Código: | C209 | Acronym: | METQL |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Métodos de Investigação Científica |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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C | 44 | Plano Oficial LCRI | 2 | - | 6 | - |
A UC constitui uma introdução à Investigação Qualitativa (IQ) em ciências sociais e na criminologia. No final da UC, os estudantes devem ter adquirido:
- Uma perspetiva histórica da emergência e desenvolvimentos da investigação qualitativa no quadro dos paradigmas epistemológicos e teóricos das ciências sociais;
- Conhecimento sobre a aplicação dos métodos qualitativos no estudo científico do crime, do desvio e do controlo social;
- Competências de análise e discussão dos diferentes tipos de dados e técnicas de análise qualitativos, tendo consciência da relação estreita entre opções metodológicas e princípios teórico-epistemológicos;
- Conhecimento da lógica do processo de IQ, ao nível dos métodos e procedimentos de recolha e análise de dados;
- Competências básicas em IQ (aos níveis da conceção, planeamento, recolha e análise de dados).
Ver Objetivos.
I. Introdução à IQ: abordagens teórica, epistemológica, metodológica e ética:
1. Enquadramento histórico e teórico-epistemológico da IQ;
2. A IQ no estudo do crime, do desvio e do controlo social.
II. O Processo de IQ:
1. O planeamento da investigação:
a) Teoria, delimitação dos objetivos e questões de investigação;
b) Design da investigação e tipos de estudos;
c) Relação entre questões de investigação, metodologias e métodos;
d) A circularidade do processo de pesquisa.
2. Estratégias de amostragem.
3. Métodos de recolha de dados:
a) Observação;
b) Entrevista qualitativa;
c) A utilização de documentos na IQ.
4. A análise de dados em IQ:
a) Procedimentos de preparação dos dados;
b) Tipos de análise de dados qualitativos.
III. Questões de qualidade na IQ.
IV. A IQ e a Investigação Quantitativa: modelos de combinação.
A metodologia de ensino alia a exposição dos conteúdos à realização de exercícios práticos de aplicação dos conhecimentos sobre o processo de investigação, nomeadamente, ao nível dos métodos de recolha e análise de dados.
Procura-se, ainda, exercitar competências de análise de estudos qualitativos através da leitura e discussão de artigos científicos.
A abordagem etnográfica é introduzida a partir de exercícios orientados de observação em contexto natural (horas TC).
A componente de AD incide nos exercícios práticos propostos: i) Construção de instrumentos de recolha de dados; ii) Aplicação de um dos métodos de recolha de dados; iii) Análise dos dados.
A outra componente de avaliação é constituída pelo exame final.
Condições de Frequência: Cfr regulamento geral.
Avaliação: Avaliação distribuída (AD) com exame final (EF).
Fórmula de avaliação: AD*0.4 + EF*0.6.
Cada componente é classificada numa escala de 0 a 20 valores.
A aprovação na UC supõe a obtenção de pelo menos 8 valores em cada componente e que a nota final seja igual ou superior a 10.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Time (Hours) |
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Trabalho de campo | 0,00 |
Total: | 0,00 |
Avaliação: Avaliação distribuída (AD) com exame final (EF).
Fórmula de avaliação: AD*0.4 + EF*0.6.
A aprovação na UC supõe a obtenção de pelo menos 8 valores em cada componente e que a nota final seja igual ou superior a 10.
(Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do Primeiro Ciclo de Estudos em Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto)
A melhoria de classificação é realizada por exame, e a nota final inclui a avaliação distribuída, segundo a fórmula acima indicada.