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Ciências do Comportamento Desviante II

Código: C107     Acronym: CCDV I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Comportamento

Ocorrência: 2016/2017 - 2S (de 13-02-2017 a 26-05-2017)

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 65 Plano Oficial LCRI 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

- Conhecer as principais escolas de pensamento sociológico, enquadrando-as nas condições sociais e teóricas da sua emergência e desenvolvimento.
- Estudo aprofundado das principais teorias sócio-criminológicas do desvio e da reação social. Estudo dos processos de etiquetagem e de exclusão na sua relação com a questão criminal e com o desvio.
- Abordagem sociológica dos sistemas de controlo e reacção social à desviância.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os alunos devem ser capazes de identificar as principais correntes de pensamento sociológico bem como alguns dos seus fundadores (Comte, Durkheim, Weber). Devem ainda conseguir afastar-se das teorias diferenciais sobre o crime e, em vez disso, considerar as factores sociais responsáveis pelo crime e desvio, os processos de etiquetagem e o funcionamento dos sistemas de controlo social nas sociedades atuais. A par destas capacidades analíticas e conceptuais devem ter o conhecimento sólido e adequado das metodologias commumente usadas nas abordagens sociológicas consoante as consideremos como estruturo-funcionalitas, quer como compreensivas ou interaccionistas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não tem.

Programa

I- O pensamento sociológico e a sociologia do comportamento desviante 1. Conceitos de base e paradigmas teóricos 2. Comte, Durkheim e Weber. 3. Funcionalismo, interaccionismo simbólico, etnometodologia e “construção social da realidade”.

II- Perspetivas psicossociais e sociológicas no estudo do desvio, da delinquência e da reacção social. 1. Os primeiros trabalhos em ambos os lados do Atlântico: Durkheim e a Escola de Chicago 2. Desvio, delinquência e estrutura social: a teoria da anomia de R. Merton; o estudo das subculturas delinquentes. 3. Desvio, delinquência e processos sociais: as abordagens da aprendizagem social, a teoria da associação diferencial, a teoria do drift. 4. As teorias interaccionistas e da reação social (Becker e Goffman). 5. A Criminologia cultural.

III. Associação delinquente: etudos sobre gangs e redes delinquentes.

Bibliografia Obrigatória

Becker Howard S.; Outsiders. ISBN: 0-684-83635-1
Aron Raymond; As^etapas do pensamento sociológico. ISBN: 972-20-0922-2
Breton David Le; L.interactionnisme symbolique. ISBN: 2-13-053507-0
Campenhoudt Luc van; Introdução à análise dos fenómenos sociais. ISBN: 972-662-896-2
Clinard Marshall B.; Sociology of deviant behavior. ISBN: 0-15-506569-6
Cohen Albert K.; Deviance and control
Cohen Albert K.; Delinquent boys. ISBN: 0-02-905770-1
Jacoby Joseph E. 340; Classics of criminology. ISBN: 1-57766-309-8
Coulon Alain; L.école de Chicago. ISBN: 978-2-13-053131-9
Coulon Alain; L.ethnométhodologie. ISBN: 2-13-043556-4
Cruz Manuel Braga da 1946-; Teorias sociológicas. ISBN: 972-31-0379-6
Durkheim Emile 1858-1917; Le^suicide. ISBN: 2-13-054543-2
Durkheim Emile 1858-1917; Les^règles de la méthode sociologique. ISBN: 2-13-044794-5
Garfinkel Harold; Studies in ethnomethodology. ISBN: 978-0-7456-0005-5
Goffman Erving; Apresentação do eu na vida de todos os dias. ISBN: 972-708-205-X
Goffman Erving; Asylums. ISBN: 0-14-013739-4
Giddens Anthony; Capitalismo e moderna teoria social. ISBN: 972-23-1754-7
Giddens Anthony; Sociologia. ISBN: 972-31-0887-9
Leman-Langlois Stéphane; La^sociocriminologie. ISBN: 978-2-7606-2052-0
Matza David; Becoming deviant
Merton Robert King 1910-2003; On social structure and science. ISBN: 978-0-226-52071-1
Moyer Imogene L.; Criminological theories. ISBN: 0-8039-5851-X
Park Robert E.; The^city
Robert Philippe 1939-; Sociologia do crime. ISBN: 9788532635600
Rocher Guy; Sociologia geral
Sutherland Edwin H. 1883-1950; Principles of criminology. ISBN: 0-930390-69-5
Walklate Sandra; Understanding criminology. ISBN: 0-335-19361-7
Weber Max 1864-1920; Conceitos sociológicos fundamentais. ISBN: 978-972-44-1559-8
Weber Max 1864-1920; Economia e sociedade. ISBN: 85-230-0314-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados por cada estudante. As sessões de tipo OT (orientação tutória) destinam-se à orientação individualizada do trabalho de avaliação distribuída a realizar pelos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia
Ciências Sociais > Criminologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Prova oral 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Eligibility for exams

O/a aluno/a terá aprovação à disciplina desde que realize quer o acto de avaliação distribuída, quer o exame final, tendo obrigatoriamente que ter mais de 8 valores em cada um destes elementos de avaliação (Cfr Regulamento específico de avaliação de conhecimentos no curso de licenciatura em Criminologia: art. 10º, nº 3, al. a).

O trabalho de avaliação distribuída do ano imediatamente anterior pode ser usado para o presente ano letivo.

Calculation formula of final grade

Avaliação distribuída: 50% Exame final: 50%

Provas e trabalhos especiais

A avaliação distribuída consiste na realização de um trabalho escrito e respectiva defesa oral. O trabalho será realizado em grupo, excepto em casos devidamente justificados.

Trabalho realizado no ano letivo imediatamente anterior continua a valer no presente ano letivo.

Trabalho de estágio/projeto


Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Cfr regulamento geral

Melhoria de classificação

O elemento de avaliação distribuída é considerado para efeitos de melhoria de classificação (cfr. regulamento de avaliação de conhecimentos)

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