| Código: | MD103 | Acronym: | DA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Direito |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Direito |
| Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MD | 21 | Plano Oficial de MD | 1 | - | 7,5 | - | |
| Plano Oficial MD do ano letivo 2016 | 1 | - | 7,5 | - |
Concluída a unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: (i) pensar as normas no próprio contexto da sua aplicação;(ii) refletir criativamente sobre as categorias e institutos jurídicos;(iii) servir-se dos conhecimentos científicos transmitidos para resolver qualquer tipo de problema de natureza dogmática ou prática.
Na definição do plano de estudos da unidade curricular foram considerados, como fatores determinantes, a relevância e consequências práticas do conhecimento transmitido, a base de preparação jurídica e a experiência dos estudantes, o número e duração das aulas e a complexidade gradual da aprendizagem, por forma a garantir a adequação científica e pedagógica da definição dos conteúdos, da sequência das aulas e do grau de desenvolvimento refletidos no programa.
Assim, para garantir uma formação científica adequada a um especialista na área do Direito Administrativo, o programa da unidade curricular incide sobre os principais problemas do Direito Administrativo contemporâneo.
I - O DIREITO ADMINISTRATIVO E AS SUAS METAMORFOSES:
Neste capítulo estarão em análise o processo de qualificação jurídica e as principais categorias jurídicas do direito administrativo, como a pessoa coletiva pública, o ato e o contrato administrativos. Constitui a parte dogmática por excelência do programa da disciplina, com destaque para novas figuras jurídicas, como o ato administrativo transnacional.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Serão adotados os seguintes métodos pedagógicos: (i) método problematizador na transmissão do conhecimento; (ii) método demonstrativo, pelo qual se privilegia a aprendizagem do saber-fazer; (iii) método interrogativo, caracterizado por levar os estudantes a descobrir, progressivamente, os diversos elementos/argumentos de um assunto, recorrendo a uma sucessão cuidadosa de questões, criada pelo docente, cuja natureza e nível devem ser adaptados aos conhecimentos prévios do grupo; (iv) método ativo, discutindo os problemas e pesquisando soluções; (v) método dos casos, que permite que a aula se desenvolva em torno da resolução, pelos estudantes, de um caso prático, construído de forma a provocar a discussão dos temas abordados.
Avaliação:
Avaliação distribuída com realização de um trabalho final. Serão assim tomados em consideração os seguintes elementos: (i) participação nas aulas; (ii) classificação obtida no trabalho final. A nota final da unidade curricular resultará da média ponderada da classificação final obtida pelos estudantes nestas duas componentes: participação nas aulas (30%); trabalho final realizado (70%).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
Nos termos do Regulamento de Avaliação da FDUP.