Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > C310

Políticas Criminais, Justiça e Direitos Fundamentais

Código: C310     Acronym: PCJDF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2017/2018 - 2S (de 05-02-2018 a 18-05-2018)

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 46 Plano Oficial LCRI 3 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

-Fornecer aos alunos os quadros e os conceitos básicos para uma correta perspetivação e inteleção das relações entre políticas criminais, justiça e direitos fundamentais.
- Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos no âmbito essenciais da matéria, aí incluídos os fundamentos teóricos e dogmáticos assim como a análise do sistema de direitos fundamentais no direito positivo português e o sistema internacional de direitos humanos.
- Introdução ao conceito de “Direitos Fundamentais” no quadro da Teoria da Constituição, aí compreendida uma análise do constitucionalismo português.
- Compreender as dinâmicas específicas e refletir criticamente sobre as principais tendências em relação com as políticas criminais do ponto de vista do respeito ou desrespeito aos direitos fundamentais.
- Refletir com maior pormenor sobre os principais debates e as abordagens críticas relativamente a algumas políticas criminais particulares.

Resultados de aprendizagem e competências

-Conhecer a importância e o papel dos direitos fundamentais na Constituição da República Portuguesa.
--Analisar criticamente as relações entre políticas criminais e direitos fundamentais.  
- Aprofundar a análise de dita relação entre políticas criminais e direitos fundamentais no âmbito de políticas criminais especificas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

PRIMEIRA PARTE

1.Introdução ao conceito de 'direitos fundamentais' no quadro da Teoria da Constituição
2. Protecção interna e internacional.
3. Regime dos direitos fundamentais.
4. Aproximação e teorização dos conceitos de “restrição” e “configuração” de Direitos Fundamentais no quadro da Constituição de 1976.
5.O sentido dos direitos fundamentais e o princípio da dignidade da pessoa humana: novos desafios.

SEGUNDA PARTE

  1. Questões preliminares: Políticas criminais e direitos humanos, uma relação estranha.
  2. Segurança vs. Direitos fundamentais.
  3. As transformações nos sujeitos das políticas criminais.
  4. Funções e humanidade da punição do ponto de vista dos direitos humanos.
  5. Politicas criminais, moralização e direitos humanos.
  6. Prevenção e perdão.
  7. A justiça procedimental.

TERCEIRA PARTE

  1. A política criminal dos tratados internacionais: crimes de transcendência internacional, crimes contra a humanidade, terrorismo e direitos humanos.
  2. Políticas criminais, Direito penais e imigração.
  3.  Doentes mentais em conflito com a lei, politicas criminais e políticas de saúde mental desde a perspectiva dos direitos humanos
  4. Agressores sexuais, politicas criminais e direitos fundamentais.
  5. Crimes contra o meio ambiente, política criminal e direitos humanos.
  6. Corrupção, crimes econômicos e direitos humanos.

Bibliografia Obrigatória

Queiroz Cristina 1957-; Direitos fundamentais. ISBN: 978-972-32-1824-4
Neto Maria Luísa Alves da Silva 1971-; Novos direitos ou novo[s] objecto[s] para o direito?. ISBN: 978-989-8265-28-9

Bibliografia Complementar

Agra Cândido da 300 1948-; A^criminologia. ISBN: 978-989-8265-88-3
Delmas-Marty Mireille; Les^grands systèmes de politique criminelle. ISBN: 2-13-044628-0
Brandariz García José Ángel; Política criminal de la exclusión. ISBN: 978-84-9836-239-8
Ferrajoli Luigi 1940-; Derecho y razón. ISBN: 978-84-9879-046-7
Zaffaroni Eugenio Raúl; El^enemigo en el derecho penal. ISBN: 978-84-9772-973-4
Bobbio Norberto 1909-2004; L.età dei diritti. ISBN: 88-06-14632-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos previamente preparados pelos estudantes.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Criminologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Prova oral 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 10,00
Estudo autónomo 26,00
Frequência das aulas 44,00
Total: 80,00

Eligibility for exams

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída com exame final.

Avaliação distribuída: A AD consiste numa apresentação oral nas aulas, por pequenos grupos de alunos, de uma leitura previamente escolhida entre as disponibilizadas.  A realização da apresentação é obrigatória, sendo a classificação obtida nesta componente considerada no apuramento da classificação final nas épocas de exame normal e de recurso.


Fórmula de avaliação: Avaliação distribuída: apresentação de leituras 25%; exame final: 75%.

Calculation formula of final grade

Avaliação distribuida:  trabalhos e apresentação de leituras 25%; exame final: 75%
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-13 às 17:12:19 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico