro concetual de análise da tomada de decisão por parte de indivíduos e organizações, designadamente distinguindo um problema da teoria da decisão de um problema da teoria de jogos, com particular aplicação no contexto jurídico.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N.A.
Programa
A – Comportamento das organizações
- Definição e conceitos introdutórios sobre comportamento das organizações
- A razão de ser das organizações: das empresas em especial
- Gestão e estrutura das organizações
- Liderança, motivação e desempenho das organizações
- Conflitos e negociação nas organizações
- A dimensão cultural das organizações
- Comportamento organizacional em contexto de anomia institucional
- Crime organizacional
- Ética e responsabilidade das organizações
B – Decisão estratégica
- Teoria da decisão e teoria dos jogos
- O dilema do prisioneiro e outras representações de situações estratégicas
- Estratégias dominantes e o papel da lei
- Equilíbrio de Nash
- Interação dinâmica
- Negociação e informação
- Teoria dos jogos comportamental
Bibliografia Obrigatória
Baird, D., Gertner, R. & Picker, R; Game Theory and the Law, Harvard University Press, 1994
Barney, Jay & Clifford, Trish; O que não aprendi no MBA: a estratégia no mundo real, Coimbra: Conjuntura Actual Editora, 2017
Dixit, A. & Nalebuff, B.; The Art of Strategy: A Game Theorist’s Guide to Success in Business and Life, W.W. Norton Publishing, 2010
Cruz, José N.; Anomia, criminalidade e debilidades do sistema de justiça em Portugal, Boletim de Ciências Económicas da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 2016 (no prelo)
Cruz José Manuel Neves 1965- 340;
Infrações económicas e financeiras. ISBN: 978-972-32-2170-1
Friedrichs David O.;
Trusted criminals. ISBN: 978-0-495-60082-4
ULL;
Harvard business review. ISBN: 0017-8012
Robbins, Stephen P.; Judge, Timothy A.;
Organizational behavior, 17ª ed.. ISBN: 9781292146300
Roberts John;
The^modern firm. ISBN: 978-0-19-829376-7
Sunstein, C; Behavioral Law & Economics, Cambridge Univ. Press, 2007
Bibliografia Complementar
Cruz José Manuel Neves 1965-;
Considerações sobre a empresa em contextos globais
Mata José;
Economia da empresa. ISBN: 978-972-31-0901-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As atividades letivas consistirão em aulas teórico-práticas. Estas iniciam com uma exposição teórica do docente, abrindo-se posteriormente lugar próprio ao debate e ao fomento da capacidade crítica construtiva e de investigação dos estudantes, os quais terão participação ativa na aprendizagem sob orientação dos docentes.
O método de avaliação é o de a avaliação distribuída sem exame final.
Não são exigidas condições de assiduidade.
Os elementos de ponderação para a avaliação são:
1. Com a ponderação de 50% da classificação, a realização de um trabalho individual sobre os conteúdos da parte A do programa, cujas normas de configuração e temas serão indicadas nas primeiras aulas;
2. Com a ponderação de 50% da classificação, a realização de um teste escrito na última aula do semestre sobre os conteúdos da parte B do programa.
A não realização de qualquer um destes dois elementos de avaliação implica a reprovação na unidade curricular.
A classificação final da unidade curricular corresponde à média ponderada das classificações obtidas nos dois elementos de avaliação referidos.
O teste escrito é realizado em horário pós-laboral, sendo a data da sua realização fixada nas primeiras aulas da unidade curricular.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia
Ciências Sociais > Ciências jurídicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Eligibility for exams
Cf. Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Ciclo de Estudos.
Calculation formula of final grade
Classif. final = 0,50xT + 0,50xTE
T = Teste
TE = Trabalho escrito.
Provas e trabalhos especiais
N.A.
Trabalho de estágio/projeto
N.A.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Cf. General regulation on students’ evaluation.
Melhoria de classificação
Cf. Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Ciclo de Estudos.
Observações
Além da bibliografia serão adicionados elementos de apoio ao estudo em ficheiros colocados no sítio de Internet da unidade curricular (no Sigarra).