Código: | C411 | Acronym: | CD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Criminologia |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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C | 54 | Plano Oficial LCRI | 4 | - | 4 | - |
- Delimitar o campo da criminologia desenvolvimental, objectivos e principais métodos
- Conhecer os principais estudos longitudinais
- Conhecer as principais teorias desenvolvimentais e os contributos teórico- empíricos da abordagem
desenvolvimental para a descrição e explicação do desenvolvimento do comportamento antissocial e delinquente
ao longo do ciclo de vida.
- Conhecer as implicações da criminologia desenvolvimental ao nível da prevenção da delinquência.
No final da UC, espera-se que os estudantes:
-tenham adquirado os quadros teóricos e empíricos estruturantes do campo da criminologia desenvolvimental e
conheçam os seus contributos para o conhecimento do comportamento antissocial e delinquente.
-conheçam os principais estudos longitudinais em criminologia.
- sejam capazes de compreender a literatura produzida no domínio e de pensar de modo desenvolvimental sobre os
fatores e processos do comportamento delinquente, quer ao nível fundamental quer ao nível aplicado.
I-Introdução: delimitação e principais condições de emergência criminologia desenvolvimental:
II- Objetivos centrais, conceitos e e questões-chave da abordagem desenvolvimental e do “life-course”.
III- Desenvolvimentos metodológicos, estudos longitudinais e suas implicações ao nível da descrição e explicação do comportamento antissocial e delinquente
IV- Principais questões
1. Continuidade e descontinuidade
2. Fatores, processos e acontecimentos de vida
3.Predição e causalidade
V- As teorias desenvolvimentais
1- Perspetivas desenvolvimentais e do "life course"/ perspectiva da propensão criminal.
2. Teorias desenvolvimentais
- A Taxonomia desenvolvimental (adolescence-limited and life-course-persistent antisocial behavior), T. Moffitt.
- "The Interactional Theory", T.Thornberry e M.Krohn.
- "The Integrated Cognitive Antisocial Potential”, D. Farrington.
- “A general age-graded theory of informal social control", Sampson e Laub.
VI- A prevenção desenvolvimental
Aulas de exposição dos conteúdos programáticos, de análise e de discussão de textos científicos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
A classificação final corresponde à nota obtida no exame.
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Primeiro Ciclo de Estudos em Criminologia da FDUP.
Bibliografia Principal
Farrington (2002). Developmental Criminology. In M. Maguire et al. (Eds.), The Oxford Handbook of Criminology. Oxford University Press / Books.
Farrington, D. (Ed.) (2005).Integrated developmental & life-course theories of offending. New Brunswick:Transaction Publ..
Farrington D.,Welsh, B.(2007). Saving children from a life of crime. Oxford Univ. Press.
Gibson, Ch. Krohn, M. (2013).Handbook of life-course criminology.NY: Springer.
Gottfredson M.,Hirschi, T.(1994).A general theory of crime. Stanford Univ. Press.
Lahey, B., Moffitt,T., Caspi,A. (2003).Causes of conduct disorder and juvenile delinquency.NY: Guilford Press.
Loeber R., Farrington, D. (2012).From juvenile delinquency to adult crime: criminal careers, justice policy, and prevention.Oxford Univ. Press.
Moffitt,T. (1993).Adolescence-limited and life-course-persistent antisocial behavior: (...).Psychological Review, 100 (4),674-701.
Sampson, R, Laub, J. (2005) Developmental criminology and its discontents. The annals of the American Academy of Political and Social Science.
Thornberry, T.(1997).Developmental theories of crime and delinquency.New Brunswick.Transaction Press