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Métodos Quantitativos

Código: C109     Acronym: METQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos de Investigação Científica

Ocorrência: 2017/2018 - 1S (de 25-09-2017 a 15-12-2017)

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 61 Plano Oficial LCRI 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

Esta unidade curricular pretende iniciar os alunos no pensamento formal aplicado aos fenómenos e problemas sociais, em geral, e ao crime e à justiça, em particular. Está centrada no conhecimento e aplicação de métodos quantitativos de investigação científica na área do crime e da justiça. Pretende, ainda, fornecer aos alunos competências de leitura e de compreensão de trabalhos científicos quantitativos produzidos no âmbito da Criminologia e das Ciências do Comportamento.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Unidade Curricular, os estudantes devem:



    • Ser capazes de compreender a lógica da investigação científica, da experimentação e da inferência estatística

 

    • Conhecer os principais métodos quantitativos, desenhos de investigação e instrumentos utilizados em Criminologia

 

    • Ser capazes de analisar metodologicamente estudos quantitativos, compreendendo os seus principais constituintes

 

    • Ser capazes de esboçar um trabalho de investigação quantitativo, incluindo a planificação do estudo, formulação de hipóteses e desenho de instrumentos de observação

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

I-A investigação científica quantitativa em Criminologia.

1. A lógica da investigação científica quantitativa: i. Conhecimento científico; ii. Investigação científica e ciclo da investigação quantitativa; iii. Lógica da inferência estatística (abordagem de Neyman-Pearson)

2. O ciclo da investigação quantitativa: definição do problema, exploração, problematização, definição do modelo de análise, formulação de hipótese, operacionalização, observação, análise e interpretação dos resultados; conclusão. Aplicações à Criminologia.

II-Métodos e Técnicas de Investigação quantitativa

1. Técnicas de inquérito: escalas de medida; sondagens (tipos de sondagens, o dispositivo de sondagem, sua importância e limites); questionários e entrevistas (objetivos, definição clara e precisa do objeto, processo de construção de questionários, tipos de questões e princípios). Administração por correio, telefone, internet. Aplicações à criminologia.

2-Estratégias de amostragem na investigação quantitativa e tamanho amostral.

3- Tipos de estudos: transversais (“cross-sectional”), longitudinais (estudos de painel e de “cohort”), estudos experimentais, estudos sequenciais e de previsão (“time series”). Aplicações à Criminologia.

III-Campos de aplicação: as medidas da criminalidade (estatísticas administrativas, inquéritos de vitimação, delinquência auto-revelada).

Bibliografia Obrigatória

Bushway Shawn 340; Quantitative methods in criminology. ISBN: 0-7546-2446-3
Hagan Frank E.; Research methods in criminal justice and criminology. ISBN: 0-205-44739-2
Piquero Alex R. 340; Handbook of quantitative criminology. ISBN: 978-0-387-77649-1
Silva Augusto Santos 1956- 340; Metodologia das ciências sociais
Vicente, P.; Reis, E.; Ferrão, F.; Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade., Edições Sílabo, 2001. ISBN: 972-618-246-8 (2ª edição)
Campbell Donald T.; Experimental and quasi-experimental designs for research. ISBN: ISBN 0-395-30787-2
Bachman Ronet; The^practice of research in criminology and criminal justice. ISBN: 978-1-4129-5032-9
Dienes Zoltán; Understanding psychology as a science. ISBN: 978-0-230-54230-3

Bibliografia Complementar

Fink Arlene; How to conduct surveys. ISBN: 1-4129-1423-X
Vaus David A. de; Research design in social research. ISBN: 978-0-7619-5347-0
Byrne David; Interpreting quantitative data. ISBN: 0-7619-6262-X
Cherulnik Paul D.; Methods for behavioral research. ISBN: 0-7619-2199-0
Leong Frederick T. L. 340; The^psychology research handbook. ISBN: 0-8039-7049-8
Peterson Robert A.; Constructing effective questionnaires. ISBN: 0-7619-1641-5
Fowler Jr. Floyd J.; Survey research methods. ISBN: 0-7619-2191-5
King Roy D. 340; Doing research on crime and justice. ISBN: 978-0-19-928762-8
Magalhães, P.; Sondagens, Eleições e Opinião Pública, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e aulas de ensino prático.
Nas aulas teóricas serão descritos e discutidos os principais conteúdos programáticos. Nas aulas práticas e práticas-laboratoriais serão realizados exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos adaptados aos objectos e temas da Criminologia. Especificamente, serão analisados em grupo artigos quantitativos. O foco da análise centrar-se-á nos aspectos metodológicos e técnicos dos artigos. Os estudantes realizarão um trabalho prático, sujeito a avaliação, onde demonstrarão as competências adquiridas no domínio da análise metodológica de estudos de caracter quantitativo.

 

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Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Eligibility for exams

Cfr regulamento geral

Calculation formula of final grade

A componente de avaliação distribuída tem um peso de 25% na nota final e o exame final de 75%. 
A conclusão com sucesso da U.C. pressupõe que: o estudante obtenha pelo menos 8 valores em cada uma das componentes de avaliação e que a nota ponderada final seja igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de avaliação: Classificação Final = 0,75xEF + 0,25xAD, onde EF e AD designam, respectivamente, classificação do Exame Final e classificação no trabalho de Avaliação Distribuída. Cada um dos dois elementos de avaliação (EF e AD) é classificado numa escala de zero a vinte valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Cfr regulamento geral

Melhoria de classificação

Cfr regulamento geral

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