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Métodos Qualitativos

Código: C209     Acronym: METQL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos de Investigação Científica

Ocorrência: 2016/2017 - 2S (de 13-02-2017 a 26-05-2017)

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 44 Plano Oficial LCRI 2 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

A UC constitui uma introdução à Investigação Qualitativa (IQ) em ciências sociais e na criminologia. No final da UC, os estudantes devem ter adquirido:

- Uma perspetiva histórica da emergência e desenvolvimentos da investigação qualitativa no quadro dos paradigmas epistemológicos e teóricos das ciências sociais;
- Conhecimento sobre a aplicação dos métodos qualitativos no estudo científico do crime, do desvio e do controlo social;
- Competências de análise e discussão dos diferentes tipos de dados e técnicas de análise qualitativos, tendo consciência da relação estreita entre opções metodológicas e princípios teórico-epistemológicos;
- Conhecimento da lógica do processo de IQ, ao nível dos métodos e procedimentos de recolha e análise de dados;
- Competências básicas em IQ (aos níveis da conceção, planeamento, recolha e análise de dados).

Resultados de aprendizagem e competências

Ver Objetivos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Introdução à IQ: abordagens teórica, epistemológica, metodológica e ética:
1. Enquadramento histórico e teórico-epistemológico da IQ;
2. A IQ no estudo do crime, do desvio e do controlo social.

II. O Processo de IQ:

1. O planeamento da investigação:
a) Teoria, delimitação dos objetivos e questões de investigação;
b) Design da investigação e tipos de estudos;
c) Relação entre questões de investigação, metodologias e métodos;
d) A circularidade do processo de pesquisa.

2. Estratégias de amostragem.

3. Métodos de recolha de dados:
a) Observação;
b) Entrevista qualitativa;
c) A utilização de documentos na IQ.

4. A análise de dados em IQ:
a) Procedimentos de preparação dos dados;
b) Tipos de análise de dados qualitativos.

III. Questões de qualidade na IQ.


IV. A IQ e a Investigação Quantitativa: modelos de combinação.

Bibliografia Obrigatória

Bardin Laurence; Análise de conteúdo. ISBN: 978-972-44-1320-4
Denzin Norman K. 340; Handbook of qualitative research. ISBN: 0-8039-4679-1
Flick Uwe; Métodos qualitativos na investigação científica. ISBN: 972-9413-67-3
Hagan Frank E.; Research methods in criminal justice and criminology. ISBN: 0-205-44739-2
King, R., Wincup, E. (eds.); Doing research in Crime and Justice., Oxford Univ.Press, 2000
Krippendorff Klaus; Content analysis. ISBN: 0-7619-1545-1
Kvale, S.; Interviews, Sage, 1996
Mason Jennifer; Qualitative researching. ISBN: 0-8039-8986-5
Rubin Herbert J.; Qualitative interviewing. ISBN: 0-8039-5096-9
Silverman David; Doing qualitative research. ISBN: 7619-5823-1
King Roy D. 340; Doing research on crime and justice. ISBN: 978-0-19-928762-8

Bibliografia Complementar

Glaser Barney G.; The^discovery of Grounded Theory. ISBN: 0-202-30260-1
Hammersley Martyn; Ethnography. ISBN: 0-415-08664-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino alia a exposição dos conteúdos  à realização de exercícios práticos de aplicação dos conhecimentos sobre o processo de investigação, nomeadamente, ao nível dos métodos de recolha e análise de dados.
Procura-se, ainda, exercitar competências de análise de estudos qualitativos através da leitura e discussão de artigos científicos.
A abordagem etnográfica é introduzida a partir de exercícios orientados de observação em contexto natural (horas TC).

A componente de AD incide nos exercícios práticos propostos: i) Construção de instrumentos de recolha de dados; ii) Aplicação de um dos métodos de recolha de dados; iii) Análise dos dados.
A outra componente de avaliação é constituída pelo exame final.

Condições de Frequência: Cfr regulamento geral.

Avaliação: Avaliação distribuída (AD) com exame final (EF).

Fórmula de avaliação: AD*0.4 + EF*0.6.

Cada componente é classificada numa escala de 0 a 20 valores.

A aprovação na UC supõe a obtenção de pelo menos 8 valores em cada componente e que a nota final seja igual ou superior a 10.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Trabalho de campo 0,00
Total: 0,00

Calculation formula of final grade

Avaliação: Avaliação distribuída (AD) com exame final (EF).

Fórmula de avaliação: AD*0.4 + EF*0.6.

A aprovação na UC supõe a obtenção de pelo menos 8 valores em cada componente e que a nota final seja igual ou superior a 10.

(Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Primeiro Ciclo de Estudos em Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto)

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação é realizada por exame, e a nota final inclui a avaliação distribuída, segundo a fórmula acima indicada.

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