Código: | D108 II | Acronym: | EP II |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Direito |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LDB | 232 | Novo Plano Oficial do ano letivo 2016 | 1 | - | 6 | - | |
Plano Transitório do ano letivo 2016 | 1 | - | 6 | - |
Objectivos: O objectivo essencial da disciplina é fornecer aos estudantes um conjunto de argumentos e de conteúdos científicos que lhes permitam entender criticamente os mecanismos de mercado, assim como as suas limitações, nos contextos microeconómico e macroeconómico, não só no âmbito nacional, mas na dimensão global da economia mundial. Pretende-se partir de algumas problemáticas económicas apresentadas nos conteúdos desenvolvidos na disciplina de Economia Política I e aprofundar a análise das interações dos agentes do mercado, no contexto institucional, sublinhando as suas limitações e falhas e apontando caminhos para a sua correção. Os discentes deverão perceber o papel das instituições coletivas na sustentação e correcção do mercado. A abordagem dos problemas económicos do sector público e da sua restrição orçamental prepara os estudantes para o enquadramento das finanças públicas, a ser posteriormente abordado nas disciplinas de Finanças Públicas e de Direito Fiscal. Um objectivo adicional é a perceção da ligação entre as decisões dos indivíduos, a escolha coletiva e a dinâmica de configuração das instituições. A etapa final é inserir toda a problemática económica no contexto global da economia internacional.
Os conteúdos programáticos definidos providenciam os conhecimentos sobre as matérias tratadas, de forma aos estudantes poderem aplicá-los posteriormente na sua vida académica, pessoal e profissional. Os estudantes ficarão com aptidões para compreender a vertente económica das realidades jurídicas que abordam no âmbito da sua formação.
PARTE I – ECONOMIA PÚBLICA: A INTERVENÇÃO DO ESTADO
1. A função afetação: o estado promotor de eficiência
2. A função redistribuição: o estado promotor de equidade
4. A função estabilização: o estado promotor de estabilidade macroeconómica
II – A TRIBUTAÇÃO
1. As receitas patrimoniais, as taxas, os impostos e outros tributos: noções fundamentais
2. Análise tipificada de indicadores sobre o peso relativo das receitas do estado na economia
3. O sistema tributário
4. A teoria da incidência fiscal
5. Os impostos e as contribuições para a segurança social
6. A evasão fiscal
III – ANÁLISE ECONÓMICA DO DÉFICE E DA DÍVIDA PÚBLICA
1. A restrição orçamental
2. Argumentos sobre o défice público
3. A dívida e o défice no contexto da União Monetária e Económica
IV – O SISTEMA POLÍTICO E A INTERVENÇÃO ESTATAL
1. A democracia e a escolha pública
2. Interações no mercado político
3. A democracia e o crescimento do sector público
V – ABORDAGEM ECONÓMICA DA DESCENTRALIZAÇÃO
1. Introdução e generalidades
2. Argumentos racionais para a descentralização
3. As funções dos vários níveis de governo
4. O modelo de Tiebout (“votando com os pés”)
5. A “exportação” interjurisdicional de efeitos e de tributação
6. As transferências intergovernamentais
7. Os impostos locais – tributação da propriedade
PARTE II - RELAÇÕES ECONÓMICAS E INTERNACIONAIS
1.Noções introdutórias e conceitos-chave
2. Grandes linhas de evolução da ordem económica internacional
3. Fundamentos teóricos do comércio internacional
4. A política comercial externa
5. O atual sistema comercial multilateral
6. Perspetivas de evolução do sistema comercial multilateral
7. O processo de integração económica e monetária europeia
Aulas teórico-práticas: Exposição e análise dos conteúdos programáticos com recurso à representação gráfica, conforme as técnicas desenvolvidas na ciência económica;
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 valores .
Classificação obtida na prova de exame escrito.
De acordo com Regulamento de Avaliação da Licenciatura em Direito.