Código: | C107 | Acronym: | CCDV I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Comportamento |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Criminologia |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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C | 65 | Plano Oficial LCRI | 1 | - | 6 | - |
- Conhecer as principais escolas de pensamento sociológico, enquadrando-as nas condições sociais e teóricas da sua emergência e desenvolvimento.
- Estudo aprofundado das principais teorias sócio-criminológicas do desvio e da reação social. Estudo dos processos de etiquetagem e de exclusão na sua relação com a questão criminal e com o desvio.
- Abordagem sociológica dos sistemas de controlo e reacção social à desviância.
No final do semestre os alunos devem ser capazes de identificar as principais correntes de pensamento sociológico bem como alguns dos seus fundadores (Comte, Durkheim, Weber). Devem ainda conseguir afastar-se das teorias diferenciais sobre o crime e, em vez disso, considerar as factores sociais responsáveis pelo crime e desvio, os processos de etiquetagem e o funcionamento dos sistemas de controlo social nas sociedades atuais. A par destas capacidades analíticas e conceptuais devem ter o conhecimento sólido e adequado das metodologias commumente usadas nas abordagens sociológicas consoante as consideremos como estruturo-funcionalitas, quer como compreensivas ou interaccionistas.
Não tem.
I- O pensamento sociológico e a sociologia do comportamento desviante 1. Conceitos de base e paradigmas teóricos 2. Comte, Durkheim e Weber. 3. Funcionalismo, interaccionismo simbólico, etnometodologia e “construção social da realidade”.
II- Perspetivas psicossociais e sociológicas no estudo do desvio, da delinquência e da reacção social. 1. Os primeiros trabalhos em ambos os lados do Atlântico: Durkheim e a Escola de Chicago 2. Desvio, delinquência e estrutura social: a teoria da anomia de R. Merton; o estudo das subculturas delinquentes. 3. Desvio, delinquência e processos sociais: as abordagens da aprendizagem social, a teoria da associação diferencial, a teoria do drift. 4. As teorias interaccionistas e da reação social (Becker e Goffman). 5. A Criminologia cultural.
III. Associação delinquente: etudos sobre gangs e redes delinquentes.
Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados por cada estudante. As sessões de tipo OT (orientação tutória) destinam-se à orientação individualizada do trabalho de avaliação distribuída a realizar pelos estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Prova oral | 10,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
O/a aluno/a terá aprovação à disciplina desde que realize quer o acto de avaliação distribuída, quer o exame final, tendo obrigatoriamente que ter mais de 8 valores em cada um destes elementos de avaliação (Cfr Regulamento específico de avaliação de conhecimentos no curso de licenciatura em Criminologia: art. 10º, nº 3, al. a).
O trabalho de avaliação distribuída do ano imediatamente anterior pode ser usado para o presente ano letivo.Avaliação distribuída: 50% Exame final: 50%
A avaliação distribuída consiste na realização de um trabalho escrito e respectiva defesa oral. O trabalho será realizado em grupo, excepto em casos devidamente justificados.
Trabalho realizado no ano letivo imediatamente anterior continua a valer no presente ano letivo.
Não se aplica.
Cfr regulamento geral
O elemento de avaliação distribuída é considerado para efeitos de melhoria de classificação (cfr. regulamento de avaliação de conhecimentos)