Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > C411

Criminologia Desenvolvimental

Código: C411     Acronym: CD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2016/2017 - 1S (de 19-09-2016 a 16-12-2016)

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 54 Plano Oficial LCRI 4 - 4 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

- Delimitar o campo da criminologia desenvolvimental, objectivos e principais métodos

- Conhecer os principais estudos longitudinais

- Conhecer as principais teorias desenvolvimentais e os contributos teórico- empíricos da abordagem

desenvolvimental para a descrição e explicação do desenvolvimento do comportamento antissocial e delinquente

ao longo do ciclo de vida.

- Conhecer as implicações da criminologia desenvolvimental ao nível da prevenção da delinquência.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC, espera-se que os estudantes:

-tenham adquirado os quadros teóricos e empíricos estruturantes do campo da criminologia desenvolvimental e

conheçam os seus contributos para o conhecimento do comportamento antissocial e delinquente.

-conheçam os principais estudos longitudinais em criminologia.

- sejam capazes de compreender a literatura produzida no domínio e de pensar de modo desenvolvimental sobre os

fatores e processos do comportamento delinquente, quer ao nível fundamental quer ao nível aplicado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I-Introdução: delimitação e principais condições de emergência criminologia desenvolvimental:

II- Objetivos centrais, conceitos e e questões-chave da abordagem desenvolvimental e do “life-course”.

III- Desenvolvimentos metodológicos, estudos longitudinais e suas implicações ao nível da descrição e explicação do comportamento antissocial e delinquente

IV- Principais questões

1. Continuidade e descontinuidade

2. Fatores, processos e acontecimentos de vida

3.Predição e causalidade

V- As teorias desenvolvimentais

1- Perspetivas desenvolvimentais e do "life course"/ perspectiva da propensão criminal.

2. Teorias desenvolvimentais

- A Taxonomia desenvolvimental (adolescence-limited and life-course-persistent antisocial behavior), T. Moffitt.

- "The Interactional Theory", T.Thornberry e M.Krohn.

- "The Integrated Cognitive Antisocial Potential”, D. Farrington.

- “A general age-graded theory of informal social control", Sampson e Laub.

VI- A prevenção desenvolvimental

Bibliografia Obrigatória

Farrington David P. 340; Integrated developmental & life-course theories of offending. ISBN: 0-7658-0280-5
Lahey Benjamin B. 340; Causes of conduct disorder and juvenile delinquency. ISBN: 1-57230-881-8
Thornberry Terence P.; Developmental theories of crime and delinquency. ISBN: 1-56000-199-2
Sampson Robert J. 340; Developmental criminology and its discontents. ISBN: 978-141293679-8
Loeber Rolf 340; From juvenile delinquency to adult crime. ISBN: 978-019-982818-0
Farrington David P.; Saving children from a life of crime. ISBN: 978-0-19-530409-1
Gibson Chris L. 340; Handbook of life-course criminology. ISBN: 978-1-4614-5112-9
Gottfredson Michael R.; A^general theory of crime. ISBN: 0-8047-1774-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição dos conteúdos programáticos, de análise e de discussão de textos científicos.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Calculation formula of final grade

A classificação final corresponde à nota obtida no exame.

 

Melhoria de classificação

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Primeiro Ciclo de Estudos em Criminologia da FDUP.

Observações

Bibliografia Principal

Farrington (2002). Developmental Criminology. In M. Maguire et al. (Eds.), The Oxford Handbook of Criminology. Oxford University Press / Books.

Farrington, D. (Ed.) (2005).Integrated developmental & life-course theories of offending. New Brunswick:Transaction Publ..

Farrington D.,Welsh, B.(2007). Saving children from a life of crime. Oxford Univ. Press.

Gibson, Ch. Krohn, M. (2013).Handbook of life-course criminology.NY: Springer.

Gottfredson M.,Hirschi, T.(1994).A general theory of crime. Stanford Univ. Press.

Lahey, B., Moffitt,T., Caspi,A. (2003).Causes of conduct disorder and juvenile delinquency.NY: Guilford Press.

Loeber R., Farrington, D. (2012).From juvenile delinquency to adult crime: criminal careers, justice policy, and prevention.Oxford Univ. Press.

Moffitt,T. (1993).Adolescence-limited and life-course-persistent antisocial behavior: (...).Psychological Review, 100 (4),674-701.

Sampson, R, Laub, J. (2005) Developmental criminology and its discontents. The annals of the American Academy of Political and Social Science.

Thornberry, T.(1997).Developmental theories of crime and delinquency.New Brunswick.Transaction Press

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-17 às 21:57:14 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico